[Notícia] Bondes renovados voltam a circular em Santa Teresa
Enviado: 16 Jan 2010, 00:34
Bondinhos renovados voltam a circular em Santa Teresa
RIO - Os bondes modernizados de Santa Teresa voltaram a circular pelas ladeiras do bairro. A medida, que fez diminuir o tempo de espera dos passageiros, aumentou a preocupação dos moradores em relação à segurança do meio de transporte. Os novos veículos estavam parados na garagem desde agosto, quando um deles foi atingido por um táxi e, desgovernado, atropelou e matou a professora Andréa de Jesus Resende, de 29 anos. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (Crea-RJ), que estava investigando o acidente, vai concluir um relatório na próxima semana e, segundo um dos conselheiros, há indícios de falhas no projeto de modernização.
- A caixa do sistema de freio do bonde fica muito exposta. Qualquer batida pode danificá-la. O ideal seria mudar a posição da caixa - disse o vice-presidente do conselho, Luiz Antônio Cosenza.
Segundo a Secretaria estadual de Transportes, o sistema de freios dos bondes modernizados, além de mais seguro do que o antigo, foi desenvolvido de acordo com normas nacionais e internacionais de segurança de transporte sobre trilhos. A secretaria acrescentou que o sistema foi aprovado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/01 ... 540525.asp
RIO - Os bondes modernizados de Santa Teresa voltaram a circular pelas ladeiras do bairro. A medida, que fez diminuir o tempo de espera dos passageiros, aumentou a preocupação dos moradores em relação à segurança do meio de transporte. Os novos veículos estavam parados na garagem desde agosto, quando um deles foi atingido por um táxi e, desgovernado, atropelou e matou a professora Andréa de Jesus Resende, de 29 anos. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (Crea-RJ), que estava investigando o acidente, vai concluir um relatório na próxima semana e, segundo um dos conselheiros, há indícios de falhas no projeto de modernização.
- A caixa do sistema de freio do bonde fica muito exposta. Qualquer batida pode danificá-la. O ideal seria mudar a posição da caixa - disse o vice-presidente do conselho, Luiz Antônio Cosenza.
Segundo a Secretaria estadual de Transportes, o sistema de freios dos bondes modernizados, além de mais seguro do que o antigo, foi desenvolvido de acordo com normas nacionais e internacionais de segurança de transporte sobre trilhos. A secretaria acrescentou que o sistema foi aprovado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/01 ... 540525.asp