Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
Enviado: 18 Dez 2009, 03:00
Trecho inacabado da Ferrovia do Aço próximo à Belo Horizonte
A Ferrovia do Aço foi projetada na década de 1970 para escoar a produção de minério de ferro de Minas Gerais para a CSN em Volta Redonda/RJ e para a COSIPA em Cubatão/SP. Como o traçado passaria por um terreno muito acidentado, o projeto previa uma quantidade absurda de viadutos e túneis, o maior deles com mais de 8 quilômetros, o que exigiria uma linha duplicada e eletrificada. Apenas o trecho entre Volta Redonda e Itabirito/MG foi construído, sendo que o trecho entre Minas e São Paulo não foi sequer iniciado. Há um trecho de cerca de 30 quilômetros entre o final da Ferrovia do Aço, em Itabirito e Belo Horizonte onde há vários trechos abandonados por onde iriam passar os trens, mas infelizmente ele nunca foi concluído. É bom frisar que o material da eletrificação da ferrovia (locomotivas, transformadores, etc.), importado da Inglaterra e que custou mais de meio bilhão de dólares (valores da época!), apodrece num galpão da antiga RFFSA em Cruzeiro/SP.
Abaixo vão algumas fotos e imagens que eu encontrei na Internet sobre este trecho não concluído, sendo um monumento ao descaso do poder público de nosso país.
01. Viaduto sobre o Rio Arrudas, na divisa entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: Jairo Nunes (Panoramio)
02. Teria cerca de 350 metros de comprimento.
Foto: Zezim (Panoramio)
03. Visto do satélite.
04. Túnel 1, entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: guguomais (Panoramio)
05. Possui cerca de 450 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
06. Trecho entre os túneis 1 e 2.
Foto: guguomais (Panoramio)
07. Trecho entre os túneis 1 e 2 visto do satélite.
08. Túnel 2, com cerca de 2.200 metros de comprimento.
Foto: gugomais (Panoramio)
09. Trecho entre os túneis 2 e 3.
Foto: guguomais (Panoramio)
10. Traçado da ferrovia entre os túneis 2 e 3.
Foto: Petterson Guerra (Panoramio)
11. Túnel 3, com cerca de 290 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
12. Trecho entre os túneis 3 e 4. O túnel quatro possui cerca de 220 metros de comprimento e situa-se entre Sabará e Nova Lima.
Foto: gugomais (Panoramio)
13. Visto do satélite, um corte num alto de um morro próximo à Nova Lima/MG, com cerca de 140 metros de extensão.
14. Cortes vistos a partir do satélite, próximo à Itabirito/MG.
15. Terminal Ferroviário de Andaimes, em Itabirito. É aqui onde termina (ou começa) a Ferrovia do Aço. No lado esquerdo é possível ver a entrada de um túnel de cerca de 940 metros de extensão por onde deveriam continuar os trilhos em direção à Belo Horizonte.
16. Já na outra extremidade da Ferrovia do Aço, próximo à Barra Mansa/RJ, jaz este viaduto (o da esquerda), com cerca de 700 metros de extensão.
Foto: João BC Reis (Panoramio)
17. Não consegui maiores informações sobre ele, mas acredito que seria parte de uma interligação entre a Ferrovia do Aço com o Ramal de São Paulo da EFCB, que passa ali por perto.
Se alguém possuir maiores informações ou fotos sobre este ou eventuais outros trechos da Ferrovia do Aço abandonados, por favor contribua.
A Ferrovia do Aço foi projetada na década de 1970 para escoar a produção de minério de ferro de Minas Gerais para a CSN em Volta Redonda/RJ e para a COSIPA em Cubatão/SP. Como o traçado passaria por um terreno muito acidentado, o projeto previa uma quantidade absurda de viadutos e túneis, o maior deles com mais de 8 quilômetros, o que exigiria uma linha duplicada e eletrificada. Apenas o trecho entre Volta Redonda e Itabirito/MG foi construído, sendo que o trecho entre Minas e São Paulo não foi sequer iniciado. Há um trecho de cerca de 30 quilômetros entre o final da Ferrovia do Aço, em Itabirito e Belo Horizonte onde há vários trechos abandonados por onde iriam passar os trens, mas infelizmente ele nunca foi concluído. É bom frisar que o material da eletrificação da ferrovia (locomotivas, transformadores, etc.), importado da Inglaterra e que custou mais de meio bilhão de dólares (valores da época!), apodrece num galpão da antiga RFFSA em Cruzeiro/SP.
Abaixo vão algumas fotos e imagens que eu encontrei na Internet sobre este trecho não concluído, sendo um monumento ao descaso do poder público de nosso país.
01. Viaduto sobre o Rio Arrudas, na divisa entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: Jairo Nunes (Panoramio)
02. Teria cerca de 350 metros de comprimento.
Foto: Zezim (Panoramio)
03. Visto do satélite.
04. Túnel 1, entre Belo Horizonte e Sabará.
Foto: guguomais (Panoramio)
05. Possui cerca de 450 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
06. Trecho entre os túneis 1 e 2.
Foto: guguomais (Panoramio)
07. Trecho entre os túneis 1 e 2 visto do satélite.
08. Túnel 2, com cerca de 2.200 metros de comprimento.
Foto: gugomais (Panoramio)
09. Trecho entre os túneis 2 e 3.
Foto: guguomais (Panoramio)
10. Traçado da ferrovia entre os túneis 2 e 3.
Foto: Petterson Guerra (Panoramio)
11. Túnel 3, com cerca de 290 metros de comprimento.
Foto: guguomais (Panoramio)
12. Trecho entre os túneis 3 e 4. O túnel quatro possui cerca de 220 metros de comprimento e situa-se entre Sabará e Nova Lima.
Foto: gugomais (Panoramio)
13. Visto do satélite, um corte num alto de um morro próximo à Nova Lima/MG, com cerca de 140 metros de extensão.
14. Cortes vistos a partir do satélite, próximo à Itabirito/MG.
15. Terminal Ferroviário de Andaimes, em Itabirito. É aqui onde termina (ou começa) a Ferrovia do Aço. No lado esquerdo é possível ver a entrada de um túnel de cerca de 940 metros de extensão por onde deveriam continuar os trilhos em direção à Belo Horizonte.
16. Já na outra extremidade da Ferrovia do Aço, próximo à Barra Mansa/RJ, jaz este viaduto (o da esquerda), com cerca de 700 metros de extensão.
Foto: João BC Reis (Panoramio)
17. Não consegui maiores informações sobre ele, mas acredito que seria parte de uma interligação entre a Ferrovia do Aço com o Ramal de São Paulo da EFCB, que passa ali por perto.
Se alguém possuir maiores informações ou fotos sobre este ou eventuais outros trechos da Ferrovia do Aço abandonados, por favor contribua.