BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

METRÔ SC - Será que teremos Shield submarino?????

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

METRÔ SC - Será que teremos Shield submarino?????

Mensagem não lida por AGV » 07 Dez 2009, 13:43

http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... Editoria=2
Pelos trilhos e por baixo d’água

07/12/2009 - Diário Catarinense

Para resolver o problema do trânsito na Capital, o governo do Estado projeta um metrô de superfície, e a prefeitura tem planos de criar um túnel sob o mar. Ideias que dividem opiniões, mas que também podem mudar a vida de quem mora na Grande Florianópolis. Quem trafega na Grande Florianópolis, principalmente entre a Ilha e o Continente, precisa ter paciência. Nos horários de pico, os moradores da região – e também os turistas – sofrem com os engarrafamentos. Para diminuir o problema, o governo do Estado projeta um metrô de superfície. Já a prefeitura da Capital fala em um túnel sob o mar. Se realmente saírem do papel, as ideias vão mudar a vida de muita gente.

O governo do Estado está com seu projeto mais adiantado. Há exatamente uma semana, foi aberta a licitação do metrô de superfície, que vai ligar o Bairro de Barreiros, em São José, passar pela Ponte Hercílio Luz e seguir até o Centro de Florianópolis. Até o dia 15 deste mês, a empresa escolhida deve ser anunciada. Isso não quer dizer que as máquinas já estarão nas ruas.

Primeiro será feito o projeto. A empresa vai delimitar o traçado, escolher onde vão ficar as estações e que tipo de metrô será usado, além de fazer toda a análise ambiental.

– A estimativa é de que até meados do ano que vem o projeto esteja pronto. Depois vamos abrir uma concorrência internacional. Mais de 10 empresas, de países como França, Inglaterra e Portugal, já mostraram interesse – afirma Valter Gallina, secretário da Secretaria de Estado do desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.

Esta seria a primeira parte do projeto. Na segunda, haveria uma ligação do Centro da Capital com o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, passando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O metrô voltaria pela Baía Sul. A terceira etapa ligaria os municípios de Palhoça, São José e Biguaçu.

Projeto do túnel já está no orçamento - A ideia da prefeitura, de um túnel sob o mar entre a Avenida Beira-Mar Norte, e a Avenida Beira-Mar Continental, também saiu do plano das ideias. Na segunda-feira passada, foi aprovado o orçamento do município, com R$ 7,5 milhões destinados para o projeto da obra, que também conta com uma estrada até o Elevado de Barreiros, em São José.

O dinheiro é para o projeto, não para a execução da obra.

Não há ainda uma data para a licitação ser lançada.

– Na Europa, este tipo de túnel é muito usado, principalmente na Holanda. Algumas empresas de Florianópolis trouxeram a ideia de lá.

Esperamos conseguir os recursos para viabilizar a obra. Ela vai reduzir os transtornos e até a emissão de gases poluentes – diz Luiz

Américo, secretário adjunto de Obras da prefeitura de Florianópolis.

Enquanto as obras não saem do papel e sem nenhuma alternativa como os corredores exclusivos de ônibus, o caminho é ter paciência.

O que é o metrô de superfície - O metrô de superfície de que se fala em Florianópolis é o chamado VLT (veículo leve sobre trilhos). É um intermediário entre os ônibus e o metrô pesado, com estações mais espaçadas e o número de passageiros maior. Ele se assemelha aos antigos bondinhos que circularam no país. Tem uma capacidade de 15 mil a 35 mil passageiros/hora.

De acordo com Peter Ludwig Alouche, consultor da Trends Engenharia e Tecnologia, de São Paulo, o VLT “é uma alternativa ecológica e, urbanisticamente, muito boa, que teve um boom de implantação na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália”.

Algumas cidades que têm os VLTs são Minneapolis e Portland, nos Estados Unidos, Lyon, Paris, Grenoble e Estrasburgo, na França, e Porto, em Portugal. O Brasil não conta com esta modalidade de transporte, mas Brasília já está em fase de implementar o projeto.

O que é o túnel sob o mar - No Brasil ainda não existe projeto desse tipo. Aqui os túneis são feitos sob as rochas ou solo, como é o caso do Túnel Antonieta de Barros, que liga o Centro ao Sul da Ilha, em Florianópolis.

Segundo a empresa Geompany, existem mais de cem túneis imersos ao redor do mundo. O mais famoso é o Eurotúnel, que liga a França à Inglaterra. Inaugurado em 1994, ele tem 50,450 quilômetros de comprimento, sendo que 37,9 estão abaixo do mar. Diferente do projeto de Florianópolis, por onde passarão carros, o Eurotúnel é usado por trem.

No ano passado, o engenheiro civil Jorgen Holst, da empresa Cowi Tunnel, esteve na Capital para mostrar alguns projetos. Ele destacou a ligação entre a Suécia e a Dinamarca, com 7,845 metros de comprimento – uma parte é ponte e a outra é um túnel.
Notem que fazem uma pequena confusão com o fato do túnel ser "submarino", dando uma impresssão dúbia ao leitor. (Embora até existam trechos de túneis que são literalmente tubos submersos, mas são apenas trechos....

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: METRÔ SC - Será que teremos Shield submarino?????

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 27 Dez 2009, 22:51

^^ ^^ Mas afinal o projeto de Floripa será de um túnel submerso ou submarino???

Desculpa mas agora fiquei muito confuso :ttn: :ttn: :ttn:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante