Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta Botafogo-Pavuna
RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta segunda-feira a estação de metrô General Osório, em Ipanema. Em seguida, o presidente, junto com o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, embarcou em direção à estação Maracanã sem baldeação por meio da ligação direta entre as linhas 1 e 2, também inaugurada nesta segunda-feira. No entanto, a nova estação só será aberta ao público na terça-feira, quando também os passageiros poderão fazer a conexão Pavuna-Botafogo em horários determinados. A novidade reduz em 13 minutos o tempo de viagem. O intervalo entre os trens também será reduzido para dois minutos e quarenta e cinco segundos nos horários de pico, entre as estações Central e Botafogo, trecho onde as composições das duas linhas estarão circulando.
No mesmo instante em que Lula e a comitiva viajavam, passageiros enfrentavam mais problema no metrô. Entre 18h25m e 18h50m, as bilheterias das estações de Cantagalo e Uruguaiana foram fechadas. Houve um problema no sistema de fechamento de portas de um trem no Largo do Machado. Segundo a concessionária, as bilheterias foram interditadas para evitar o acúmulo de passageiros nas plataformas. Por causa do problema, os intervalos entre as composições ficaram maiores.
Saiba como não se perder com as novidades no metrô
A conexão Pavuna-Botafogo será implantada de forma gradual até fevereiro, quando está prevista a conclusão da estação Cidade Nova, em frente à Prefeitura. Até o dia 22 de fevereiro, os trens da Linha 2 somente vão fazer a ligação direta nos horários de maior movimento: das 17h às 19h nos dias úteis. No horário entre 5h e 8h dos dias úteis, os trens vão circular somente da Pavuna até a Glória. Nos demais horários e nos finais de semana e feriados, ainda haverá a transferência na estação Estácio.
Para que o passageiro não fique perdido com tantas novidades, o metrô vai orientar os usuários por meio de avisos sonoros dentro dos carros, por placas de identificação na frente dos trens, em painéis luminosos na parte superior da porta de cada carro e por 120 televisores de LCD de 42 polegadas que foram instalados de Central a Botafogo, sendo 12 por estação. Além disso, promotores e funcionários da concessionária estarão nas estações para orientar e tirar dúvidas dos clientes, além de distribuir um milhão de folhetos explicativos.
Para a viagem inaugural com o presidente Lula, o trem partiu excepcionalmente da nova estação general osório para fazer a ligação direta com a Linha 2, que só será feita entre Botafogo e Pavuna. Quem embarcar na Linha 2 nos dias úteis entre 5h e 8h e entre 17h e 19h com destino a uma das estações de Copacabana ou General Osório, em Ipanema, poderá desembarcar em qualquer estação a partir de Central e embarcar no trem seguinte com destino a General Osório.
Nestes dias e horários, os passageiros da Linha 2 que precisam chegar às estações da Tijuca (Saens Peña, São Francisco Xavier e Afonso Pena), Estácio ou Praça Onze deverão desembarcar na Central e aguardar na mesma plataforma o trem da Linha 1 no sentido contrário, direção Saens Peña. Os clientes que partem da Linha 1 com destino a estações da Linha 2 poderão desembarcar entre Central e Glória ou em Botafogo, dependendo do horário, para efetuar a troca de trens e seguir viagem.
Será publicado também nesta terça-feira no Diário Oficial a mudança do ponto de partida dos ônibus do Metrô de Superfície para a Gávea e o Barra Expresso, para a Barra da Tijuca. Em vez da estação Siqueira Campos, eles passarão a sair da estação General Osório. De acordo com o Metrô Rio, a viagem Ipanema-Gávea está prevista para funcionar no sábado. Até lá, a integração continua na estação antiga. Já em relação ao Barra Expresso, não há ainda data para a mudança.
as obras para o novo serviço causaram um aumento no intervalo entre os trens, deixando a linha 2 mais superlotada. A situação não deve melhorar antes de 2011, quando começam a chegar novos trens, mas será amenizada a partir de terça, quando os passageiros poderão usufruir das novidades. Sem a baldeação no Estácio, o tempo de viagem entre Botafogo e Pavuna vai cair 13 minutos. Os intervalos nos horários de pico, entre Central e Botafogo, passarão de 4m10s para 2m45s.
No último mês, o serviço oferecido pela concessionária tem apresentado problemas e recebido muitas críticas da população. na sexta-feira, quem precisava chegar a copacabana tinha que seguir de ônibus a partir de botafogo . Dois dias antes, na quarta-feira, um problema no sistema de fechamento de portas do metrô fez o serviço operar com intervalos irregulares. passageiros chegaram a viajar em vagão aberto e sem luz na composição superlotada que seguia para manutenção.
