MP pede adiamento do início do metrô
Enviado: 25 Nov 2009, 14:03
Os promotores de Justiça do Crato e de Juazeiro do Norte, Elder Ximenes e Alexandra Magda Monteiro, ingressaram com uma Ação Civil Pública (ACP) com tutela antecipatória em caráter de urgência, já distribuída para o juiz da 3ª Vara de Juazeiro, Gúcio Carvalho Coelho, solicitando a suspensão da inauguração do Metrô do Cariri. Eles também querem suspender a circulação dos trens. A entrega da obra estava prevista para a próxima sexta-feira, com a presença do governador do Estado.
O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Forte, garante que ainda não tomou conhecimento oficial da Ação. No entanto, afirma que assim que isso acontecer, entrará com mandado de segurança na mesma hora. Segundo Forte, o Metrô do Cariri obedece à legislação de trânsito e já conta com toda a sinalização realizada. Até porque o trem de carga nunca foi interrompido.
Rômulo Forte explica que a data da inauguração depende da agenda do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, e do próprio Cid Gomes. Mas até o dia 1º de dezembro, a população do Cariri já estará contando com o seu metrô.
Com um investimento da ordem de R$ 25 milhões, o metrô caririense deverá, quando estiver em plena atividade, transportar 18 mil passageiros/dia.
Ação
O Ministério Público requer que seja determinado - ao Estado do Ceará, ao Metrofor, ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e aos departamentos municipais de Trânsito de Crato e Juazeiro - a obrigação de não inaugurarem, nem iniciarem a operação do metrô, enquanto não houver sido comprovada a colocação de toda a sinalização horizontal. Especialmente, as pinturas das caixas, das cruzes de Santo André e dizeres respectivos, obedecendo à legislação de trânsito em todas as passagens de nível ao longo dos 13 quilômetros de via férrea.
Determinações
Além dessas exigências, os promotores pedem ao magistrado que ordene, ao governo do Estado, ao Metrofor e aos Departamentos de Trânsito, a realização de uma campanha educativa de segurança especificamente voltada para a orientação da população quando da entrada em operação dos trens do metrô, enfatizando a obrigatoriedade das paradas em todas as passagens de nível, nos termos do Código Brasileiro de Trânsito e das Regulamentações.
De acordo com os promotores, a campanha de conscientização deve ser iniciada em um prazo de 15 dias, independentemente da inauguração formal do trem. Em caso de descumprimento da ordem judicial, os promotores solicitam que seja cominada multa diária de R$ 50 mil. A não realização da campanha educativa, de acordo com a Ação, também está sujeita à multa.
Os órgãos de trânsito estadual e municipais, segundo o Ministério Público Estadual, devem apresentar, dentro de 15 dias, os laudos técnicos - listando cada um dos pontos em que a linha de ferro cruza com estradas, ruas ou avenidas em todo o seu percurso - informando quais as sinalizações horizontal e vertical adequadas, conforme a localização, o fluxo de veículos e os pedestres de cada local.
Distância
O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com condicionador de ar e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição em cada viagem. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.
Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O Metrô do Cariri percorrerá nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, S. José, Mauriti, Padre Cícero e Crato.
Usuários estão insatisfeitos com mudanças
Depois de muitos anos, ontem pela manhã, o trem passou pela Estação da Vila Manoel Sátiro e não parou. Pelo costume, a dona-de-casa Maria José Martins, 36 anos, até demonstrou que iria pegá-lo, mas logo lembrou que a estação onde o tradicional transporte parava em direção à Maracanaú não está mais funcionando. Afinal, começa agora uma nova fase do Metrô de Fortaleza, construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
Acho isso muito errado. Há três anos pego o trem aqui para ir a Maracanaú. E agora? Não vou de ônibus. É muito caro. Prefiro ir andando até a estação do Conjunto Esperança para pegar o trem de lá, antecipou a pedestre, que desabafou: Se, pelo menos, as obras fossem breves e logo a gente voltasse a pegar o trem aqui....
Da mesma forma que Maria José, a dona-de-casa Elisângela da Silva, de 25 anos, também lamentou a desativação e antecipou que nunca mais irá ao Centro, pois não vai andar de ônibus. Não gosto de andar de ônibus. Para mim, essa desativação foi horrível. Os coletivos demoram e atrasam.
Provisório
Segundo a assessoria de imprensa do Metrofor, a estação foi desativada para dar continuidade às obras. Como explicou, o prédio atual já era uma estação provisória erguida pelo Metrofor, no fim de 2007. A edificação original datava da década de 1970, mas, em seu lugar, começou a ser construída a Estação Metroviária Manoel Sátiro. Agora, ela será destruída para que a construção da nova estação do metrô seja terminada. A previsão é de que, em dezembro de 2010, o transporte ferroviário entre em fase de testes e, no ano de 2011, comece a operar de forma comercial.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos esclarece que o trem continua fazendo o percurso Vila das Flores, em Pacatuba, até a Estação da Parangaba, em Fortaleza, comunicou a assessoria. Entretanto, para isso, houve mudanças nos horários dos trens.
O primeiro trem parte da Estação da Parangaba em direção à Pacatuba às 5h28 e o último, às 20h28. Já no sentido contrário, o trem que sai mais cedo da Estação Vila das Flores (Pacatuba) parte às 4h50, e o último da Parangaba, às 19h50.
Entre o percurso Pacatuba e Parangaba são nove paradas: Vila das Flores, Jereissati, Maracanaú, Novo Maracanaú, Pajuçara, Alto Alegre, Aracapé, Conjunto Nova Esperança e Parangaba. De acordo com o Metrofor, os dois trens que fazem o percurso da Linha Sul levam 7,5 mil passageiros por dia. Já foram 15 mil antes das obras.
Linha Sul
Ainda conforme esclareceu a assessoria de imprensa, a Estação Manoel Sátiro fará parte de um conjunto de 20 novas estações ao longo da Linha Sul do Metrô de Fortaleza.
No caso, elas são: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores), Jereissati, Maracanaú, Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú), Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara), Alto Alegre, Aracapé, Esperança (antiga Conjunto Esperança), Mondubim, Manoel Sátiro, Vila Pery, Parangaba, Juscelino Kubitschek, Couto Fernandes, Porangabussu, Padre Cícero, Benfica, São Benedito, José de Alencar, Central - Xico da Silva.
No último dia 11 de maio, os trens deixaram de circular em 12 dos 36 quilômetros da Linha Sul, ligando a Estação Vila das Flores, em Pacatuba, à Estação Ferroviária Engenheiro João Felipe, no Centro da Capital. A Companhia Cearense reconhece os transtornos advindos da desativação, mas pede a compreensão da população, já que a medida vai dar mais agilidade às obras de construção do metrô, informou a assessoria.
TRANSTORNOS
Comerciantes já sentem queda no movimento e nas vendas
Ontem, foi apenas o primeiro dia. Porém, para os pequenos comerciantes das proximidades da Estação da Vila Manoel Sátiro, as vendas já apresentaram quedas. Como estimam, o movimento diário, a partir de agora, deve diminuir cerca de 20%, devido à desativação.
Até porque, como lembra o vendedor João Paulo dos Santos, 19 anos, sua pequena venda de alimentos e bebidas não terá mais como clientes os passageiros que embarcavam ou desembarcavam no local, todos os dias. Interfere um pouco sim. Muitos clientes vinham de Maracanaú e desciam na estação ou iam para lá. Pelo menos, ainda temos os instrutores e o pessoal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Se acabar isso, aí é que não terá mais jeito mesmo, comenta.
Assim como ele, vendedores mais antigos, como Francisco Gregório Vieira, 58, e João Farias, 49, também acreditam que as vendas serão reduzidas, embora esperem melhorias com o funcionamento do metrô.
Para João Farias, portanto, a obra do Metrofor é importante, mas tem de ser terminada logo. Já na opinião Francisco Gregório, além das vendas e da poeira, o ruim mesmo com a desativação da Estação da Vila Manoel Sátiro é o afastamento dos antigos amigos, que com frequência passavam por lá.
É ruim ela ter parado, mas a gente pode fazer o quê? Até os amigos que conquistamos nesses anos não vão vir mais para esse lado, lamenta-se Gregório, que há dez anos mantém o comércio de alimentos e bebidas naquela área.
Outro que reclama é José Freitas da Silva. Segundo ele, que vende cachorro-quente para os ambulantes, ficará muito difícil a sobrevivência na área com a paralisação dos trens. É complicado. Espero que volte logo.
PROTAGONISTAS
Poeira e alergias
A dona-de-casa reclama que os transtornos são o barulho e a poeira provocados pelas obras do metrô. Segundo ela, basta limpar a casa que logo já está toda suja de novo. Além disso, a filha, que é alérgica, sofre com crises.
Maria José Peroba
A desativação do trem só trouxe problemas para a dona-de-casa. Ela, que mora em Maracanaú, reclama porque vai ter de usar ônibus para se locomover. Segundo Mônica, esse transporte demora, e a passagem é cara.
O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Forte, garante que ainda não tomou conhecimento oficial da Ação. No entanto, afirma que assim que isso acontecer, entrará com mandado de segurança na mesma hora. Segundo Forte, o Metrô do Cariri obedece à legislação de trânsito e já conta com toda a sinalização realizada. Até porque o trem de carga nunca foi interrompido.
Rômulo Forte explica que a data da inauguração depende da agenda do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, e do próprio Cid Gomes. Mas até o dia 1º de dezembro, a população do Cariri já estará contando com o seu metrô.
Com um investimento da ordem de R$ 25 milhões, o metrô caririense deverá, quando estiver em plena atividade, transportar 18 mil passageiros/dia.
Ação
O Ministério Público requer que seja determinado - ao Estado do Ceará, ao Metrofor, ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e aos departamentos municipais de Trânsito de Crato e Juazeiro - a obrigação de não inaugurarem, nem iniciarem a operação do metrô, enquanto não houver sido comprovada a colocação de toda a sinalização horizontal. Especialmente, as pinturas das caixas, das cruzes de Santo André e dizeres respectivos, obedecendo à legislação de trânsito em todas as passagens de nível ao longo dos 13 quilômetros de via férrea.
Determinações
Além dessas exigências, os promotores pedem ao magistrado que ordene, ao governo do Estado, ao Metrofor e aos Departamentos de Trânsito, a realização de uma campanha educativa de segurança especificamente voltada para a orientação da população quando da entrada em operação dos trens do metrô, enfatizando a obrigatoriedade das paradas em todas as passagens de nível, nos termos do Código Brasileiro de Trânsito e das Regulamentações.
De acordo com os promotores, a campanha de conscientização deve ser iniciada em um prazo de 15 dias, independentemente da inauguração formal do trem. Em caso de descumprimento da ordem judicial, os promotores solicitam que seja cominada multa diária de R$ 50 mil. A não realização da campanha educativa, de acordo com a Ação, também está sujeita à multa.
Os órgãos de trânsito estadual e municipais, segundo o Ministério Público Estadual, devem apresentar, dentro de 15 dias, os laudos técnicos - listando cada um dos pontos em que a linha de ferro cruza com estradas, ruas ou avenidas em todo o seu percurso - informando quais as sinalizações horizontal e vertical adequadas, conforme a localização, o fluxo de veículos e os pedestres de cada local.
Distância
O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com condicionador de ar e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição em cada viagem. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.
Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O Metrô do Cariri percorrerá nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, S. José, Mauriti, Padre Cícero e Crato.
Usuários estão insatisfeitos com mudanças
Depois de muitos anos, ontem pela manhã, o trem passou pela Estação da Vila Manoel Sátiro e não parou. Pelo costume, a dona-de-casa Maria José Martins, 36 anos, até demonstrou que iria pegá-lo, mas logo lembrou que a estação onde o tradicional transporte parava em direção à Maracanaú não está mais funcionando. Afinal, começa agora uma nova fase do Metrô de Fortaleza, construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
Acho isso muito errado. Há três anos pego o trem aqui para ir a Maracanaú. E agora? Não vou de ônibus. É muito caro. Prefiro ir andando até a estação do Conjunto Esperança para pegar o trem de lá, antecipou a pedestre, que desabafou: Se, pelo menos, as obras fossem breves e logo a gente voltasse a pegar o trem aqui....
Da mesma forma que Maria José, a dona-de-casa Elisângela da Silva, de 25 anos, também lamentou a desativação e antecipou que nunca mais irá ao Centro, pois não vai andar de ônibus. Não gosto de andar de ônibus. Para mim, essa desativação foi horrível. Os coletivos demoram e atrasam.
Provisório
Segundo a assessoria de imprensa do Metrofor, a estação foi desativada para dar continuidade às obras. Como explicou, o prédio atual já era uma estação provisória erguida pelo Metrofor, no fim de 2007. A edificação original datava da década de 1970, mas, em seu lugar, começou a ser construída a Estação Metroviária Manoel Sátiro. Agora, ela será destruída para que a construção da nova estação do metrô seja terminada. A previsão é de que, em dezembro de 2010, o transporte ferroviário entre em fase de testes e, no ano de 2011, comece a operar de forma comercial.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos esclarece que o trem continua fazendo o percurso Vila das Flores, em Pacatuba, até a Estação da Parangaba, em Fortaleza, comunicou a assessoria. Entretanto, para isso, houve mudanças nos horários dos trens.
