PT: a série 2550
Enviado: 22 Nov 2009, 22:03
Deixo aqui algumas fotos antes de começar a falar sobre sobre esta série de locomotivas electricas construídas pela Sorefame entre 1963 e 64. Como curiosidades temos que:
1) foram as primeiras locomotivas electricas do mundo com caixa em aço inoxidável;
2) ainda na década de 60, a 2570 visitou o Brasil onde participou numa feira em São Paulo (agradece-se fotos do evento).
Hoje estão todas retiradas do serviço.
A 2551 nos seus primeiros "girar de rodas", na estação de Campolide em Lisboa:
A 2561 em 1974 na estação de Porto Campanhã ainda nas cores originais. Nessa altura eram usadas nos serviços mais rápidos e prestigiados da CP:
Esta fotografia de Carlos Simão mostra uma 2550 não identificada estacionada na estação de Pampilhosa. O esquema de cores é o intermédio que vigorou entre finais dos anos 70 e finais de 90.
Com o aproximar do fim do século, a série perde todos os serviços de passageiros. É-lhes colocado equipamento para tracção multipla automática, pantógrafos de meia-tesoura substituem os romboidais originais e é aplicado um novo esquema de pintura. Nesta configuração circulam exclusivamente no tráfego de mercadorias até ao início de 2009, altura em que é dada a ordem de “encostar”. Sabe-se que a 2551 está atribuída ao Museu Nacional Ferroviário. As restantes serão provavelmente “cortadas”... as fotos são do Pedro Sabino e do Ruben Lopes.
Abraços
rp
1) foram as primeiras locomotivas electricas do mundo com caixa em aço inoxidável;
2) ainda na década de 60, a 2570 visitou o Brasil onde participou numa feira em São Paulo (agradece-se fotos do evento).
Hoje estão todas retiradas do serviço.
A 2551 nos seus primeiros "girar de rodas", na estação de Campolide em Lisboa:
A 2561 em 1974 na estação de Porto Campanhã ainda nas cores originais. Nessa altura eram usadas nos serviços mais rápidos e prestigiados da CP:
Esta fotografia de Carlos Simão mostra uma 2550 não identificada estacionada na estação de Pampilhosa. O esquema de cores é o intermédio que vigorou entre finais dos anos 70 e finais de 90.
Com o aproximar do fim do século, a série perde todos os serviços de passageiros. É-lhes colocado equipamento para tracção multipla automática, pantógrafos de meia-tesoura substituem os romboidais originais e é aplicado um novo esquema de pintura. Nesta configuração circulam exclusivamente no tráfego de mercadorias até ao início de 2009, altura em que é dada a ordem de “encostar”. Sabe-se que a 2551 está atribuída ao Museu Nacional Ferroviário. As restantes serão provavelmente “cortadas”... as fotos são do Pedro Sabino e do Ruben Lopes.
Abraços
rp