Mobilização por VLT em BH
Enviado: 06 Dez 2009, 10:00
Pessoal, ja existe uma vontade politica de criar uma rede de VLTs que interligasse toda a regiao metropolitana de Belo Horizonte.
Entao para que nao enchessemos esta secao do forum com cada semana um topico diferente do mesmo assunto, peco aos colegas que postassem neste topico as noticias sobre este assunto em especifico.
Abracos!
So para esclarecer melhor a situacao, existem 3 frentes de mobilizacao:
1) VLT Betim-Contagem-Belo Horizonte
Horizonte: Copa 2014
Forma Legal: Consorcio entre as Prefeituras de Betim, Contagem e Belo Horizonte
Levantamento tecnico: Concluido
Custo total: R$530mi (1/3 do custo de expansao da linha 1 do MetroBH)*
Custo por KM: R$33mi
Extensao: 17,8 KM
Trajeto: Bairro Jardim das Alterosas (Betim) - Bairro Bernardo Monteiro (Contagem) - Bairro Eldorado (Contagem) - Regiao do Barreiro (Belo Horizonte)
Integracao: Futuro VLT Barreiro-Belvedere/Vila da Serra
Estrutura: Trecho sob atual concessao da FCA (Ferrovia Centro-Atlantica).
Populacao Beneficiada (estimativa): 1 milhao em 13 cidades
Municipios contemplados: Betim, Contagem e Belo Horizonte.
*No caso de via paralela.
Em Betim:
Trajeto: Bairro Jardim das Alterosas
Iniciativa formal: Protocolo da Prefeitura de Betim para participar do Consorcio Metropolitano sobre Trilhos (04/11/09)
Reuniao ja feita: Prefeitura de Betim e Contagem com CBTU
Estudo de Viabilidade: Pendente
Em Contagem:
Estudo de Viabilidade: Concluido
Apoio: FIEMG
Reunioes ja feitas**:
. Prefeituras de Contagem e Betim com CBTU com o objetivo de avaliar a implantacao
. Prefeitura de Contagem e Transcon (Autarquia de transito e transporte de Contagem) com FIEMG para apresentar o projeto
. Prefeitura de Contagem e FIEMG em 03/11/09 com o objetivo de firmar PPP (parceria publico privada)
Proximas Reunioes:
. Prefeitura de Contagem com ANTT
. FIEMG com FCA
. FIEMG com Governo de Minas
Plano de captacao de recursos da Prefeitura de Contagem: Inclusao no PAC Mobilidade
Plano de captacao de recursos da FIEMG: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social)
Extensao: 16km
Trajeto: Bairros Bernardo Monteiro e Eldorado
Publico: 150.000 passageiros/dia
** Listadas em ordem cronologica.
Em Belo Horizonte:
Regiao: Barreiro
2) VLT Barreiro-Belvedere/Vila da Serra
Iniciativa: Agencia de Desenvolvimento da Regiao Metropolitana
Apoio: União das Associações de Bairros da Zona Sul
Estrutura: Ramal ferroviario de Aguas Claras sob uso da MRS Logistica
Trajeto: Da Regiao do Barreiro ate a divisa entre os bairros Belvedere e Vila da Serra (respectivamente nos municipios de Belo Horizonte e Nova Lima) passando pelo Bairro Olhos D'Agua (possibilidade de extensao ate o bairro Eldorado em Contagem).
Extensao: 22km
Velocidade maxima: 70km/h
Tempo gasto por viagem: 10 min (contra 90 min do onibus)
Integracao: Estacao BHBus Barreiro (possibilidade de integracao com o futuro VLT Betim-Contagem-Belo Horizonte).
Atual uso da via: Desativado entre a Mina de Aguas Claras em Nova Lima ate o Bairro Olhos D'Agua, o restante usado para transporte de cargas (com horarios ociosos).
Estudo de Viabilidade (trajeto ate o Eldorado): Concluido
Duracao de implantacao: Entre 2 e 3 anos
Custo aproximado: R$300mi
Material rodante: composicoes de 4 carros
Capacidade: 760 passageiros por composicao
Reuniao ja feita: Audiencia Publica (17/11/09) promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)
Proxima reuniao: Agencia Metropolitana com ANTT com objetivo de captar recursos
Municipios contemplados: Belo Horizonte (Regiao do Barreiro, Oeste e Centro-Sul) e Nova Lima
Municipio indiretamente beneficiado: Ibirite
Contra proposta da Prefeitura de Nova Lima: Via Estrutural Norte (avenida)
3) VLT Vilarinho-Centro Administrativo
Iniciativa: SETOP-MG(Secretaria de Estado de Obras Publicas de Minas Gerais)
Analise de criacao: Em andamento
Trajeto: Bairro Vilarinho (Regiao de Venda Nova) -Bairro Serra Verde (Regiao Norte)
Integracao: Estacao Vilarinho do Metro BH
Contra proposta: TRO (Transporte Rapido com Onibus)
Municipios contemplado: Belo Horizonte
Entao para que nao enchessemos esta secao do forum com cada semana um topico diferente do mesmo assunto, peco aos colegas que postassem neste topico as noticias sobre este assunto em especifico.
