[CENTRAL - Ramal de Itaboraí] Estação Maruí

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

[CENTRAL - Ramal de Itaboraí] Estação Maruí

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 09:01

Nome: Maruí

Inauguração: 1871
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia Ferro-Carril Niteroiense (1871-1887)
. Estrada de Ferro Leopoldina - Linha do Litoral (1887-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA Imagem (1975-1994)
. Flumitrens Imagem - Ramal de Itaboraí (1994-1998)
. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) Imagem - Ramal de Itaboraí (1998-Atualmente)
Plataformas: 2
Uso Atual: Desativada

A Estação Maruí (ou Santana do Maruí) é uma estação desativada da CENTRAL, ou seja, mesmo desativada, a estação ainda é de responsabilidade da companhia, que inclusive mantém seguranças protegendo o patrimônio da estação. Na região, a estação é popularmente conhecida como Estação Niterói ou ainda como "Central da Flumitrens".

O que conhecemos hoje como Ramal de Itaboraí da CENTRAL foi uma parte da Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina. Em 1930, com a construção da Estação General Dutra, Maruí deixou de ser a estação terminal da Linha do Litoral em Niterói. Com as obras de construção da ponte Rio-Niterói em 1973, General Dutra foi desativada e Maruí voltou a ser a estação terminal, poucos anos antes da federalização. O Ramal de Itaboraí teve sua estação terminal em Maruí até alguns anos após a extinção da Flumitrens e o ramal passou a operar a partir da Estação Barreto, a próxima do trecho.

Em 1998 houve o processo de privatização das estradas de ferro do Rio de Janeiro. Alguns ramais foram desativados (Itaguaí e Barra do Piraí, por exemplo), outros de fato foram privatizados e hoje são de operação da Supervia. Apenas os ramais de Itaboraí e Guapimirim passaram a ser operados pela então recém criada Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL).

Fui informado que a Estação Maruí serviu de cenário para uma novela da Rede Globo.

Foi a maior estação que eu encontrei no meu percurso até Alcântara e também uma das mais bem conservadas.

Foto 1:
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Lateral
Imagem

Foto 4: Fachada
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: Placa
Imagem

Foto 8: No interior da gare existem as plataformas
Imagem

Foto 9: Mais algumas da fachada
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Caixa d'água ao fundo. Nota-se os trilhos na foto, o início do Ramal de Itaboraí
Imagem

Foto 12: A gare, de dentro do terreno da estação
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Bitola métrica. O Ramal de Itaboraí nunca foi eletrificado
Imagem

Foto 15: Km 0
Imagem

Foto 16: A partir daqui eu segui a linha. Poucos trechos estão completamente tomados por mato tanto em Niterói quanto em São Gonçalo, por isso é bem difícil se perder
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19: Eu segui pelos trilhos do ramal e a Estação Maruí ficou pra trás
Imagem

Foto 20: Esta antiga edificação fica a aproximadamente 200 metros da Estação Maruí. Fui informado que aqui funcionava uma oficina de trens
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24:
Imagem

Foto 25:
Imagem

Foto 26:
Imagem

Foto 27:
Imagem

Foto 28:
Imagem

Foto 29: Foi dai que eu vim, seguindo estes trilhos está a Estação Maruí. Dá pra notar como as casas são perto da via férrea mas provavelmente elas foram construidas após a desativação desse trecho
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-29 por Renan Souza
Contribuições: Marcus Vinicius

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 09:02

Vinicius escreveu:Essa estação é linda e suas fotos ficaram ótimas. Sempre quando eu passo pela Niterói-Manilha fico admirando ela. Mas não sabia que ela estava desativada. Pensava que os trens do ramal fantasma da Central partiam daí. E esse galpões são muito bonitos. Já tinha visto eles quando uma vez passei por dentro desse bairro. Aliás, eles lembram muito os da antiga estação Marítima.

Maruí foi a estação original de Niterói, até que em 1930 foi inaugurada a estação General Dutra, mais perto do centro da cidade. Em 1973, durante as obras de construção da Ponte Rio-Niterói, ela voltou a sua função original. E os trens partiam de dentro dela, como mostra essas fotos de 2002:

Imagem

Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 09:03

LANDRAIL escreveu:gostei desse achado, uma locomotiva U-18B da E.F. LEOPOLDINA!!! :o

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Semrush [Bot] e 0 visitante