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PARABÉNS SÉRIE 4800 PELOS SEUS 50 ANOS!

Moderador: Caco

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cataclism2
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PARABÉNS SÉRIE 4800 PELOS SEUS 50 ANOS!

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:32

Tópico original por Speedy128k
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Tendo em vista uma concorrência em 1953 visando o fornecimento de mais vinte trens unidade elétricos, cada um composto de um carro-motor e dois carros-reboque, para atuar no serviço de subúrbios da capital paulista. Esse número seria aumentado para trinta até o final das negociações. A 26 de dezembro de 1956 foi assinado um contrato entre a E.F. Sorocabana e a Kawasaki Rolling Stock Mfg. Ltd., de Kobe, Japão, visando o fornecimento dessas composições. Cada TUE era composto de dois carros-reboque acoplados a um carro-motor central, podendo trabalhar quatro unidades em tração múltipla, totalizando doze carros. Eles tinham condições de trafegar em curvas com até 245 metros de raio e rampas de até 2%, com velocidade máxima de 80 km/h. Na verdade esses trens unidade elétricos, entregues em 1958, foram fabricados no Japão por um consórcio de empresas. A parte elétrica foi feita pela Tokyio Shibaura (Toshiba); as caixas pela Kawasaki Heavy Industries e os truques pela Tokiu Car Co. Eles acabaram ficando conhecidos entre os ferroviários da E.F. Sorocabana como TUEs Toshiba, uma vez que essa era a designação que eles tinham em suas placas de identificação.

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A Sorocabana comprou estes TUE's (os TUE's japoneses) para aumentar a oferta no trecho suburbano entre Mairinque e Júlio Prestes, que até então era operado por apenas três TUE's adquiridos em 1945 e que haviam recebidos vagões de cargas adaptados para transportar passageiros. Apesar de terem sido introduzidos para o serviço suburbano, os TUE's japoneses operaram também no interior do Estado, em linhas de longo percurso.

Hoje, alguns TUE's japoneses operam somente na Linha B (extensão operacional) e dois estão em operação na ferrovia subrubana de Salvador (BA), mantida pela prefeitura local. Os restantes estão abandonados em Iperó, Eng. Acrísio (perto de Alumínio) e Presidente Altino.

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Características

Formação TUE : RC+M+RC1
Fabricante : KAWASAKI - NIPPON - KINKI
Ano de Fabricação : 1958
Origem : Japão
Ano Operação : 1999
Caixa : Aço Carbono
Bitola : 1,00 m
Quantidade de Portas/Carro : 6
Linhas de operação : Linha 8
Composição Linha B : 3 Carros


Legenda
M: Carro Motor
RC: Carro Reboque com cabine de condução
RC1: Carro Reboque diferenciado com cabine de condução
Dimensões ^

Altura Carro : 3,900 m
Altura Pantogr. Abaixado : 4,500 m
Altura Pantogr. Levantado : 6,500 m
Altura Boleto ao Piso : 1,200 m
Altura Boleto ao Eixo Engate : 0,750 m
Largura Carro : 2,760 m
Largura Portas : 1,15 m
Comprimento M : 19,000 m
Comprimento RC/RC1 : 19,200 m
Peso M : 40.000 Kg
Peso RC/RC1 : 30.000 Kg
Diâmetro das Rodas : 914 mm


Capacidade e Desempenho

Esforço Trator : 7.252 Kgf
Potência Contínua : 580 Kw
Velocidade Máxima : 80 Km/h
Aceleração Máxima : 0,44 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço : 0,65 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência : 1,00 m/s²
Raio Mín Curv Horiz. : 245 m
Lotação M : 66+175
Lotação RC/RC1 : 60+170
Lotação TUE : 701


http://www.youtube.com/watch?v=zm_7RKyiW3g


Pessoal, peguei na internet algumas informaçoes sobre esse magnifico trem, está conosco há 50 anos !
Por favor, deem os parabens ou ajudem a completar o tópico.

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cataclism2
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Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:33

dmo.fepasa escreveu:Boooa Speedy! Não esqueça de se apresentar no tópico de apresentação :o


Aqui vão mais algumas fotos do Jota, retiradas do Estações Ferroviárias:

Em Itapevi
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Em Amador Bueno (velha)
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Em Amador Bueno
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Lembro também de uma foto de uma estação com "covas" para possibilitar o embarque nesses trens, já no interior, mas não estou achando


Achei algumas dessas "covas", entre Amador Bueno e Mairinque
Estação São João Novo
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Mailaski
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Gabriel Piza
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Parada Marmeleiro
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Reparem que nas fotos em que aparecem todas as covas, aparecem exatamente 3, que é o número de portas em cada lado de 1 carro dessa série, embora a formação mínima é de 3 carros.

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cataclism2
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Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:35

Evandro escreveu: Quase todas, se não me engano... sei da situação de pelo menos três delas:

São João Novo = virou velório municipal
Maylasky = conservada de forma precária pela associação dos moradores do mesmo bairro.
São Roque = virou sede da guarda municipal local.

A Parada 46 foi completamente destruída. :|

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