BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Sem grandes expectativas

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Sem grandes expectativas

Mensagem não lida por Inconfidente » 28 Nov 2009, 17:59

sidney lopes/em/d.a press - 13/2/09
Imagem
Metrô de Belo Horizonte continua precisando de recursos, mas este ano não recebeu o previsto.

A julgar pela execução orçamentária deste ano, as bancadas estaduais e comissões temáticas da Câmara dos Deputados não devem ter grandes expectativas quanto à liberação dos recursos. No ano em que a crise econômica levou cerca de R$ 60 bilhões da arrecadação prevista para o governo federal, a União não chegou a empenhar nem um terço dos valores previstos para os estados. Do total que seria destinado aos pedidos dos deputados na cota coletiva – R$ 9.406.789.285 –, restou a dotação atualizada de R$ 6,5 bilhões, dos quais apenas 26,59% haviam sido empenhados até 24 de novembro.

Para Minas Gerais, o valor aprovado no orçamento foi R$ 653,2 milhões, reduzidos para R$492 milhões. Conforme relatório obtido pela liderança do PSDB na Comissão de Orçamento, até 24 de novembro o Executivo empenhou R$ 189,7 milhões ou 38,5% do total. Para a bancada de São Paulo a situação é pior. Dos R$ 346,4 milhões que sobraram no orçamento, até agora foram empenhados R$ 42,7 milhões, ou 12,3%. O relatório aponta os valores que foram empenhados, ou seja, comprometidos mas ainda não efetivamente liquidados.

Em situação pior ficaram os deputados federais por estados do Norte, Nordeste e Sul do país. As execuções dos valores colocados para Paraíba, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraná e Piauí ficaram abaixo de 10%, chegando em alguns casos a quase zero. Por outro lado, a bancada do Distrito Federal teve o valor das emendas aumentado de R$ 215,3 milhões para R$ 730,4 milhões. Não bastasse a verba extra na dotação atualizada, tiveram empenhados 74,26% do novo valor.

As emendas colocadas pelas comissões temáticas da Câmara também foram contempladas na revisão dos recursos. As emendas de R$ 4,1 bilhões foram atualizadas para R$ 15 bilhões, dos quais praticamente metade foi comprometida no orçamento. O empenho chegou a 48,5% da nova dotação. Entre as áreas mais privilegiadas estão informática, minas e energia, reforma agrária e assuntos sociais. Os setores de comissões menos contemplados foram desenvolvimento urbano, seguridade social e família e assuntos econômicos.

Fonte: Jornal Estado de Minas de sábado, 28 de novembro de 2009, 1o caderno, sessão Política.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Sem grandes expectativas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 29 Nov 2009, 09:12

Se não estiver enganado,o MetrôBH carece de expansão e novos trens.Mas se continuar dependendo da CBTU fica difícil...Mas aí fica a minha dúvida:Vale mais para o MetrôBH a privatização ou continuar sob mando da CBTU?
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2867
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Sem grandes expectativas

Mensagem não lida por HGP » 29 Nov 2009, 09:33

Estadualização..... ;)

Avatar do usuário

Autor do tópico
Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Sem grandes expectativas

Mensagem não lida por Inconfidente » 29 Nov 2009, 10:24

André Vasconcellos escreveu:Se não estiver enganado,o MetrôBH carece de expansão e novos trens.Mas se continuar dependendo da CBTU fica difícil...Mas aí fica a minha dúvida:Vale mais para o MetrôBH a privatização ou continuar sob mando da CBTU?
Confesso que nunca pensei na hipótese de privatização, mas o que existe é uma vontade política da Prefeitura de Belo Horizonte em assumir o metrô juntamente com a iniciativa privada e o Governo de Minas. O governo federal não liberou nem o mínimo necessário para concluir algumas questões técnicas da linha 1 que opera há anos já.

O problema é que a atual gestão do governo estadual já se manifestou contrária ao projeto de PPP pois teria que subsidiar R$40 milhões por ano com o sistema. Não é muito para as finanças para o estado, com obras viárias na RMBH o estado gasta muito mais que isso anualmente.

Eu acredito que o governador tenha feito um planejamento a longo prazo e não quer abrir mão dele, mas como ele mandatoriamente vai sair em 2010 (visto que já foi reeleito) existe uma chance de o novo governador se empenhar nesta questão.

Um dos pré-candidatos ao governo estadual é o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel, muito competente na gestão municipal por cerca de 11 anos (assumiu como vice em um mandato, sendo eleito e reeleito em seguida). Caso ele venha a ganhar as prévias do PT e ganhe as eleiçõs ao Palácio da Liberdade, existe uma chance grande de a PPP virar realidade.

Avatar do usuário

Elmo
MEMBRO JR
Mensagens: 47
Registrado em: 05 Jun 2009, 04:01
Localização: Contagem - MG

Re: Sem grandes expectativas

Mensagem não lida por Elmo » 29 Nov 2009, 14:38

Há muitos interesses nessse entrave do metrô de BH e com certeza tem gente ganhando pra isso e com isso.
Imagem
Visite: Construction Family

Avatar do usuário

olhaotrem!
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16

Re: Sem grandes expectativas

Mensagem não lida por olhaotrem! » 30 Nov 2009, 12:01

Como usuário do Metrô BH, eu vou enumerar alguns problemas que vejo:

1-Superlotação e desconforto dos trens.

Por volta de 17-19 horas, quando o trem chega na Estação Central , acontece um "estouro da boiada", o carro fica tão lotado que parece uma verdadeira "lata de sardinha"(quando esta no sentido Vilarinho, dá uma certa esvaziada no SG, no sentido contrário, terá que agüentar o aperto até o Eldorado ). E a falta de um eficiente sistema de circulação de ar (lê-se ar condicionado), faz o clima ficar abafado e já presenciei alguns passageiros passarem mal na viagem quando esta na lotação máxima. Não pode esquecer daqueles bancos de fibra sem ergonomia, que compromete a nossa coluna vertebral em percursos mais longos.

2-Falta de melhorias nas estações

Apesar da limpeza exemplar, algumas estações precisam de algumas reformas:
-deveriam retirar aqueles telhas de amianto (material frágil e que absorve bastante calor) das estações mais antigas e colocar de zinco ou outro material,
-aumentar o número de bloqueios nas estações, principalmente os que aceitam o cartão BHBUS (e aceitar o Cartão Ótimo)
-melhorar a acessibilidade das estacões, com piso tátil (apenas 5 estações possuem este auxilio para os deficientes visuais), elevador (aquelas rampas íngremes e estreitas da Vila Oeste (só possui um elevador em uma das duas plataformas laterais), Zé Cândido e Floramar são prejudiciais para aqueles com mobilidade reduzida), escadas rolantes.
-construir banheiros nas estações (apenas a Lagoinha possui banheiro)
-Melhorar a ligação Estação Lagoinha-Rodoviária com uma passarela decente que liga diretamente ao saguão do Tergip
-Construir um acesso na Estação Central na Rua Sapucaí com bloqueios e elevador para deficientes e ligação direta no acesso da plataforma (Lá apenas possui uma escada (um cadeirante precisa de ser carregado) e tem que passar naquele túnelzinho estreito e assombroso que está com a restauração inacabada)
-Terminar a construção do Shopping Vilarinho

3-"Mancadas" dos OTs

Quase toda semana pelo menos um trem avança a plataforma e depois corrige o erro. Apesar de alguns raros “empata-porta” tem uns OTs que abre a porta do trem para alguns passageiros retardatários, atrasando a viagem.

4-Panes injustificadas

Os trens param lotado no meio do caminho sem uma justificativa (algumas o OT fala que está com problemas técnicos)

5-Frota pequena

Os 25 TUE já é pouco para esta demanda, e com a inauguração do Centro Administrativo, mais os 2 Shoppings que estão construindo perto de estacoes (Boulevard no Santa Efigênia e o Shopping Vilarinho) terá um grande colapso.

6-A bagunça que virou a estação de integração Sao Gabriel

Apesar da responsabilidade da Bhtrans, está um horror. Dias atras eu fui num local perto da estação para resolver problemas particulares e vi um grade desleixo. Não há seguranca (nem da guarda municipal); está cheio de ambulantes (vendendo DVD pirata e alimentos que mais parece uma "colonia de moneras"), pivetes (eu vi dois moleques bricando de bicicleta lá dentro e um mal vestido, sujo e descalço com cara que usa alguma substância ilícita) e pedintes; Toda hora passa carro particular para deixar ou pegar gente lá dentro ou recolher as mercadorias e abastecer os ambulantes (pelo que sei, só pode entrar lá dentro onibus e carros de servico da Bhtrans, DER, CBTU, e empresas de ônibus que operam lá dentro). Para piorar, o terminal é aberto (não é fechado como o Barreiro/Diamante/Venda Nova) e a integração só e feita pelo cartao BHBUS (nas linhas da bhtrans, nos metropolitanos usam os bilhetes de integração vendidos na bilheteria do metrô) e quem usa dinheiro vai pagar tarifa cheia do onibus/metrô.
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OLHA O TREM!

EFVM eu fui!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - BELO HORIZONTE (MG)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes