História da CENTRAL Logística
Enviado: 06 Jun 2008, 08:00
HGPFILHO escreveu: O Sistema de Trens operado pela COMPANHIA ESTADUAL DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA – CENTRAL é composto pela linha tronco Barão de Mauá – Vitória (sub-trecho Saracuruna/Magé/Km 58, com 25,10 Km de extensão de trecho) e pelos Ramais de Guapimirim (Magé – Guapimirim com 17,30 Km de extensão de trecho ) e de Niterói (Visconde de Itaboraí - Niterói com 32,80 Km de extensão de trecho ), em bitola de 1,00 m, não eletrificado, operados com locomotivas diesel-elétricas tracionando carros de passageiros, atendendo aos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim e Duque de Caxias e transportando em média 2000 passageiros/dia útil.
A Concessionária Ferrovia Centro Atlântica - FCA utiliza o sub-trecho Saracuruna/Magé/Km 58 da CENTRAL para a circulação de seus trens de cargas perigosas (álcool, óleo diesel e gasolina), além de carga geral.
HGPFILHO escreveu:Ao ser apresentado à empresa, o Caro Leitor deve ter percebido que a CENTRAL tem origem nos primórdios da ferrovia no Brasil. Ela é de fato remanescente de um longo processo de construções de ferrovias, estatização e fusão de empresas, erradicações de linhas e, por fim, cisão e privatização.
Houve, portanto, ciclos de expansão e retração e de estatização e privatização, que se iniciaram em 1854 com a inauguração da 1 a Ferrovia do Brasil, ligando as estações de Guia de Pacobaíba, no Porto de Mauá, e Fragoso, Raiz da Serra, ambas no Município de Mauá, Rio de Janeiro.
Em 1855, foi decretada a construção da Estrada de Ferro D PedroII, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 1858, ligando a Estação da Corte (atual D PedroII) à Estação de Queimados, RJ.
Deposta a monarquia, a Estrada de Ferro D Pedro II passou a denominar-se Estrada de Ferro Central do Brasil, que, após incorporar pequenas ferrovias privadas e parte da EF Leopoldina, foi também incorporada pela Rede Ferroviária Federal- RFFSA, em 1957, juntamente com outras dezessete estradas de ferro de todo o Brasil.
Em 1984, houve cisão da RFFSA, que transferiu a gestão dos serviços de trens urbanos de passageiros para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos- CBTU. Uma década depois, em 22 de Dezembro de 1994, foi criada a FLUMITRENS e os serviços urbanos de passageiros foram estadualizados. Em 1998, a maior parte desses serviços foi entregue à gestão privada e a FLUMITRENS absorveu missões e atividades de estado.
Em Maio de 2001 foi criada a CENTRAL, Cia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, pela cisão empresarial da FLUMITRENS, ora em liquidação, da qual absorveu as funções de Transporte ferroviário, ficando também por decisão posterior como responsável pelo Sistema de Bondes de Santa Teresa.