O primeiro trem parte da Estação da Parangaba em direção à Pacatuba às 5h28 e o último, às 20h28. Já no sentido contrário, o trem que sai mais cedo da Estação Vila das Flores (Pacatuba) parte às 4h50, e o último da Parangaba, às 19h50.
Entre o percurso Pacatuba e Parangaba são nove paradas: Vila das Flores, Jereissati, Maracanaú, Novo Maracanaú, Pajuçara, Alto Alegre, Aracapé, Conjunto Nova Esperança e Parangaba. De acordo com o Metrofor, os dois trens que fazem o percurso da Linha Sul levam 7,5 mil passageiros por dia. Já foram 15 mil antes das obras.
Linha Sul
Ainda conforme esclareceu a assessoria de imprensa, a Estação Manoel Sátiro fará parte de um conjunto de 20 novas estações ao longo da Linha Sul do Metrô de Fortaleza.
No caso, elas são: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores), Jereissati, Maracanaú, Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú), Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara), Alto Alegre, Aracapé, Esperança (antiga Conjunto Esperança), Mondubim, Manoel Sátiro, Vila Pery, Parangaba, Juscelino Kubitschek, Couto Fernandes, Porangabussu, Padre Cícero, Benfica, São Benedito, José de Alencar, Central - Xico da Silva.
No último dia 11 de maio, os trens deixaram de circular em 12 dos 36 quilômetros da Linha Sul, ligando a Estação Vila das Flores, em Pacatuba, à Estação Ferroviária Engenheiro João Felipe, no Centro da Capital. A Companhia Cearense reconhece os transtornos advindos da desativação, mas pede a compreensão da população, já que a medida vai dar mais agilidade às obras de construção do metrô, informou a assessoria.
TRANSTORNOS
Comerciantes já sentem queda no movimento e nas vendas
Ontem, foi apenas o primeiro dia. Porém, para os pequenos comerciantes das proximidades da Estação da Vila Manoel Sátiro, as vendas já apresentaram quedas. Como estimam, o movimento diário, a partir de agora, deve diminuir cerca de 20%, devido à desativação.
Até porque, como lembra o vendedor João Paulo dos Santos, 19 anos, sua pequena venda de alimentos e bebidas não terá mais como clientes os passageiros que embarcavam ou desembarcavam no local, todos os dias. Interfere um pouco sim. Muitos clientes vinham de Maracanaú e desciam na estação ou iam para lá. Pelo menos, ainda temos os instrutores e o pessoal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Se acabar isso, aí é que não terá mais jeito mesmo, comenta.
Assim como ele, vendedores mais antigos, como Francisco Gregório Vieira, 58, e João Farias, 49, também acreditam que as vendas serão reduzidas, embora esperem melhorias com o funcionamento do metrô.
Para João Farias, portanto, a obra do Metrofor é importante, mas tem de ser terminada logo. Já na opinião Francisco Gregório, além das vendas e da poeira, o ruim mesmo com a desativação da Estação da Vila Manoel Sátiro é o afastamento dos antigos amigos, que com frequência passavam por lá.
É ruim ela ter parado, mas a gente pode fazer o quê? Até os amigos que conquistamos nesses anos não vão vir mais para esse lado, lamenta-se Gregório, que há dez anos mantém o comércio de alimentos e bebidas naquela área.
Outro que reclama é José Freitas da Silva. Segundo ele, que vende cachorro-quente para os ambulantes, ficará muito difícil a sobrevivência na área com a paralisação dos trens. É complicado. Espero que volte logo.
PROTAGONISTAS
Poeira e alergias
A dona-de-casa reclama que os transtornos são o barulho e a poeira provocados pelas obras do metrô. Segundo ela, basta limpar a casa que logo já está toda suja de novo. Além disso, a filha, que é alérgica, sofre com crises.
Maria José Peroba
A desativação do trem só trouxe problemas para a dona-de-casa. Ela, que mora em Maracanaú, reclama porque vai ter de usar ônibus para se locomover. Segundo Mônica, esse transporte demora, e a passagem é cara.