Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Maricá - Ramal de Cabo Frio (?-1943) [1,2]
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) - Linha Auxiliar de Cabo Frio (1943-1950) [2]
. Estrada de Ferro Leopoldina (1950-1957) [2]
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) (1957-?) [2]
Uso Atual: 16ª DEAC - PCERJ
Quando sai da Estação Barreto eu prossegui pelo Ramal de Itaboraí da CENTRAL Logística à procura da Estação Neves. Não foi difícil encontrá-la porque hoje ela abriga a 16ª DEAC (Delegacia Especial de Acervo Cartorário) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Naturalmente um oficial me perguntou a razão das fotos. Eu expliquei que eram fotos para um acervo de estações ferroviárias e ele permitiu que eu continuasse.
A Estação Neves, cituada no município de São Gonçalo, foi construida na gestão de Nilo Peçanha, então Presidente da Província do Rio de Janeiro, no intuito de integrar a Estrada de Ferro Maricá à malha da então Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina visando o escoamento da produção salina da Lagoa de Araruama [2] e produtos agrícolas da Região dos Lagos para Niterói. Os principais produtos transportados nessa época eram café, fumo, milho, açúcar, aipim, abacaxi, laranja, farinha de ostra, pescados e sal [3].
Aparentemente o primeiro trecho desativado do Ramal de Cabo Frio da EF Maricá foi a partir de 1962 entre Virajaba e Cabo Frio. Não sei dizer até quando operou o trecho Neves x Virajaba.
Relação de estações e paradas do Ramal de Cabo Frio (EF Maricá) [1]:
- Estação Neves (Km 0)
- Estação Sete Pontes
- Parada Rocha
- Parada Mutondo
- Estação Raul Veiga (Km 11,250)
- Parada Pacheco
- Estação Barracão
- Parada Sacramento
- Estação Ipiíbas
- Parada Marachioba
- Estação Santa Isabel (Km 18,800)
- Parada Salvatori
- Estação Virajaba
- Parada Santa Eulália
- Parada Calaboca
- Estação Rio do Ouro (Km 25,730)
- Estação Inoã
- Parada Barreto
- Parada São José
- Parada Buriche
- Parada Itapeba
- Parada Camburi
- Estação Maricá
- Parada Bom Jardim
- Parada Inácio
- Estação Itapeteiú
- Estação Manoel Ribeiro
- Estação Joaquim Mariano
- Estação Nilo Peçanha
- Parada Jaconé
- Parada São Tiago
- Parada Caçadores
- Estação Sampaio Corrêa
- Parada Morro dos Pregos
- Parada Nazaré
- Parada Quilômetro 98
- Estação Bacaxá
- Parada Ipitangas
- Estação Ponte dos Leite
- Estação Araruama
- Parada Quilômetro 127
- Estação Iguaba Grande
- Parada Quilômetro 140
- Estação São Pedro da Aldeia
- Parada Campo Redondo
- Parada Baixa Grande
- Parada Fonseca (Posto Telegráfico)
- Estação Cabo Frio (Km 158,200)
Foto 1: Geral
Foto 2: Eu fico feliz ao ver antigas estações conservadas e com novos propósitos. Com certeza é melhor do que serem deixadas à própria sorte ruindo com o tempo e depredações. Mas eu já esperava encontrar a estação em ótimo estado - não dá pra esperar menos de uma corporação tão séria como a Polícia Civil
Foto 3: Nada restou de plataformas ou cobertura. Ela não é à beira da linha férrea como as outras do Ramal de Itaboraí, mas é bem próxima: coisa de uns 40 metros. Por baixo do asfalto devem existir os trilhos de acesso à Estação Neves
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7:
Segui meu caminho rumo à Estação Porto da Madama da CENTRAL Logística.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-7 por Renan Souza em 2007
Referências Bibliográficas
[1] Paulo Primo Bidegain. Linha Auxiliar de Maricá (antiga Estrada de Ferro Maricá) - Trens & Cia.
[2] Os Caminhos do Trem. Estrada de Ferro Maricá, <http://www.sebraerj.com.br>, acessado em 16/04/2009.
[3] Nossa História: EFM - Estrada Ferroviária Maricá. Portal da Comunidade de Itaipuaçu, acessado em 16/04/2009.