BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Volta dos Trens Regionais


Autor do tópico
jplopes
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Jun 2009, 17:01

Volta dos Trens Regionais

Mensagem não lida por jplopes » 31 Dez 2010, 09:26

Abaixo o link para download da publicação do primeiro relatório do Grupo de Trabalho Permanente da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e CPTM que estuda o retorno dos trens regionais:

http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/Li ... ez2010.pdf

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Volta dos Trens Regionais

Mensagem não lida por AGV » 31 Dez 2010, 13:38

Entre SP e Santos, quem sabe um túnel de cerca de 15/20km ligando a ZS de SP ao "pé da serra", já no litoral e dali mais alguns km em superfície até Santos.

Um trem rápido entre estas cidades (entre outras) seria um excelente serviço à popolação.


Muibo boa, a publicação e principalmente a atenção do Governo do Estado de São Paulo a este assunto.

Abss! okk


Jorge Luis
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Volta dos Trens Regionais

Mensagem não lida por Jorge Luis » 30 Jan 2013, 12:24

SP publica aviso de MIP para trens intercidades

28/01/2013

O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira (24/01), um chamamento público para que os interessados apresentem manifestações de interesse para o desenvolvimento de estudos e modelagem para a implantação de 431 km de linhas de trens intercidades. A rede integrada de linhas ferroviárias de passageiros abrangerá as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, e se conectará a uma estação central na cidade de São Paulo.

No final de novembro, a Estação da Luz Participações (EDLP) e o BTG Pactual apresentaram a Manifestação de Interesse Privado (MIP) para o projeto (BTG Pactual e EDLP apresentam o Trem Intercidades). Segundo a publicação no Diário Oficial, o projeto apresentado pelas duas empresas foi considerado “relevante e aderente aos planos de expansão das ligações de passageiros por trens regionais, e à acolhida do CGPPP sob a condição de Proposta Preliminar de PPP”.

A MIP apresentada deve ter o projeto de engenharia; o estudo de demanda; a análise de viabilidade econômico e financeira; a análise dos aspectos operacionais; a análise dos aspectos jurídicos institucionais e o modelo de remuneração. Os interessados têm até 08 de fevereiro para apresentar a MIP requerendo a autorização para realização dos estudos. E seis meses para a conclusão e apresentação dos estudos desenvolvidos.

Segundo o chamamento publicado, o aproveitamento dos estudos não obriga ao poder público contratar o objeto do projeto de PPP. No caso de aproveitamento do material, a empresa responsável pelos levantamentos será remunerada.

Clique no link abaixo e confira a publicação do chamamento na íntegra:

http://www.revistaferroviaria.com.br/up ... idades.pdf



fonte= revista ferroviaria
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Jorge Luis
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Volta dos Trens Regionais

Mensagem não lida por Jorge Luis » 30 Jan 2013, 12:28

CCR analisa projetos de trens regionais de SP

22/01/2013 - Valor Econômico

Enquanto estuda concessões federais de aeroportos, rodovias e ferrovias, a CCR - especializada em infraestrutura - iniciou estudos para entrar em projetos bilionários do setor no Estado de São Paulo. Os planos da companhia, controlada por Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido, incluem rodovias estaduais e o ambicioso plano de ferrovias de passageiros entre cidades. As estradas de ferro, que demandarão quase R$ 20 bilhões, ligam diferentes municípios, como São Paulo e Campinas, e são acompanhadas de perto pelo poder público e por empresas do setor.

Os chamados "trens regionais" percorrerão 430 quilômetros de trilhos, que serão construídos e operados por meio de parceira público-privada (PPP). Do desembolso total, R$ 12,5 bilhões virão da iniciativa privada e R$ 6 bilhões, do poder público. Também já manifestou interesse no projeto a Estação da Luz Participações (EDLP), do empresário Guilherme Quintella e o sócio BTG Pactual. O Estado ainda não publicou o chamamento público para manifestações de interesse - o que deve ocorrer ainda nesta semana.

Em entrevista ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, o presidente da CCR, Renato Vale, disse que a companhia também tem interesse em mais linhas do metrô paulistano. Em especial, nas linhas 6 e 20, cujos editais estão às vésperas da publicação. A empresa já controla a Linha 4-Amarela, que sofre com superlotação no horário do rush. "Demanda em São Paulo não é um problema", afirmou.

Além dos projetos na capital paulista, a companhia acompanha oportunidades de mobilidade urbana em Salvador e no Rio. "Existe muita coisa em infraestrutura, o que, se acontecer, vai ocasionar um desafio de demanda. Vai ter muito consumo de energia, cimento, aço, asfalto, gente... Mas achamos que é por aí mesmo".

fonte = revista ferroviaria
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3168
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Volta dos Trens Regionais

Mensagem não lida por AGV » 03 Fev 2013, 17:37

Na falta do "curtir":
okk


rodineisilveira
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 239
Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
Localização: São Paulo - SP

As quatro rotas dos trens regionais da CPTM

Mensagem não lida por rodineisilveira » 08 Out 2015, 19:14

São quatro rotas de trens regionais da CPTM que estão em estudo (todas elas com ponto de partida em São Paulo):

- São Paulo x Santos (no terminal da EFSJ, no Valongo)
- São Paulo x Sorocaba
- São Paulo x Vale do Paraíba (inicialmente, era pra este trajeto seguir até São José dos Campos; agora, estão querendo prolongar esta rota até Pindamonhangaba [por causa da baldeação com a EFCJ])
- São Paulo x Campinas (cujo prolongamento está previsto para seguir até Americana)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - PASSAGEIROS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante