BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
[EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Nome: Barão de Mauá
Inauguração: 06/12/1926 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (1926-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (1975-?)
Plataformas: 3
Uso Atual: Sede da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)
A Estação Barão de Mauá, ou simplesmente Leopoldina como a chamamos no Rio de Janeiro, não funciona mais como estação ferroviária, sendo utilizada para abrigar os setores administrativos da CENTRAL Logística, além de ser um depósito de carros, vagões e locomotivas. Toda a região do entorno da Barão de Mauá pela avenida Francisco Bicalho é conhecida como Leopoldina.
O prédio foi um projeto do arquiteto inglês Robert Prentice [1] e desde 1991 é um bem tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Na verdade 1991 é o ano do tombamento definitivo da Estação Barão de Mauá, mas a mesma obteve tombamento provisório em 1987 [1].
O nome da estação homenageia Irineu Evangelista de Souza, primeiro Visconde, posteriormente Barão de Mauá, um dos pioneiros nas estradas de ferro brasileiras, sendo o Barão responsável pela construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Barão de Mauá, que ligava Guia de Pacobaíba, em Magé, a Petrópolis.
Antigamente algumas linhas que hoje partem da Central do Brasil partiam da Barão de Mauá, a exemplo das integrantes do que hoje conhecemos como Ramal de Saracuruna da Supervia.
Foto 1: Antiga locomotiva estacionada em uma das três plataformas
Foto 2: Cabine da locomotiva
Foto 3: Esta locomotiva estava engatada em carros de passageiros
Foto 4:
Foto 5: Uma pia. Acredito que este vagão foi utilizado como cozinha
Foto 6: Algo escrito em giz no interior do carro
Foto 7: O lendário Metropolitan Série 100. Nota-se o destino Japeri na placa. Ele Estava estacionado na mesma plataforma da locomotiva e dos carros das fotos ateriores
Foto 8: Interior do Metropolitan Série 100
Foto 9: Um ventilador de teto antigo, no interior do Série 100
Foto 10:
Foto 11: Senti uma sensação aguda de perigo. Não sei explicar porque, por isso depois dessa foto eu desci do Série 100
Foto 12: Exterior
Foto 13: O que sobrou do pantógrafo balão
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: Na terceira plataforma, a situação inversa. Estava estacionado o Barrinha, a composição reformada para rodar no Ramal de Barra do Piraí (Japeri x Barra do Piraí)
Foto 17: O Barrinha é composto de quatro carros. Nenhuma locomotiva estava engatada nele
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21: Na segunda plataforma, uma locomotiva antiga
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24: Eu não resisti e subi em uma das locomotivas. Essa é a cabine do maquinista
Foto 25: Outra locomotiva, com o logotipo da RFFSA. Todas as locomotivas estavam enferrujadas e canibalizadas como essa
Foto 26:
Foto 27:
Foto 28:
Foto 29:
Foto 30: Outra locomotiva, com o logotipo da CBTU
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34:
Foto 35:
Foto 36: Guindaste
Foto 37:
Foto 38:
Foto 39:
Foto 40: Outra locomotiva
Foto 41:
Foto 42:
Foto 43: Truques, sobre os vagões-prancha
Foto 44:
Foto 45: Geral
Foto 46:
Foto 47:
Foto 48:
Foto 49:
Foto 50: Vagões vazios
Foto 51:
Foto 52: Esta locomotiva está parada faz tanto tempo que até uma planta cresceu nela
Foto 53:
Foto 54:
Foto 55:
Foto 56:
Foto 57:
Foto 58:
Foto 59:
Foto 60:
Foto 61:
Foto 62:
Referências Bibliográficas
[1] Processo E-18/000.277/87. Site do INEPAC <http://www.inepac.rj.gov.br/>, acessado em 14/11/2009
Locais interessantes nas proximidades
. EFCVG - Terminal de Bondes da Linha Praia Formosa x São Cristóvão
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-52 por Renan Souza em 2007 e 53-62 por Paulo Teixeira em 17/04/2009
Contribuições: Athos Sales
Inauguração: 06/12/1926 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (1926-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (1975-?)
Plataformas: 3
Uso Atual: Sede da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)
A Estação Barão de Mauá, ou simplesmente Leopoldina como a chamamos no Rio de Janeiro, não funciona mais como estação ferroviária, sendo utilizada para abrigar os setores administrativos da CENTRAL Logística, além de ser um depósito de carros, vagões e locomotivas. Toda a região do entorno da Barão de Mauá pela avenida Francisco Bicalho é conhecida como Leopoldina.
O prédio foi um projeto do arquiteto inglês Robert Prentice [1] e desde 1991 é um bem tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Na verdade 1991 é o ano do tombamento definitivo da Estação Barão de Mauá, mas a mesma obteve tombamento provisório em 1987 [1].
O nome da estação homenageia Irineu Evangelista de Souza, primeiro Visconde, posteriormente Barão de Mauá, um dos pioneiros nas estradas de ferro brasileiras, sendo o Barão responsável pela construção da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Barão de Mauá, que ligava Guia de Pacobaíba, em Magé, a Petrópolis.
Antigamente algumas linhas que hoje partem da Central do Brasil partiam da Barão de Mauá, a exemplo das integrantes do que hoje conhecemos como Ramal de Saracuruna da Supervia.
Foto 1: Antiga locomotiva estacionada em uma das três plataformas
Foto 2: Cabine da locomotiva
Foto 3: Esta locomotiva estava engatada em carros de passageiros
Foto 4:
Foto 5: Uma pia. Acredito que este vagão foi utilizado como cozinha
Foto 6: Algo escrito em giz no interior do carro
Foto 7: O lendário Metropolitan Série 100. Nota-se o destino Japeri na placa. Ele Estava estacionado na mesma plataforma da locomotiva e dos carros das fotos ateriores
Foto 8: Interior do Metropolitan Série 100
Foto 9: Um ventilador de teto antigo, no interior do Série 100
Foto 10:
Foto 11: Senti uma sensação aguda de perigo. Não sei explicar porque, por isso depois dessa foto eu desci do Série 100
Foto 12: Exterior
Foto 13: O que sobrou do pantógrafo balão
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: Na terceira plataforma, a situação inversa. Estava estacionado o Barrinha, a composição reformada para rodar no Ramal de Barra do Piraí (Japeri x Barra do Piraí)
Foto 17: O Barrinha é composto de quatro carros. Nenhuma locomotiva estava engatada nele
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21: Na segunda plataforma, uma locomotiva antiga
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24: Eu não resisti e subi em uma das locomotivas. Essa é a cabine do maquinista
Foto 25: Outra locomotiva, com o logotipo da RFFSA. Todas as locomotivas estavam enferrujadas e canibalizadas como essa
Foto 26:
Foto 27:
Foto 28:
Foto 29:
Foto 30: Outra locomotiva, com o logotipo da CBTU
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34:
Foto 35:
Foto 36: Guindaste
Foto 37:
Foto 38:
Foto 39:
Foto 40: Outra locomotiva
Foto 41:
Foto 42:
Foto 43: Truques, sobre os vagões-prancha
Foto 44:
Foto 45: Geral
Foto 46:
Foto 47:
Foto 48:
Foto 49:
Foto 50: Vagões vazios
Foto 51:
Foto 52: Esta locomotiva está parada faz tanto tempo que até uma planta cresceu nela
Foto 53:
Foto 54:
Foto 55:
Foto 56:
Foto 57:
Foto 58:
Foto 59:
Foto 60:
Foto 61:
Foto 62:
Referências Bibliográficas
[1] Processo E-18/000.277/87. Site do INEPAC <http://www.inepac.rj.gov.br/>, acessado em 14/11/2009
Locais interessantes nas proximidades
. EFCVG - Terminal de Bondes da Linha Praia Formosa x São Cristóvão
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-52 por Renan Souza em 2007 e 53-62 por Paulo Teixeira em 17/04/2009
Contribuições: Athos Sales
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Estação Leopoldina
No dia 17 último tive a oportunidade de fotografar o interior da gare, já que estava no seminário. Achei que seria bem vinda esta contribuição do "antes" para agente comparar com o "depois" da reforma para receber o TAV.
Estou hoje cheio de fé e de esperança como bem cantou o Gilberto Gil:
" Uma com fé eu dou, as otras costuma faiá"
Barão de Mauá.
[EDITADO PELA MODERAÇÃO]
Este é o estado atual da área pública, o interior da algumas salas está modernizado.
Estou hoje cheio de fé e de esperança como bem cantou o Gilberto Gil:
" Uma com fé eu dou, as otras costuma faiá"
Barão de Mauá.
[EDITADO PELA MODERAÇÃO]
Este é o estado atual da área pública, o interior da algumas salas está modernizado.
Re: Estação Leopoldina
Caiu meu queixo. Deve ser a estação mais bonita do Rio, e no entanto está completamente abandonada.
Aliás, não sei que tanto de movimento ainda há na frente dela. Os ônibus param todos lá, é um inferno.
Dá uma tristeza ver um negócio desses... essa estação precisa servir aos trens de novo. E nada de shopping center ou centro cultural!
Olha esse balcão redondo, que coisa mais linda!
Aliás, não sei que tanto de movimento ainda há na frente dela. Os ônibus param todos lá, é um inferno.
Dá uma tristeza ver um negócio desses... essa estação precisa servir aos trens de novo. E nada de shopping center ou centro cultural!
Olha esse balcão redondo, que coisa mais linda!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Estação Leopoldina
Acompanhei, de certa forma, o processo de criação do Ponto de Cultura, Gilberto Gil ainda era Ministro da Cultura e pelo que analisei as entidades participantes estavam querendo era manter a estação com vida para que não acontecesse o que aconteceu com o edifício da Central que mudou de uso e de ocupantes que nada tinham haver com ferrovias.Lescaut escreveu:Caiu meu queixo. Deve ser a estação mais bonita do Rio, e no entanto está completamente abandonada.
Aliás, não sei que tanto de movimento ainda há na frente dela. Os ônibus param todos lá, é um inferno.
Dá uma tristeza ver um negócio desses... essa estação precisa servir aos trens de novo. E nada de shopping center ou centro cultural!
Olha esse balcão redondo, que coisa mais linda!
Há chances reais do Museu do Trem de Engenho de Dentro ser transferido para a região ou até mesmo nas plataformas existentes. O difícil é o exercício de "contorcionismo" que o pessoal tem que fazer para que o destino do nosso patrimônio ferroviário seja preservado. A começar com a conscientização da população. Dê uma olhadinha no resumo do seminário. Não se ligue na fala dos poucos políticos que se manifestaram e sim nos técnicos.
Re: Estação Leopoldina
Olha, infelizmente aconteceu o que aconteceu com esses materiais rodantes.
Agora, olhando essas fotos, por mim, tirava toda a "velharia" e re - direcionava algumas linhas da Central para lá, e o barrinha podendo sair de lá;
Agora, olhando essas fotos, por mim, tirava toda a "velharia" e re - direcionava algumas linhas da Central para lá, e o barrinha podendo sair de lá;
Rodrigo Lopes
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Pablo, meus parabéns pelas fotos. Ficaram sensacionais !
Eu estou aos poucos colocando os meus threads nesse novo formato. A Leopoldina não era a próxima da lista, mas depois dessas suas fotos eu resolvi colocar esse thread dessa nossa importante estação no novo formato. Espero que todos tenham gostado (todos do Metrô Rio já estão assim). Depois eu adiciono algumas referências no texto.
Esse saguão da Leopoldina é de tirar o fôlego. Na época que eu fui lá tirar essas fotos eu não tinha cartão de memória então só deu pra fotografar as plataformas mesmo. Mas com certeza as fotos não sairiam assim tão boas. Parabéns Pablo !
Refiz o thumbnail dessa estação com uma das fotos do Pablo. Ficou muito melhor ! Confiram no Estações Desativadas.
Parabéns Pablo, excelente contribuição, como sempre !
Eu estou aos poucos colocando os meus threads nesse novo formato. A Leopoldina não era a próxima da lista, mas depois dessas suas fotos eu resolvi colocar esse thread dessa nossa importante estação no novo formato. Espero que todos tenham gostado (todos do Metrô Rio já estão assim). Depois eu adiciono algumas referências no texto.
Esse saguão da Leopoldina é de tirar o fôlego. Na época que eu fui lá tirar essas fotos eu não tinha cartão de memória então só deu pra fotografar as plataformas mesmo. Mas com certeza as fotos não sairiam assim tão boas. Parabéns Pablo !
Refiz o thumbnail dessa estação com uma das fotos do Pablo. Ficou muito melhor ! Confiram no Estações Desativadas.
Parabéns Pablo, excelente contribuição, como sempre !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 120
- Registrado em: 13 Jan 2009, 20:58
- Localização: Uberlândia/MG
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
A locomotiva PA 1 e os vagões (ACF - American Car & Foundry) faziam parte do "Cruzeiro do Sul", ligada RJ a SP lá pelos anos 30-40.
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 218
- Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
- Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP
Re: Estação Leopoldina
Realmente esta estação é muito mais bonita se comparada à Central, no qual conheço pessoalmente.Lescaut escreveu:Caiu meu queixo. Deve ser a estação mais bonita do Rio, e no entanto está completamente abandonada.
Aliás, não sei que tanto de movimento ainda há na frente dela. Os ônibus param todos lá, é um inferno.
Dá uma tristeza ver um negócio desses... essa estação precisa servir aos trens de novo. E nada de shopping center ou centro cultural!
Olha esse balcão redondo, que coisa mais linda!
As fotos estão incríveis, porém sinto uma dó de ver tanta locomitiva e tantos carros sendo comidos pela ferrugem... poderiam preservar pelo menos alguns deles como patrimônio histórico.
Meus parabéns ao criador deste thread!!! app
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Olha, eu apareço na foto 55 lá em baixo quando perguntava ao meu ex professor o destino do Barrinha... Vou pedir meus direitos autorais!
Abraços,
Bruno
Bruno
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Pena não tivemos como nos identificar, ia ter bastante assunto, por que falo pelos cotovelos.Brunoraraujo escreveu: Olha, eu apareço na foto 55 lá em baixo quando perguntava ao meu ex professor o destino do Barrinha... Vou pedir meus direitos autorais!
No dia do encontro para ir ao ramal de Sta Cruz foi o maior sufoco para conhecer o Guilherme e o David (cade o David?)
Geralmente quando estou com a máquina fotográfica dá para ver que na capa de "couro" tem o meu avatar colado, só que desta vez não levei a capa.
Quem era teu professor?
Aliás, dê uma olhada no tópico que fiz sobre o seminário e corrija/acrescente qualquer coisa que for necessário.
*
*Detalhe, eu não bebo, é só para comemeorar o nosso quase conhecimento.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Pablo ITT escreveu:Pena não tivemos como nos identificar, ia ter bastante assunto, por que falo pelos cotovelos.Brunoraraujo escreveu: Olha, eu apareço na foto 55 lá em baixo quando perguntava ao meu ex professor o destino do Barrinha... Vou pedir meus direitos autorais!
No dia do encontro para ir ao ramal de Sta Cruz foi o maior sufoco para conhecer o Guilherme e o David (cade o David?)
Geralmente quando estou com a máquina fotográfica dá para ver que na capa de "couro" tem o meu avatar colado, só que desta vez não levei a capa.
Quem era teu professor?
Aliás, dê uma olhada no tópico que fiz sobre o seminário e corrija/acrescente qualquer coisa que for necessário.
*
*Detalhe, eu não bebo, é só para comemeorar o nosso quase conhecimento.
Ah, devo confessar que não informei que iria, como sou muito tímido, acho que só houve só uma "troca de olhares" ( risos)... na verdade estava em duvidas se iria para uma reunião do GPAA do Metrô Rio mesmo não sendo a minha área em que fui convidado pela escola, naquela sexta era uma visita técnica na manutenção coincidindo com horário da apresentação do TAV. Preferi o Seminário, assisti todas as palestras... eu sou aquele jovem de calça bege e camisa rosa la no fundo e que no final do dia parou pra assistir um vídeo amador da MRS... Era alguma de vocês ali naquela rodinha?
Lembro que essa foto foi na hora do almoço (eu comi um biscoitinho), mas tinha duas pessoas clicando ao mesmo tempo, fiquei no pátio o tempo todo, antes bati um papo com o Sr. Fernando (das maquetes) sobre manutenção coreanos e o caso das chicotadas, parecia que eu já conhecia de longa data, mas na verdade eu tinha acabado de conhece-lo .
Eu diria que sou um iniciante no meio não sei conseguiria falar muito heim, não entendo muito sobre séries, fabricantes, etc. mas sobre o sistema e planejamento de transporte é meu forte, daí eu esbarro nos trilhos por ter freqüentado esse ambiente toda a minha infância.
Meu professor era o Ramiro da CENTRAL, chegou a ser citado no caso das quatro tentativas de reformas da EF Mauá pelo Bonis. Até porque o caso do Barrinha me deixa grilado, ainda mais que ele não foi citado na lista de trens turísticos.
Certamente devo estar no próximo de Preservação Ferroviária, se até la a gente entrar em contato, beleza!
Abraços,
Bruno
Bruno
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 77
- Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
- Localização: São Paulo-SP
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Linda Estação, uma arquitetura belissima mesmo, e com tanta história né?
Como podem deixar isso acontecer, aquela PA- 1 e os Carros de passageiros, ou os TUE antigos, um atriteza deixarem naquele estado
Como podem deixar isso acontecer, aquela PA- 1 e os Carros de passageiros, ou os TUE antigos, um atriteza deixarem naquele estado
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Estive lá ano passado e no começo de 2010 também ... a situação permanece a mesma. Inclusive as teias de aranha que são vistas dentro da cabine de uma das locomotivas.
Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Discordo em um ponto, as teias não são as mesmas elas estão agora bem maiores.DadoDJ escreveu:Estive lá ano passado e no começo de 2010 também ... a situação permanece a mesma. Inclusive as teias de aranha que são vistas dentro da cabine de uma das locomotivas.
Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
O tal "historiador" nos contou em um seminário sobre este e mais assuntos, é mais do que revoltante.
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
O museu do trem fez parte da minha infancia, eu fui com minha turma da escola la (pena eu nao ter fotos).DadoDJ escreveu: Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Resgatar já foi de bom grado... Agora quero saber quem irá restaurar,a tempo de não mandarem pra sucata quando forem levantar ali as linhas e plataformas do TAV...DadoDJ escreveu:Estive lá ano passado e no começo de 2010 também ... a situação permanece a mesma. Inclusive as teias de aranha que são vistas dentro da cabine de uma das locomotivas.
Uma observação, aproveitando que foi falado sobre o Museu do trem. Vocês sabiam que todas as máquinas que se encontram na Barão de Mauá vieram do Engenho de Dentro ? Devido a uma manobra heróica de alguns envolvidos com a história ferroviária, as máquinas foram resgatadas das proximidades das oficinas do Engenho de Dentro e trazidas para Barão de Mauá, pois iriam ser destruídas com a construção do Engenhão !
O pior é que quem cometeu este ato, de salvar a história, está sendo processado por isso !
Só no Brasil mesmo ...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Estou trabalhando no projeto de restauração da estação
Editado pela última vez por Nina em 23 Set 2010, 00:11, em um total de 1 vez.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Parabéns, Nina ! ! !
Que boa notícia !
Que boa notícia !
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Estou em êxtase total. É temporario, mas rezando para incluirem Francisco Sá para que eu possa ficar.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [EF Leopoldina] Estação Barão de Mauá
Francisco Sá que por sinal tem um carro motriz de série 100 abandonado por entre um grande matagal...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante