[EF Leopoldina] Estação Bongaba
Enviado: 02 Jan 2010, 01:07
Estação Bongaba
A Estação Bongaba foi uma importante estação da Baixada Fluminense. Ela foi aberta pela EF Leopoldina, e nela havia o entroncamento com a EF Barão de Mauá que seguia até Vila Inhomirim. Até poucos anos a estação ainda servia ao Ramal de Guapimirim da CENTRAL Logística, mas hoje em dia o trem simplesmente passa direto enquanto a estação perece com a ação do tempo. Pelo Ramal de Guapimirim ela se localiza entre a Parada Mauá e a Parada Meia Noite, no município de Duque de Caxias.
As fotos foram tiradas com o trem em movimento, por isso ficaram um pouco embaçadas.
Foto 1: A antiga Bongaba, praticamente em ruinas
Foto 2: Plataforma
Foto 3:
Dia 26/04/2009 - Fotos e relatos pelo forista Eduardo Moreira.
Foto 4: Estação (PT) de Bongaba, totalmente abandonada. Note a plataforma no canto esquerdo
Foto 5: Face da estação (PT) de frente para os trilhos
Foto 6: Plataforma de Bongaba, bastante extensa. Os trilhos seguem no sentido Saracuruna
Foto 7: Dístico da estação (PT)
Foto 8: Casa atrás de Bongaba. Não sei se fazia parte da ferrovia, mas os trilhos da EF Mauá passavam ao lado desta casa, cortando a plataforma de Bongaba, que na época não era tão comprida como é hoje em dia
Foto 9: Outro panorama dos trilhos e da extensa plataforma, no sentido Saracuruna
Foto 10:
Foto 11: Bongaba, antes da minha partida em direção ao Rio Inhomirim, em busca de vestígios de alguma ponte (não pude verificar isso, vejam o porquê no vídeo)
Foto 12: Nesta foto, um detalhe: este poste com uma roldana na ponta servia para o manobrador da estação efetuar a mudança de via sem sair de dentro da estação. Ele puxava o cabo e pronto, o AMV era acionado. Este agente foi tio de um amigo do forista Eduardo Moreira
Vídeo 1:
Créditos
Texto: Renan Souza e Eduardo Moreira
Fotos: 1-3 por Renan Souza, em 11/2009 e 4-12 por Eduardo Moreira, em 26/04/2009
Vídeo: Eduardo Moreira
Contribuições: Guilherme Pinho
A Estação Bongaba foi uma importante estação da Baixada Fluminense. Ela foi aberta pela EF Leopoldina, e nela havia o entroncamento com a EF Barão de Mauá que seguia até Vila Inhomirim. Até poucos anos a estação ainda servia ao Ramal de Guapimirim da CENTRAL Logística, mas hoje em dia o trem simplesmente passa direto enquanto a estação perece com a ação do tempo. Pelo Ramal de Guapimirim ela se localiza entre a Parada Mauá e a Parada Meia Noite, no município de Duque de Caxias.
As fotos foram tiradas com o trem em movimento, por isso ficaram um pouco embaçadas.
Foto 1: A antiga Bongaba, praticamente em ruinas
Foto 2: Plataforma
Foto 3:
Dia 26/04/2009 - Fotos e relatos pelo forista Eduardo Moreira.
Foto 4: Estação (PT) de Bongaba, totalmente abandonada. Note a plataforma no canto esquerdo
Foto 5: Face da estação (PT) de frente para os trilhos
Foto 6: Plataforma de Bongaba, bastante extensa. Os trilhos seguem no sentido Saracuruna
Foto 7: Dístico da estação (PT)
Foto 8: Casa atrás de Bongaba. Não sei se fazia parte da ferrovia, mas os trilhos da EF Mauá passavam ao lado desta casa, cortando a plataforma de Bongaba, que na época não era tão comprida como é hoje em dia
Foto 9: Outro panorama dos trilhos e da extensa plataforma, no sentido Saracuruna
Foto 10:
Foto 11: Bongaba, antes da minha partida em direção ao Rio Inhomirim, em busca de vestígios de alguma ponte (não pude verificar isso, vejam o porquê no vídeo)
Foto 12: Nesta foto, um detalhe: este poste com uma roldana na ponta servia para o manobrador da estação efetuar a mudança de via sem sair de dentro da estação. Ele puxava o cabo e pronto, o AMV era acionado. Este agente foi tio de um amigo do forista Eduardo Moreira
Vídeo 1:
Créditos
Texto: Renan Souza e Eduardo Moreira
Fotos: 1-3 por Renan Souza, em 11/2009 e 4-12 por Eduardo Moreira, em 26/04/2009
Vídeo: Eduardo Moreira
Contribuições: Guilherme Pinho