Abracos!
So para esclarecer melhor a situacao, existem 3 frentes de mobilizacao:
1) VLT Betim-Contagem-Belo Horizonte
Horizonte: Copa 2014
Forma Legal: Consorcio entre as Prefeituras de Betim, Contagem e Belo Horizonte
Levantamento tecnico: Concluido
Custo total: R$530mi (1/3 do custo de expansao da linha 1 do MetroBH)*
Custo por KM: R$33mi
Extensao: 17,8 KM
Trajeto: Bairro Jardim das Alterosas (Betim) - Bairro Bernardo Monteiro (Contagem) - Bairro Eldorado (Contagem) - Regiao do Barreiro (Belo Horizonte)
Integracao: Futuro VLT Barreiro-Belvedere/Vila da Serra
Estrutura: Trecho sob atual concessao da FCA (Ferrovia Centro-Atlantica).
Populacao Beneficiada (estimativa): 1 milhao em 13 cidades
Municipios contemplados: Betim, Contagem e Belo Horizonte.
*No caso de via paralela.
Em Betim:
Trajeto: Bairro Jardim das Alterosas
Iniciativa formal: Protocolo da Prefeitura de Betim para participar do Consorcio Metropolitano sobre Trilhos (04/11/09)
Reuniao ja feita: Prefeitura de Betim e Contagem com CBTU
Estudo de Viabilidade: Pendente
Em Contagem:
Estudo de Viabilidade: Concluido
Apoio: FIEMG
Reunioes ja feitas**:
. Prefeituras de Contagem e Betim com CBTU com o objetivo de avaliar a implantacao
. Prefeitura de Contagem e Transcon (Autarquia de transito e transporte de Contagem) com FIEMG para apresentar o projeto
. Prefeitura de Contagem e FIEMG em 03/11/09 com o objetivo de firmar PPP (parceria publico privada)
Proximas Reunioes:
. Prefeitura de Contagem com ANTT
. FIEMG com FCA
. FIEMG com Governo de Minas
Plano de captacao de recursos da Prefeitura de Contagem: Inclusao no PAC Mobilidade
Plano de captacao de recursos da FIEMG: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social)
Extensao: 16km
Trajeto: Bairros Bernardo Monteiro e Eldorado
Publico: 150.000 passageiros/dia
** Listadas em ordem cronologica.
Em Belo Horizonte:
Regiao: Barreiro
2) VLT Barreiro-Belvedere/Vila da Serra
Iniciativa: Agencia de Desenvolvimento da Regiao Metropolitana
Apoio: União das Associações de Bairros da Zona Sul
Estrutura: Ramal ferroviario de Aguas Claras sob uso da MRS Logistica
Trajeto: Da Regiao do Barreiro ate a divisa entre os bairros Belvedere e Vila da Serra (respectivamente nos municipios de Belo Horizonte e Nova Lima) passando pelo Bairro Olhos D'Agua (possibilidade de extensao ate o bairro Eldorado em Contagem).
Extensao: 22km
Velocidade maxima: 70km/h
Tempo gasto por viagem: 10 min (contra 90 min do onibus)
Integracao: Estacao BHBus Barreiro (possibilidade de integracao com o futuro VLT Betim-Contagem-Belo Horizonte).
Atual uso da via: Desativado entre a Mina de Aguas Claras em Nova Lima ate o Bairro Olhos D'Agua, o restante usado para transporte de cargas (com horarios ociosos).
Estudo de Viabilidade (trajeto ate o Eldorado): Concluido
Duracao de implantacao: Entre 2 e 3 anos
Custo aproximado: R$300mi
Material rodante: composicoes de 4 carros
Capacidade: 760 passageiros por composicao
Reuniao ja feita: Audiencia Publica (17/11/09) promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)
Proxima reuniao: Agencia Metropolitana com ANTT com objetivo de captar recursos
Municipios contemplados: Belo Horizonte (Regiao do Barreiro, Oeste e Centro-Sul) e Nova Lima
Municipio indiretamente beneficiado: Ibirite
Contra proposta da Prefeitura de Nova Lima: Via Estrutural Norte (avenida)
3) VLT Vilarinho-Centro Administrativo
Iniciativa: SETOP-MG(Secretaria de Estado de Obras Publicas de Minas Gerais)
Analise de criacao: Em andamento
Trajeto: Bairro Vilarinho (Regiao de Venda Nova) -Bairro Serra Verde (Regiao Norte)
Integracao: Estacao Vilarinho do Metro BH
Contra proposta: TRO (Transporte Rapido com Onibus)
Municipios contemplado: Belo Horizonte