Créditos do tópico original: Manilov
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Ilustres, trago-vos um pequeno apanhado da história ferroviária do Ceará.
Montei este tópico com alguns textos e fotos que peguei na net, principalmente destes sites: http://www.ofipro.com.br/preservando/estacao.htm e http://www.estacoesferroviarias.com.br/.
Mas tem umas fotinhas minhas também.
.........................................................................................Trilhos no Siará.........................................................................................
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“O primeiro apitar de trem”
No dia 3 de agosto de 1873, cerca de 8.000 fortalezenses - a quase totalidade da população da capital cearense de então! - vieram, meio assombrados, assistir, na rua do Trilho de Ferro, hoje Tristão Gonçalves, à passagem barulhenta do primeiro trem que andou espantando todo mundo, na via pública, com o seu apitar estridente e esquisito.
Naquela tarde, dava-se a experiência da locomotiva "Fortaleza". Diante da multidão basbaque, o pequenino trem, com um êxito surpreendente, rodou, cinco vezes, seguidamente, sob os mais entusiásticos aplausos, entre a estação Central, localizada no antigo Campo d'Amélia, atual praça Castro Carreira ....” Raimundo Menezes - Coisas que o vento levou... Crônicas Históricas da Fortaleza Antiga / Edesio Editor / 1938
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Estrada de Ferro de Baturité
Foi em 25 de março de 1870 que um grupo de empresários ilustres entenderam de impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado e, assim, resolveram se reunir e criar uma ferrovia. O Pacto foi firmado entre o Senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil, o Bacharel Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), o Coronel Joaguim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o negociante inglês Henrique Brocklehurst e o Engenheiro Civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante.
A Companhia Cearense da Vila Férrea de Baturité foi constituída em 25 de julho do mesmo ano. Esta era a empresa para construir um caminho de ferro inicialmente até a Vila de Pacatuba, com um ramal para Maranguape.
Em 1971 foi instalado em Fortaleza o escritório da empresa, tento seu primeiro empregado João da Costa Weyne. O local escolhido para a instalação da estação central foi o antigo Campo D'Amélia, hoje a Praça Castro Carreira, e para a construção do "chalet" para o escritório e as oficinas o antigo Cemitério de São Casimiro. A inauguração aconteceu em 9 de julho de 1870, no Reinado de Dom Pedro II, tento como o diretor da Estrada o Engenheiro Amarílio de Vasconcelos.
A estação de Baturité, à direita na foto. Anos 1920?
A estação em 2005. Foto Itamar Lima
Em 1º de julho de 1873 deu-se o assentamento dos primeiros trilhos, com a Locomotiva de Fortaleza andando sobre eles em agosto. Foi concluído em 14 de setembro de 1973 o primeiro trecho entre Fortaleza e Arronches, hoje Parangaba, sendo ele inaugurado em 29 de novembro. A primeira viagem que o trem fez sobre aquele trecho teve como tripulação o maquinista José da Rocha e Silva, foguista Henrique Pedro da Silva, chefe de trem Eloy Alves Ribeiro e guarda-freio Marcelino Leite.
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Trilhos no Ceará
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Continuando....
Estação João Felipe
A edificação da Estação de Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité, projetada e construída com planta do engenheiro Henrique Foglare, no local do antigo cemitério de São Casemiro praticamente com mão-de-obra dos retirantes da seca de 1877
Quem foi João Felipe
Em 1946, quando era Presidente da República o Dr. José Linhares, cearense de Baturité, a Estação Central da RVC passou a ser chamada com o nome de Professor João Felipe, em homenagem ao ilustre engenheiro ferroviário cearense, nascido em Tauá, em 23 de março de 1861.
João Felipe Pereira foi Ministro das Relações Exteriores, da Agricultura e Viação e Obras Públicas do Governo do Marechal Floriano Peixoto. Professor da Politécnica do Rio de Janeiro, João Felipe foi também diretor dos Correios e Telégrafos, Inspetor de Obras Públicas do Rio de Janeiro, Presidente do Clube de Engenharia e Prefeito do antigo Distrito Federal.
Embora especializado em sistemas de águas e esgotos, tendo contratado com o Governo do Estado do Ceará o projeto de construção do sistema de águas e esgotos da Cidade de Fortaleza, o que não chegou a concluir, quando Ministro das Relações Exteriores, o engenheiro João Felipe muito contribuiu para o desenvolvimento das ferrovias no Brasil
Estação da Parangaba
A estação foi aberta com o nome de Arronches, em 1873. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Parangaba. Dali sai até hoje o ramal para Mucuripe. Atualmente serve como estação de trens metropolitanos. A estação, segundo o historiador Alexandre Gomes, ainda é a mesma aberta em 1873, tendo sido reformada em 1927, e portanto deve ser tombada. Outras fontes dizem que a estação original foi derrubada em 1939 e reconstruída em 1941
Estação original de Parangaba. Foto sem data. Autor desconhecido
Seguem fotos minhas. Pena que grades, veículos e as obras do Metrofor impediram melhores ângulos
Estrada de Ferro de Sobral
Era assentada a primeira estaca para a construção da Estrada de Ferro de Sobral em 30 junho de 1878, na localidade de Granja, inicialmente entre o Porto de Camocim e a Cidade de Sobral. Sendo concluída a sua construção, foi arrendada a firma Saboya, Albuquerque & Companhia.
Estação de Sobral, c. 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959
A estação em 2005. Foto Studio Sobral, acervo Itamar Lima
Estação do Crato
A estação do Crato foi inaugurada em 1926 já no prédio atual, com a presença do Padre Cícero e a chegada do primeiro trem foi o marco de desenvolvimento para o Cariri. Era ali a estação terminal da linha que foi um prolongamento da antiga Estrada de Ferro de Baturité, que começou a operar perto de Fortaleza no longínquo ano de 1973. Hoje esse prédio tem um valor histórico inestimável para a cidade, que em 2003 propôs a compra do patrimônio, iniciando as negociações para a compra do conjunto da RFFSA. Este conjunto incorpora os prédios da estação e do armazém e toda área da faixa de domínio da via férrea, inclusive o amplo terreno ao lado da estação (onde hoje são realizadas festas populares) e o parque de manobras. A RFFSA ficaria somente com a linha. Os trens já não passam por ali há muito anos. A Prefeitura teria de negociar com os ocupantes dos prédios e dos terrenos a sua retirada para outro local. Na área de manobras, famílias de sem-teto construíram casas de taipa. Este é um dos pontos que a Prefeitura terá que resolver antes de realizar qualquer projeto urbanístico de preservação de uma grande avenida de quase um quilômetro com 50 metros de largura, que vai do centro da cidade até o viaduto na duplicação da pista Crato-Juazeiro. Para isso, o prefeito pretende elaborar um projeto com o objetivo de conseguir recursos junto ao Governo Federal. A avenida vai desobstruir cerca de 16 ruas do Crato que estão prejudicadas com passagem dos trilhos. Os prédios da estação e dos armazéns serão ocupados pela Prefeitura e reformados. A idéia é instalar um centro de turismo. Além dos problemas já existentes, o lixo produzido pelos sem-teto toma conta da linha férrea. Durante mais de 50 anos, o trem foi o principal meio de transporte de cargas e passageiros. Este símbolo, segundo o prefeito, não deve ser destruído pelo tempo (Escrito a partir de uma notícia de um jornal local datada de 15/2/2003).
A estação do Crato em 2003. Autor desconhecido
FIM
Estação João Felipe
A edificação da Estação de Fortaleza da Estrada de Ferro de Baturité, projetada e construída com planta do engenheiro Henrique Foglare, no local do antigo cemitério de São Casemiro praticamente com mão-de-obra dos retirantes da seca de 1877
Quem foi João Felipe
Em 1946, quando era Presidente da República o Dr. José Linhares, cearense de Baturité, a Estação Central da RVC passou a ser chamada com o nome de Professor João Felipe, em homenagem ao ilustre engenheiro ferroviário cearense, nascido em Tauá, em 23 de março de 1861.
João Felipe Pereira foi Ministro das Relações Exteriores, da Agricultura e Viação e Obras Públicas do Governo do Marechal Floriano Peixoto. Professor da Politécnica do Rio de Janeiro, João Felipe foi também diretor dos Correios e Telégrafos, Inspetor de Obras Públicas do Rio de Janeiro, Presidente do Clube de Engenharia e Prefeito do antigo Distrito Federal.
Embora especializado em sistemas de águas e esgotos, tendo contratado com o Governo do Estado do Ceará o projeto de construção do sistema de águas e esgotos da Cidade de Fortaleza, o que não chegou a concluir, quando Ministro das Relações Exteriores, o engenheiro João Felipe muito contribuiu para o desenvolvimento das ferrovias no Brasil
Estação da Parangaba
A estação foi aberta com o nome de Arronches, em 1873. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Parangaba. Dali sai até hoje o ramal para Mucuripe. Atualmente serve como estação de trens metropolitanos. A estação, segundo o historiador Alexandre Gomes, ainda é a mesma aberta em 1873, tendo sido reformada em 1927, e portanto deve ser tombada. Outras fontes dizem que a estação original foi derrubada em 1939 e reconstruída em 1941
Estação original de Parangaba. Foto sem data. Autor desconhecido
Seguem fotos minhas. Pena que grades, veículos e as obras do Metrofor impediram melhores ângulos
Estrada de Ferro de Sobral
Era assentada a primeira estaca para a construção da Estrada de Ferro de Sobral em 30 junho de 1878, na localidade de Granja, inicialmente entre o Porto de Camocim e a Cidade de Sobral. Sendo concluída a sua construção, foi arrendada a firma Saboya, Albuquerque & Companhia.
Estação de Sobral, c. 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959
A estação em 2005. Foto Studio Sobral, acervo Itamar Lima
Estação do Crato
A estação do Crato foi inaugurada em 1926 já no prédio atual, com a presença do Padre Cícero e a chegada do primeiro trem foi o marco de desenvolvimento para o Cariri. Era ali a estação terminal da linha que foi um prolongamento da antiga Estrada de Ferro de Baturité, que começou a operar perto de Fortaleza no longínquo ano de 1973. Hoje esse prédio tem um valor histórico inestimável para a cidade, que em 2003 propôs a compra do patrimônio, iniciando as negociações para a compra do conjunto da RFFSA. Este conjunto incorpora os prédios da estação e do armazém e toda área da faixa de domínio da via férrea, inclusive o amplo terreno ao lado da estação (onde hoje são realizadas festas populares) e o parque de manobras. A RFFSA ficaria somente com a linha. Os trens já não passam por ali há muito anos. A Prefeitura teria de negociar com os ocupantes dos prédios e dos terrenos a sua retirada para outro local. Na área de manobras, famílias de sem-teto construíram casas de taipa. Este é um dos pontos que a Prefeitura terá que resolver antes de realizar qualquer projeto urbanístico de preservação de uma grande avenida de quase um quilômetro com 50 metros de largura, que vai do centro da cidade até o viaduto na duplicação da pista Crato-Juazeiro. Para isso, o prefeito pretende elaborar um projeto com o objetivo de conseguir recursos junto ao Governo Federal. A avenida vai desobstruir cerca de 16 ruas do Crato que estão prejudicadas com passagem dos trilhos. Os prédios da estação e dos armazéns serão ocupados pela Prefeitura e reformados. A idéia é instalar um centro de turismo. Além dos problemas já existentes, o lixo produzido pelos sem-teto toma conta da linha férrea. Durante mais de 50 anos, o trem foi o principal meio de transporte de cargas e passageiros. Este símbolo, segundo o prefeito, não deve ser destruído pelo tempo (Escrito a partir de uma notícia de um jornal local datada de 15/2/2003).
A estação do Crato em 2003. Autor desconhecido
FIM
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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Re: Trilhos no Ceará
Ó tópico é bom, mas cadê as imagens :'(
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Re: Trilhos no Ceará
É de uma versão antiga do fórum, que teve problemas. Infelizmente, não foi possível recuperar tudo...
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