Novo trecho do metrô CE tem licitação iniciada
Enviado: 13 Nov 2009, 21:01
13/11/2009 - Diário do Nordeste
Plano antigo de utilização da linha férrea ligando o Mucuripe à Parangaba para transporte de passageiros - atualmente usada apenas para cargas - chega à Comissão Central de Concorrência (CCC), da Procuradoria Geral do Estado, para fins de licitação. Projeto executivo nesse sentido, no valor de R$ 8,7 milhões, foi enviado esta semana, pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
A proposta contempla a execução de um projeto ferroviário para o ramal Mucuripe - Parangaba, partindo da Beira-Mar, nas proximidades dos boxes dos peixes, seguindo pela via Expressa, passando pelo aeroporto, até chegar ao terminal da Parangaba.
A licitação vai contemplar ainda, a elaboração do projeto de um ramal ligando a Parangaba até o Castelão, mas em uma fase posterior.
As informações foram confirmadas ontem, pelo presidente do Metrofor, Rômulo Fortes. Segundo ele, o projeto executivo estará concluído até setembro, mês em que o governo do Estado espera estar recebendo o dinheiro para as obras propriamente ditas, pleiteado esta semana pelo governador Cid Gomes, junto BNDES, em Brasília.
Dos R$ 205 milhões pleiteados para obras de melhoria da mobilidade urbana, para a Copa do Mundo de 2014, R$ 170 milhões serão aplicados na remodelação da ferrovia, na construção de duas estações e na retirada de cruzamentos. Outros R$ 35 milhões serão destinados a duas novas estações da linha sul do metrô, a JK, no Montese e a Padre Cícero, no Benfica.
SOLUÇÃO
VLTs transferidos para nova linha
Sem recursos para aquisição de novos trens de passageiros para correr na nova linha férrea, ligando o Mucuripe à Parangaba, o Metrô de Fortaleza (Metrofor) vai utilizar os veículos leves sobre trilhos (VLTs) que seriam destinados à linha oeste, que interliga o Centro a Caucaia. Adquiridos ao preço de R$ 56 milhões, com recursos financiados pelo Banco Mundial, "os seis VLTs e quatro carros serão transferidos para a linha nova", confirma Rômulo Fortes. Os novos trens terão duas cabines, o que evitará conversões.
Na linha férrea oeste, que está sendo reformada, o Metrofor vai continuar usando os atuais trens - quatro locomotivas e 31 carros - que estão, segundo Fortes, sendo totalmente recuperados, inclusive com a colocação de ar-condicionado. Nas composições estão sendo aplicados recursos próprios do tesouro Estadual, da ordem de R$ 15 milhões, enquanto as obras da ferrovia irão absorver R$ 113 milhões, sendo R$ 43 milhões de contrapartida do Estado.
De acordo com o presidente do Metrofor, a perspectiva de que os novos VTLs comecem a rodar nos trilhos da nova linha Mucuripe-Parangaba é em meados de 2012.
Conforme explicou, o BNDES deve liberar o dinheiro para as obras em setembro de 2010 e os trabalhos iniciarem no começo de 2011. "Como as obras levam em torno de 14 e 18 meses, estimo a conclusão para metade de 2012", projetou Rômulo Fortes.
Em relação as obras da linha Sul, ele disse que 55,5% estão prontas e que o Estado mantém a previsão de conclusão da parte física em meados de 2010. Com problemas com as empresas que irão instalar os sistemas elétricos, o metrô só entra nos trilhos em 2011.
Plano antigo de utilização da linha férrea ligando o Mucuripe à Parangaba para transporte de passageiros - atualmente usada apenas para cargas - chega à Comissão Central de Concorrência (CCC), da Procuradoria Geral do Estado, para fins de licitação. Projeto executivo nesse sentido, no valor de R$ 8,7 milhões, foi enviado esta semana, pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
A proposta contempla a execução de um projeto ferroviário para o ramal Mucuripe - Parangaba, partindo da Beira-Mar, nas proximidades dos boxes dos peixes, seguindo pela via Expressa, passando pelo aeroporto, até chegar ao terminal da Parangaba.
A licitação vai contemplar ainda, a elaboração do projeto de um ramal ligando a Parangaba até o Castelão, mas em uma fase posterior.
As informações foram confirmadas ontem, pelo presidente do Metrofor, Rômulo Fortes. Segundo ele, o projeto executivo estará concluído até setembro, mês em que o governo do Estado espera estar recebendo o dinheiro para as obras propriamente ditas, pleiteado esta semana pelo governador Cid Gomes, junto BNDES, em Brasília.
Dos R$ 205 milhões pleiteados para obras de melhoria da mobilidade urbana, para a Copa do Mundo de 2014, R$ 170 milhões serão aplicados na remodelação da ferrovia, na construção de duas estações e na retirada de cruzamentos. Outros R$ 35 milhões serão destinados a duas novas estações da linha sul do metrô, a JK, no Montese e a Padre Cícero, no Benfica.
SOLUÇÃO
VLTs transferidos para nova linha
Sem recursos para aquisição de novos trens de passageiros para correr na nova linha férrea, ligando o Mucuripe à Parangaba, o Metrô de Fortaleza (Metrofor) vai utilizar os veículos leves sobre trilhos (VLTs) que seriam destinados à linha oeste, que interliga o Centro a Caucaia. Adquiridos ao preço de R$ 56 milhões, com recursos financiados pelo Banco Mundial, "os seis VLTs e quatro carros serão transferidos para a linha nova", confirma Rômulo Fortes. Os novos trens terão duas cabines, o que evitará conversões.
Na linha férrea oeste, que está sendo reformada, o Metrofor vai continuar usando os atuais trens - quatro locomotivas e 31 carros - que estão, segundo Fortes, sendo totalmente recuperados, inclusive com a colocação de ar-condicionado. Nas composições estão sendo aplicados recursos próprios do tesouro Estadual, da ordem de R$ 15 milhões, enquanto as obras da ferrovia irão absorver R$ 113 milhões, sendo R$ 43 milhões de contrapartida do Estado.
De acordo com o presidente do Metrofor, a perspectiva de que os novos VTLs comecem a rodar nos trilhos da nova linha Mucuripe-Parangaba é em meados de 2012.
Conforme explicou, o BNDES deve liberar o dinheiro para as obras em setembro de 2010 e os trabalhos iniciarem no começo de 2011. "Como as obras levam em torno de 14 e 18 meses, estimo a conclusão para metade de 2012", projetou Rômulo Fortes.
Em relação as obras da linha Sul, ele disse que 55,5% estão prontas e que o Estado mantém a previsão de conclusão da parte física em meados de 2010. Com problemas com as empresas que irão instalar os sistemas elétricos, o metrô só entra nos trilhos em 2011.