RIO - O Ministério Público estadual (MP) instaurou inquérito para apurar as falhas na prestação de serviço do metrô. Em meio à enxurrada de problemas enfrentados pelos usuários, nesta quinta-feira o governador Sérgio Cabral criticou a concessionária Metrô Rio e disse ter enviado um "e-mail dasaforado" ao presidente da empresa. Já o deputado estadual Alessandro Molon (PT) enviou um ofício à Agetransp (agência reguladora reponsável pela fiscalização das concessões do sistema estadual de transportes) pedindo explicações ao órgão.
O governador afirmou que a concessionária não estava preparada para atender ao aumento da demanda de passageiros, ocorrida a partir de dezembro, após inauguração da ligação da ligação direta Pavuna-Botafogo e a mudança da estação de baldeação entre as linhas 1 e 2, que passou a ser feita na Central do Brasil.
- Eu mandei um e-mail desaforado para o presidente do metrô. Eu não sou agência reguladora, mas acho um absurdo. Você diz: "Acabou a baldeação no Estácio. Você vai direto". O que aconteceu? Aumentou o número de passageiros. É óbvio, mas você tinha que estar preparado - disse Cabral durante a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Ladeira dos Tabajaras e no Morro dos Cabritos , na Zona Sul.
Promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Carlos Andresano Moreira quer saber se a concessionária e a Agetransp têm estudos que atestem a viabilidade técnica da transferência da baldeação, antes feita no Estácio.
- Precisamos checar se há um material que embase essa mudança. Se não houver, é sinal de que a alteração implica apenas num prejuízo aos usuários, que convivem com superlotação, atraso das composições, falta de informação e outros problemas. Tememos que, em algum momento ocorra um tumulto, um quebra quebra numa das estações - adiantou o promotor Ardesano Moreira.
Segundo ele, a Promotoria de Cidadania vai abrir outro inquérito para apurar a lisura da extensão do contrato de concessão, acertada em 2007 pela Metrô Rio e pelo governo do estado. Na ocasião, o compromisso original, que terminaria em 2018, foi prorrogado por mais 20 anos.
O deputado estadual Alessandro Molon esteve na reunião com os promotores, realizada na tarde desta quinta-feira no MP, e comemorou a instauração do procedimento. O parlamentar qualificou a retirada da baldeação do Estácio como uma "gambiarra":
- Em troca dessa gambiarra, o governo do estado garantiu à concessionária a exploração do serviço por mais duas décadas. O projeto original apontava a Carioca como o local mais preparado para receber a baldeação, e previa a construção da Estação Cruz Vermelha. Nada disso foi feito, e a concessionária gastou muito menos.
Em resposta às críticas feitas pelo governador Sergio Cabral, a Metrô Rio emitiu uma nota afirmando que "tem mantido as autoridades informadas sobre todas as providências que estão sendo tomadas para reduzir o mais rapidamente possível os intervalos entre os trens".
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/01 ... 532432.asp
Notícia do site G1:
O Ministério Público (MP) do estado do Rio de Janeiro instaurou, na quinta-feira (14), inquérito civil para apurar os transtornos enfrentados pelos usuários do Metrô Rio desde o início da operação da Linha 1A.
O procedimento foi aberto pelo promotor Carlos Andresano Moreira, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, com base nos casos de superlotação de composições, atrasos, panes, excesso de calor e outras queixas feitas pelos usuários desde a inauguração da ligação direta Pavuna-Botafogo.
A medida foi adotada após reunião realizada na quinta-feira à tarde no MP entre promotores, o deputado estadual Alessandro Molon (PT), que na terça-feira foi ao gabinete do procurador-geral de Justiça Cláudio Lopes discutir o assunto, e os engenheiros Fernando Mac Dowell e William Howell, especialistas no assunto.Os dois técnicos preparam um estudo para auxiliar o trabalho do promotor Carlos Andresano.
“O Ministério Público está atento a todas as reclamações. A partir de agora, com o inquérito, o MP tomará todas as providências cabíveis para solucionar os problemas no serviço, buscando assim diminuir os percalços que os passageiros vêm sofrendo”, diz o promotor.
O promotor considera que as queixas apontam “a falta de estrutura mínima à prestação de um bom atendimento”. Entre outras medidas, ele solicita esclarecimentos da empresa concessionária Opportrans sobre o projeto da Linha 1A e a aquisição de novos trens.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) também será oficiada para informar sobre processos administrativos para apurar incidentes ou o descarrilamento de uma composição no pátio de manutenção, no dia seguinte à inauguração da estação General Osório.
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... METRO.html
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MP investigará problemas no metrô
Moderador: Guilherme Pinho
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MP investigará problemas no metrô
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Re: MP investigará problemas no metrô
Então quer dizer que no dia 22 os problemas na linha 1A foram por conta de uma composição que descarrilou no CM???
Então aquela falha que havia nos trilhos após Central no sentido Pavuna não foi apenas uma coincidência, pelo barulho que tá fazendo acho que nem soldas fizeram, parece que usaram talas.
Então aquela falha que havia nos trilhos após Central no sentido Pavuna não foi apenas uma coincidência, pelo barulho que tá fazendo acho que nem soldas fizeram, parece que usaram talas.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
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Re: MP investigará problemas no metrô
Vídeo de uma entrevista do deputado estadual Alessandro Molon ao programa Repórter Rio da TvBrasil sobre a ação judicial:
Curta,mas dá pra entender o que ele procura com a ação judicial e uma mostra dos problemas do serviço...
Enquanto isso,em Saens Peña..
Sobrou para a Tijuca. Essa é a avaliação que alguns usuários tijucanos fazem do novo serviço do metrô, desde a inauguração da ligação Pavuna — Botafogo, em 21 de dezembro. A conexão, que, em tese, facilitaria a vida de quem usa a Linha 2, diminuindo o tempo de viagem entre a Zona Norte e o Centro em 13 minutos, e que aumentaria o número de trens no trajeto Centro e Zona Sul, deixou de lado o trecho da Linha 1 que corresponde às quatro estações da Grande Tijuca. Para quem embarca ou desembarca nas plataformas de Estácio, Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, as mudanças vieram para pior.
Entre as reclamações mais frequentes dos usuários do trecho da Tijuca estão a superlotação, a diminuição do número de vagões na Linha 1, a confusão e o desencontro de informações, as panes no ar-condicionado, composições que ficam paradas entre uma estação e outra, e o aumento no tempo de espera nas plataformas e também no tempo de viagem.
Em meio a inúmeras queixas após o fim da baldeação na estação Estácio, com a construção da conexão direta Pavuna-Botafogo, o Metrô Rio admite falhas na operação e alega estar com problemas na regularidade dos trens.
— O benefício ainda não chegou para os tijucanos — admite o diretor de relações institucionais do Metrô Rio, Joubert Flores. — Mas estamos fazendo os ajustes para que ele chegue em breve.
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/pos ... 257352.asp A reportagem completa é somente acessível para assinantes
MAS QUE BENEFÍCIOS QUE OS SENHORES DO METRÔ RIO ESTÃO VENDO?????
Curta,mas dá pra entender o que ele procura com a ação judicial e uma mostra dos problemas do serviço...
Enquanto isso,em Saens Peña..
Sobrou para a Tijuca. Essa é a avaliação que alguns usuários tijucanos fazem do novo serviço do metrô, desde a inauguração da ligação Pavuna — Botafogo, em 21 de dezembro. A conexão, que, em tese, facilitaria a vida de quem usa a Linha 2, diminuindo o tempo de viagem entre a Zona Norte e o Centro em 13 minutos, e que aumentaria o número de trens no trajeto Centro e Zona Sul, deixou de lado o trecho da Linha 1 que corresponde às quatro estações da Grande Tijuca. Para quem embarca ou desembarca nas plataformas de Estácio, Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, as mudanças vieram para pior.
Entre as reclamações mais frequentes dos usuários do trecho da Tijuca estão a superlotação, a diminuição do número de vagões na Linha 1, a confusão e o desencontro de informações, as panes no ar-condicionado, composições que ficam paradas entre uma estação e outra, e o aumento no tempo de espera nas plataformas e também no tempo de viagem.
Em meio a inúmeras queixas após o fim da baldeação na estação Estácio, com a construção da conexão direta Pavuna-Botafogo, o Metrô Rio admite falhas na operação e alega estar com problemas na regularidade dos trens.
— O benefício ainda não chegou para os tijucanos — admite o diretor de relações institucionais do Metrô Rio, Joubert Flores. — Mas estamos fazendo os ajustes para que ele chegue em breve.
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/pos ... 257352.asp A reportagem completa é somente acessível para assinantes
MAS QUE BENEFÍCIOS QUE OS SENHORES DO METRÔ RIO ESTÃO VENDO?????
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