BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Caríssimos.
Tenho quase certeza de que a EFS sempre foi métrica, né?
Pois bem.
No interior de SP tem uma cidade que se chama Laranjal Paulista, fica a uns 180 km da capital e segundo o Estações Ferroviarias, ela é troco da EFS.
Tenho quase certeza dali ser bitola larga, pois há uma passagem de nível chegando na cidade.
Alguém pode me esclarecer?
http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/laranjal.htm
PS: Se quiserem mover..
Tenho quase certeza de que a EFS sempre foi métrica, né?
Pois bem.
No interior de SP tem uma cidade que se chama Laranjal Paulista, fica a uns 180 km da capital e segundo o Estações Ferroviarias, ela é troco da EFS.
Tenho quase certeza dali ser bitola larga, pois há uma passagem de nível chegando na cidade.
Alguém pode me esclarecer?
http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/laranjal.htm
PS: Se quiserem mover..
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
gustavo, desde o início da construção da Sorocabana (e isso ocorreu em 1875! ), a bitola escolhida foi a de 1,00m. Sua intenção era unir as cidades de Sorocaba e São Paulo. Ao longo dos anos, estendeu suas linhas em direçào à Presidente Epitácio (Linha Tronco), o ramal de Itararé e Apiaí, o ramal de Bauru, a famosérrima Mayrink - Santos, as linhas da Southern São Paulo Railway e as linhas herdadas da Compnhia Ytuana.
Após a fusão da EFS com as demais ferrovias estaduais (resultando na criação da #FEPASA), alguns trechos de suas linhas receberam bitola mista. Mas em sua essência, a EFS sempre teve bitola de 1,00m.
Após a fusão da EFS com as demais ferrovias estaduais (resultando na criação da #FEPASA), alguns trechos de suas linhas receberam bitola mista. Mas em sua essência, a EFS sempre teve bitola de 1,00m.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Nas fotos do Estações Ferroviárias, a bitola aparenta ser de 1,00m (embora as fotos não mostrem com clareza).
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Vadim, você está coberto de razão. Desde o início da construção da Sorocabana (em 1875) até os dias atuais, toda a sua linha tronco (mais os ramais de Itararé, Aguaí e Bauru) sempre foram de bitola métrica (1,00m) [excetuando-se os trechos da CPTM, atualmente com bitoal de 1,60m).VHarlamov escreveu:Nas fotos do Estações Ferroviárias, a bitola aparenta ser de 1,00m (embora as fotos não mostrem com clareza).
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Não tem algum (alguns) trecho(s) da EFS que tem bitola mista devido à intersecção entre essa ferrovia e a CPEF? Se sim, quais?
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Até onde eu sei Vadim, nunca houve linhas mistas na CPEF. Pelo menos não com a EFS.
Havia sim o encontro SPR - CPEF - EFS em Jundiaí, mas cada uma das empresas possuía leito próprio, evitando assim compartilhar vias e a obrigatoriedade de pagar por direito de passagem.
Havia sim o encontro SPR - CPEF - EFS em Jundiaí, mas cada uma das empresas possuía leito próprio, evitando assim compartilhar vias e a obrigatoriedade de pagar por direito de passagem.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Foi mal, Erick, me confundi todo. Pensei naqueles ramais todos pós-Jundiaí e pós-Mairinque (Boa Vista-Guaianã etc), bem como algumas cidade do oeste paulista. Não conheço nada da região, achei que havia trechos compartilhados. Valeu pela dica
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes