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Ilustres, trago-vos um pequeno apanhado da história ferroviária do Ceará.
Montei este tópico com alguns textos e fotos que peguei na net, principalmente destes sites: http://www.ofipro.com.br/preservando/estacao.htm e http://www.estacoesferroviarias.com.br/.
Mas tem umas fotinhas minhas também.
![Tongue :P](./images/smilies/tongue.gif)
.........................................................................................Trilhos no Siará.........................................................................................
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![Imagem](http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/joaofelipe.gif)
“O primeiro apitar de trem”
No dia 3 de agosto de 1873, cerca de 8.000 fortalezenses - a quase totalidade da população da capital cearense de então! - vieram, meio assombrados, assistir, na rua do Trilho de Ferro, hoje Tristão Gonçalves, à passagem barulhenta do primeiro trem que andou espantando todo mundo, na via pública, com o seu apitar estridente e esquisito.
Naquela tarde, dava-se a experiência da locomotiva "Fortaleza". Diante da multidão basbaque, o pequenino trem, com um êxito surpreendente, rodou, cinco vezes, seguidamente, sob os mais entusiásticos aplausos, entre a estação Central, localizada no antigo Campo d'Amélia, atual praça Castro Carreira ....” Raimundo Menezes - Coisas que o vento levou... Crônicas Históricas da Fortaleza Antiga / Edesio Editor / 1938
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![Imagem](http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/jaofelipe2.jpg)
Estrada de Ferro de Baturité
Foi em 25 de março de 1870 que um grupo de empresários ilustres entenderam de impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado e, assim, resolveram se reunir e criar uma ferrovia. O Pacto foi firmado entre o Senador Tomaz Pompeu de Souza Brasil, o Bacharel Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), o Coronel Joaguim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o negociante inglês Henrique Brocklehurst e o Engenheiro Civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante.
A Companhia Cearense da Vila Férrea de Baturité foi constituída em 25 de julho do mesmo ano. Esta era a empresa para construir um caminho de ferro inicialmente até a Vila de Pacatuba, com um ramal para Maranguape.
![Imagem](http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/foto5.jpg)
Em 1971 foi instalado em Fortaleza o escritório da empresa, tento seu primeiro empregado João da Costa Weyne. O local escolhido para a instalação da estação central foi o antigo Campo D'Amélia, hoje a Praça Castro Carreira, e para a construção do "chalet" para o escritório e as oficinas o antigo Cemitério de São Casimiro. A inauguração aconteceu em 9 de julho de 1870, no Reinado de Dom Pedro II, tento como o diretor da Estrada o Engenheiro Amarílio de Vasconcelos.
![Imagem](http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/baturite20.jpg)
![Imagem](http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/baturite052.jpg)
Em 1º de julho de 1873 deu-se o assentamento dos primeiros trilhos, com a Locomotiva de Fortaleza andando sobre eles em agosto. Foi concluído em 14 de setembro de 1973 o primeiro trecho entre Fortaleza e Arronches, hoje Parangaba, sendo ele inaugurado em 29 de novembro. A primeira viagem que o trem fez sobre aquele trecho teve como tripulação o maquinista José da Rocha e Silva, foguista Henrique Pedro da Silva, chefe de trem Eloy Alves Ribeiro e guarda-freio Marcelino Leite.
![Imagem](http://i238.photobucket.com/albums/ff130/NIkolai_Gogol/locomotiva.jpg)