A confusão fez com que o diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, admitisse publicamente que o sistema está operando perto do limite . Segundo ele, a frota de 33 trens pode levar pouco mais de 600 mil passageiros por dia. Nos dias úteis, ela vêm operando com uma média de 550 mil usuários, sem qualquer trem reserva.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/12 ... 306157.asp
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 258
- Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
- Contato:
Re: Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta
Vamos visitar a estação sábado?
[]s
[]s
Re: Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta
Parabéns Rio de Janeiro!!!!! app app app app app app
-
Autor do tópico - MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta
Segundo meu tio,esse esquema provisório está horrível,segundo ele tem confusão do pessoal q faz o transbordo na Glória e em certos casos os Metrôs estão parando na estação Central,ou seja é confusão pra entrar e sair
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta
Acho que é normal de primeiros dias. Com o tempo acertam (só espero que não demorem! ).
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta
Venho visitando semanalmente a ligação Pavuna-Botafogo, e constatei que melhora efetiva não está sendo sentida pelos usuários e nem por quem entende do assunto, é um tal de Seguranças ficarem conversando e passando rádio com os condutores dos Trens do sentido Zona Norte, um tal de andar bom placa verde "pavuna/Botafogo" pelas plataformas, em São Cristóvão só falta ter um balcão no sentido Central pois tem até fiscal (é, fiscal no metrô, a que ponto chegamos), o condutor tem tempo pra sair da cabine, ficar conversando com esse fiscal, pegar a placa verde escrito Botafogo que ele fica guardando aproximadamente 5 minutos que pelo visto é o tempo de sincronia entre as linhas 1 e 2 na Central, no sentido Zona Sul o que está sendo percebido é que não é seguida uma ordem nas partidas, ao invés de passar um Ipanema e outro Botafogo intervaladamente, está passando 2 para Ipanema e 1 para Botafogo e as vezes 2 Botafogo e 1 Ipanema.
Quando um Trem está fazendo manobra no retorno da estação Botafogo, sempre passa um Trem indo para a Saens Peña e o sistema de pilotagem altomática aplica EMG no Trem sempre em cima do AMV, como é que pode uma via lateral com um Trem parado ao lado de outro dar falsa ocupação na via do outro que está desocupada???
Nem o CCO está se entendendo com os condutores, no dia 28 de dezembro eu embarquei em um Trem no Estácio no sentido Zona Sul/Ipanema, quando o Trem saiu da Central aplicou EMG, até ae tudo bem, pelo o tempo que eu contei tinha acabado de descer um Trem vindo da Linha 2 e que devia estar na estação a frente que é Presidente Vargas, mas o condutor tentou liberar os freios do Trem por 6 vezes, e o Trem só respondeu 3 vezes ao comando de acelerar, mas percorria alguns metros e novamente aplicava Emergência, o condutor chegou a pedir desculpas aos passageiros atravéz do sistema de som do Trem e informou que o Trem havia perdido contato com a sinalização e que ele estava solicitando auxílio ao CCO para seguir manualmente, quase 1 minuto para receber resposta do CCO, o Trem só voltou a responder aos comandos do sistema de pilotagem altomática na estação Carioca quando aplicou EMG já parado na plataforma, 3 estações circulando as cegas sem ser reconhecido pela sinalização da Linha 1.
Quando um Trem está fazendo manobra no retorno da estação Botafogo, sempre passa um Trem indo para a Saens Peña e o sistema de pilotagem altomática aplica EMG no Trem sempre em cima do AMV, como é que pode uma via lateral com um Trem parado ao lado de outro dar falsa ocupação na via do outro que está desocupada???
Nem o CCO está se entendendo com os condutores, no dia 28 de dezembro eu embarquei em um Trem no Estácio no sentido Zona Sul/Ipanema, quando o Trem saiu da Central aplicou EMG, até ae tudo bem, pelo o tempo que eu contei tinha acabado de descer um Trem vindo da Linha 2 e que devia estar na estação a frente que é Presidente Vargas, mas o condutor tentou liberar os freios do Trem por 6 vezes, e o Trem só respondeu 3 vezes ao comando de acelerar, mas percorria alguns metros e novamente aplicava Emergência, o condutor chegou a pedir desculpas aos passageiros atravéz do sistema de som do Trem e informou que o Trem havia perdido contato com a sinalização e que ele estava solicitando auxílio ao CCO para seguir manualmente, quase 1 minuto para receber resposta do CCO, o Trem só voltou a responder aos comandos do sistema de pilotagem altomática na estação Carioca quando aplicou EMG já parado na plataforma, 3 estações circulando as cegas sem ser reconhecido pela sinalização da Linha 1.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante