BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Cesar Maia: GRAVES RISCOS PARA O METRÔ BARRA-IPANEMA

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Cesar Maia: GRAVES RISCOS PARA O METRÔ BARRA-IPANEMA

Mensagem não lida por Renanfsouza » 10 Dez 2009, 10:34

GRAVES RISCOS PARA O METRÔ BARRA-IPANEMA!

Resumo dos pontos mais relevantes levantados pelo consórcio Rio-Barra na reunião com Grupo de Moradores da Barra.

1. O Projeto Original levaria o metrô do Jardim Oceânico a Botafogo por um valor bem menor do que o novo projeto (ligação Barra a Ipanema, passando pelo Leblon). No projeto já licitado, a iniciativa privada entraria com 55,5% e o governo estadual com 45,5%. O governo chega agora a, para conseguir apoio do Rio Barra para a mudança, prometer cobrir 100%.

2. O trecho Barra/Gávea pode ter suas obras iniciadas, mas é considerado não-lucrativo pelo consórcio. Afinal, a partir da Gávea o trecho deveria seguir para Botafogo, ao invés do que quer o governo agora, ou seja, Leblon - Ipanema.

3. O novo projeto é, obviamente, uma nova obra e precisa de uma nova licitação. Uma nova licitação não sairá antes de 100 dias, o que com certeza atrasará o início das obras.

4. Por cerca de 1/10 do valor do novo projeto poderia ser feita uma ligação da Barra ao Centro passando pela Tijuca (Uruguai). O terreno também ajuda neste caso. Seria uma terceira alternativa.

5. Em termos técnicos, o novo projeto -Gávea até Ipanema- é de difícil implementação, uma vez que a partir do Jardim de Alah o terreno se torna arenoso, impossibilitando com isso o uso do TBM (Perfurador). O método substituto seria muito mais lento. Esse projeto dificilmente sairá até 2016. Em Ipanema deverá haver troca de linha, ou seja, um novo gargalo estilo estação Estácio.

6. Por conta do Rio Barra já ter vencido a licitação em 1998, pode haver intervenção jurídica ao se sentir prejudicado pela substituição do projeto. A menos que o estado ofereça vantagem para a construtora em outras obras em troca do aceite sem maiores reclamações. O novo projeto pode representar gasto 4x maior com relação ao original (Gávea-Botafogo). Que interesses poderiam motivar algo assim?

7. Impacto ambiental. O novo projeto pode -por um pequeno erro de execução- atingir fortemente a Lagoa Rodrigo de Freitas.

---

Opinião de Cesar Maia, recebida pelo newsletter do seu blog em 10/12/2009.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Cesar Maia: GRAVES RISCOS PARA O METRÔ BARRA-IPANEMA

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 10 Dez 2009, 10:48

^^Vazamento de água nos túneis do Metrô?!?!Mortes de trabalhadores durante falha na construção?!?!


Medo...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Cesar Maia: GRAVES RISCOS PARA O METRÔ BARRA-IPANEMA

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 11 Jan 2010, 12:57

Que eu saiba todas as obras que envolvem construções de túneis sem intervenções na superfície são de risco alto em sua execução, ele disse o óbvio com uma dose nada moderada de sensacionalismo. wll
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes