[EFS] - Estações entre SÃO ROQUE e AMADOR BUENO (COMPLETA)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

[EFS] - Estações entre SÃO ROQUE e AMADOR BUENO (COMPLETA)

Mensagem não lida por visitante » 01 Mar 2009, 21:05

Confiram:


São Paulo - Sorocabana - Parada 46

São Paulo - Sorocabana - Estação São João Novo

São Paulo - Sorocabana - Parada 50

São Paulo - Sorocabana - Estação Mailasky (Mailasqui).

NOVAS!!!



São Paulo - Sorocabana - Parada Cinzano.

São Paulo - Sorocabana - Estação Gabriel Piza.



São Paulo - Sorocabana - Estação São Roque.



Atualizando o tópico (16-11-2009) Com a Parada Cinzano.

Neste tópico vou relatar as incursões que fiz pela linha.

------------------------
Uma coisa que esqueci é de procurar a Parada Cinzano. Foi relatado no Estações Ferroviarias que ele ainda existe, então ficará para uma próxima busca, quando eu tiver tempo.


Gabriel Piza fica mais próximo da Estação São Roque do que de Mailasky. O acesso é próximo a Estrada do Vinho.

Fui seguindo a linha a partir de Mailasky.

Entre Mailasky e Gabriel Piza há apenas duas passagens de nível oficiais. Além disso, não existem estradas paralelas a linha férrea.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma coisa comprovada é que realmente este trecho opera apenas em uma única via. Nota-se o desprezo.

Imagem

Como fui via estradas de terra, acabei chegando uma ponte antes

Imagem

Imagem

Imagem


Eis a Estrada do Vinho e uma das pontes:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A Estação São Roque hoje tem a companhia da Rodovia Raposo Tavares, que ganhou um novo traçado, agora envolvendo a cidade e não mais a cortando no meio. Não me lembro a quilometragem exata, mas dá para ver a estação da Raposo. Para acessa-la, porém, o correto é ir por dentro da cidade. Não existe acesso direto da Raposo.

Imagem

Eis algumas fotos interessantes da região onde passa o trem próximo ao centro da bucólica cidade

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E é isso. Espero que gostem do trabalho.



-----------------------

ATUALIZAÇÃO ANTERIOR ABAIXO

------------------
A linha a partir de Amador Bueno já é responsabilidade das concessionárias de transporte ferroviário. Nota-se as placas indicando

isso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Entre Amador e a Divisa de São Roque (quilometro 42 ao quilometro 45), nota-se que a antiga linha sentido capital foi totalmente

desativada, sendo que muitos trechos dela estão tomados por terra e mato. Nota-se também que neste mesmo trecho há muitos

terrenos irregulares, que já estão dominando a faixa de domínio da ferrovia. Inclusive muitos locais são suspeitos, e os transuentes

não parecem ser de gostar de visitas. Infelizmente, até por questões de segurança, evitei de tirar fotos.

A partir da divisa de São Roque, nota-se que o trecho é elevado, e cortado na serra. Na Divisa, há uma travessia sinalizada,

provavelmente que liga às chacaras da região:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Há uma ponte que atravessa um trecho meio esquisito, aparentemente "nada a lugar a nenhum", próximo ao poste 46-12 . Também há

um trecho da linha abandonada em péssimo estado

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Existe também um trecho onde o trem passa por cima de um tunel, já que o trecho era elevado. O tunel liga a estrada de terra que sai

de São João Velho as chácaras ao norte.

Nas proximidades deste tunel é que fica a Parada 46.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Após a Parada 46 e o tunel, há o que seria o resquicio de uma Subestação de Energia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


(47)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem







Nas proximidades da Estação São João Novo, nota-se que não há cuidados com a sinalização.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Flagrante: irracionais jogam lixo na faixa de domínio.
Imagem

Imagem





------------------------------------------

Edit: Atualização no "último" post. ;)

---------------------------

Resolvi dar uma desbravada na região entre Amador e Mailasky para ver se eu achava as paradas perdidas 46 e 50.

Como eu estava de moto, fiquei procurando as estações pelas ruas, ao invés de seguir a via férrea (se bem que teve uma hora que tive que colocar a moto no meio dos trilhos, depois vocês verão)

Infelizmente, a máquina não é de ótima qualidade, por isso não se salvou muitas fotos.

Eis aí:

Imagem
Vista de Amador Bueno à oeste da Estação, na passagem da vila Aurea.

Imagem
Vista dos trilhos em direção a Oeste. À esquerda, antiga passagem para o espaço de manobra da via.

Imagem
Tunel de passagem aproximadamente no quilometro 47 da linha, em São João Velho.

Imagem
Tunel de passagem aproximadamente no quilometro 47 da linha, em São João Velho.

Imagem
Estação Sâo João Novo

Imagem
Trilhos em direção a oeste e plataformas

Imagem
Estação São João Novo

Imagem
Placa de Identificação


Imagem
Fiz um caminho errado e tive que subir nos trilhos, aproximadamente no quilometro 49.

Imagem
Plataforma Sul da Parada 50

Imagem
Plataforma Sul da Parada 50

Imagem
Estado da proteção contra a chuva. O que supreende é que ainda não arrancaram quase nada dos metais.

Imagem
Plataforma norte da Parada 50

Imagem
Vista sentido oeste

Imagem
Vista sentido Leste

Imagem
Passagem de nível ao lado da parada

Imagem
Passagem de nível ao lado da parada.


E é isso. Espero refazer essas fotos, já achando também a Parada 46, indo até Mailasky e com uma boa câmera.

Abraço a todos.
Editado pela última vez por Anonymous em 20 Dez 2009, 15:25, em um total de 8 vezes.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 01 Mar 2009, 22:43

Parabéns pela documentação!


Não passa trens nesse trecho não?
Já pensou, você na sua moto e vem uma loco de encontro... :D

Para se um dia quem sabe... Trens de longo percurso... :rl:
A via 2 terá que ser refeita totalmente!
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Gabriel Piza

Mensagem não lida por André Aquino » 02 Mar 2009, 01:02

1992
Imagem
Hoje
Imagem

nnoo
Editado pela última vez por André Aquino em 07 Mar 2009, 01:28, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 02 Mar 2009, 07:40

visitante,
Ótimo relato!
Dá pena ver um trecho que poderia ser bem aproveitado largado...

Não seria legal esse tópico estar já no "nostalgia"?
Aí, quando puder completar as fotos(você disse que quer fazê-lo), já está no lugar certo!!


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por visitante » 02 Mar 2009, 11:02

^^ A moderação já moveu. Valeu pela dica. Tinha postado no "Galeria de Imagens" pois não sabia onde por incialmente. Obrigado pelos elogios.
Lopes escreveu:Parabéns pela documentação!


Não passa trens nesse trecho não?
Já pensou, você na sua moto e vem uma loco de encontro... :D

Para se um dia quem sabe... Trens de longo percurso... :rl:
A via 2 terá que ser refeita totalmente!
Passar trem passa. Tanto é que fiquei preocupado. Só que só andei uns 100 metros estourando, apenas para sair da rua sem saída para um outro acesso, que já liga na rua que cruza a linha.

A linha 2 não está em péssimo estado, mas que precisa de uma boa mexida, isso precisa.

Ouvi falar que Gabriel Piza foi demolida. Assim que eu tiver condições (e uma boa câmera), vou ver se agilizo e refaço as fotos incluindo Gabriel Piza.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Mar 2009, 20:16

Belo thread. Este trecho foi desativado por falta de demanda ?

Os trilhos e a sinalização parecem em bom estado e a estação São João também está muito bem...

A pequena Parada 50 está toda encoberta pelo mato... Faz muito tempo que esse trecho foi desativado ? Parece que não tem nada nos entornos da parada, estranho.

Parabéns pelas fotos e pela coragem visitante. De repente rola de desmembrar esse thread em vários, um para cada estação/parada... O que acha ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por visitante » 02 Mar 2009, 20:27

^^ meio difícil desmembrar por enquanto Renan. Assim que eu conseguir tirar umas fotos melhores, estarei conversando com o pessoal experiente e a moderação para publicarmos aqui, e também enviar umas fotos para o Estações Ferroviárias.

O trecho foi desativado na epoca da entrada da CPTM, sob alegação de falta de segurança (verdade) e custos (verdade - o trecho era gratuíto). Toda a eletrificação foi retirada uns 5 anos depois, após aumentarem os casos de furtos de cabos.

Tinha tirado umas fotos de Mailasky, mas infelizmente tenho até vergonha de mostra-las. Era fim de tarde, e sabe como é essas Tekpix da vida...

A sinalização está em bom estado pois ainda há o movimento de cargueiros da ALL. Amador é usada como pátio de manobra.

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 05 Mar 2009, 21:53

Belo trabalho, Ligeiro!!!

Bora marcar um dia para você e eu desbravarmos novamente esse trecho, desta vez com minha Sony do tempo da onça (mas que tira belas fotos :D )
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por visitante » 06 Mar 2009, 15:57

Evandro escreveu:Belo trabalho, Ligeiro!!!

Bora marcar um dia para você e eu desbravarmos novamente esse trecho, desta vez com minha Sony do tempo da onça (mas que tira belas fotos :D )
Em breve, vai ser uma dupla de Sonys do tempo da onça, pois descolei uma também! Só falta arrumar :lol:


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 07 Mar 2009, 01:03

Ah, nem tinha deixado meus parabéns ao Ligeiro.

Muito bom.


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno

Mensagem não lida por Vidal » 26 Mar 2009, 23:01

Esse tópico me fez lembrar de quando fomos à Amador Bueno e mencionamos a travessia até São João Novo. No sentido da segurança, você chegou a ver algo estranho no trecho, Ligeiro?

Quanto à degradação das estações do trecho, parecem ser mais pela própria ação do tempo e da natureza (chuvas, por exemplo) do que por depredação, nesses últimos tempos.

E a via 2 não aparenta estar tão ruim quanto diziam. Claro, precisa de manutenção, mas passível de melhoras. Nota-se também que o raio das curvas do trecho é bastante tímido e que precisaria de intervenções expressivas para a implementação da bitola de 1,6 m, por exemplo.
Estação da Luz, 23h45.

"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno

Mensagem não lida por visitante » 28 Mar 2009, 08:48

Quanto a segurança, não sei lhe dizer se a via de Amador até Mailasky é monitorada. Mas há alguns transuentes, principalmente dos bairros ao redor como São João Velho e São João Novo. Toda atenção é bem vinda.


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno

Mensagem não lida por visitante » 30 Abr 2009, 21:19

Atualização das fotos no início do tópico.
Editado pela última vez por Anonymous em 09 Mai 2009, 19:12, em um total de 1 vez.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno (Atualizada!!!)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Abr 2009, 22:13

visitante, que bela contribuição cara !

Cara, meus parabéns. Eu já tinha gostado muito desse thread mas agora com essas fotos melhores ele ficou sensacional. Eu só recomendaria que você dividisse esse thread em outros três: um pra cada estação e essa pequena parada encoberta pelo mato também mereceria um thread só pra ela ;)

Você foi de moto ou a pé ? A via possui alguma indicação da quilometragem relativa ? Você passou por dentro desse túnel ? (não parece muito seguro hehe)

Rapaz... Parabéns pela coragem. Incrível. Gostei muito da estação Mailasky em especial.

app app app app app app

Ps: enfim, você dividindo o thread ou não, escolha as suas fotos favoritas de cada estação pra eu ir fazendo as thumbnails ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno (Atualizada!!!)

Mensagem não lida por visitante » 30 Abr 2009, 22:17

Assim que eu tiver um tempinho, vou arrumar aqui, aí conto com a ajuda de vocês. ;). Deixe-me organizar estes tópicos que tenho, aí a gente vê ;).

Em tempos: fui novamente de moto, só que dessa vez como eu já conhecia o caminho, foi mais rápido.

Acabei também conhecendo o Antônio Carlos, que é colaborador do Estações Ferroviárias. Isso em São João Novo.

Não achei ainda a Parada 46, mas vou tentar mais uma vez, desta vez a pé mesmo.

E o tunel é uma passagem comum, não tem problema.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno (Atualizada!!!)

Mensagem não lida por Lopes » 01 Mai 2009, 01:09

Tá doido aquele túnelzinho hein???

Aff, lugarzinho sem vergonha (Segurança), porém bonito...

Essa duplicação "desduplicada" vai até que cidade?

Burrisse abandonar uma linha e tirar a eletrificação.
Me lembro quando a Fepasa deixou de existir, logo a Ferroban e posteriormente a ALL começou a retirar os fios...

Isso na autêntica E.F Sorocabana (Depois da 1°ponta de linha da Sorocabana)

Dependendo, poderia - se implantar o Ferrorama ou um trem de Ligação de Mesoregiões, São Paulo - Sorocaba
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno (Atualizada!!!)

Mensagem não lida por HGP » 02 Mai 2009, 08:46

Nossa, visitante...


:O :O :O :O :O :O :O :O :O :O :O :O :O :O :O :O :O




<O> <O> <O> <O> <O> <O> <O> <O> <O> <O> <O> <O>





app app app app app app app app app app app app





Meus parabéns e que grande relato. A ponta Oeste do Sistema que parecia perdida ressurge nas suas lentes e fotos. Grande contribuição...

Como Renan falou, você já tem material para criar 4 subtópicos para que cada estação/parada possa ser eternizada aqui no TGVBR. Mas tranquilo, esperaremos pois pelo visto você está afim de completar essa rota sobre trilhos! mrgr okk

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno (Atualizada!!!)

Mensagem não lida por André Aquino » 03 Mai 2009, 01:14

Os cargueiros da ALL (maldita ela e todas as outras) ainda trafegam neste trecho?

:@:
Imagem


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno (Atualizada!!!)

Mensagem não lida por visitante » 03 Mai 2009, 13:09

Lopes, o tunel é uma passagem comum, que liga São João Velho às chacarás e regiões adjacentes ao norte dos trilhos. O trilho foi construído elevado, e o tunel é apenas uma passagem de veículos.

Dr. Horárcio, grato pelos elogios. Vou ver se ainda consigo achar a 46. Achando ela, arrumo os tópicos e aí preparo a área para que voces tenham boas informações.

André, ainda passa, mas não tem horário específico. Ou melhor, o trânsito é maior a noite. Uma hora ainda dou uma de louco e tiro umas fotos noturnas. ;).


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Estações entre Mailasky e Amador Bueno

Mensagem não lida por Correia431M » 03 Mai 2009, 15:37

visitante escreveu:
Imagem

Imagem

Até que o entorno dessa parada tá bem conservado e urbanizado. Destaque também para a estação de Mailasky, que também está bem conservada, resistindo a brutalidade chamada ação do tempo

visitante, essa parte conservada e urbanizada dessas fotos que eu selecionei para esta minha nova postagem seria São João Novo?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante