Página 1 de 2

[Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 02 Mar 2010, 21:59
por Guilherme Pinho
Julio Lopes inaugura novo trem para ramal Guapimirim-Saracuruna
- Trecho de 42km pode ser feito em um dos três vagões. Velocidade e conforto anima população

Da Redação

Foto: Fabio Ferreira

Secretário Julio Lopes conversa com usuários do novo serviço prestado pelo Estado

O secretário Julio Lopes embarcou nesta sexta-feira, dia 26/3, às 6h20, ao lado dos passageiros, no novo ramal ferroviário de Guapimirim/Saracuruna. Depois de 20 anos de abandono, o trecho está tendo a atenção que merece, e acaba de passar por diversas intervenções realizadas pela Secretaria Estadual de Transportes, que entregou nesta manhã um novo trem para operar na linha. A composição, recém saída da fábrica, em Minas Gerais, vai substituir a que opera na linha e é da década de 1970.

O novo carro é composto de três vagões, possui travamento automático de portas, além de avançado sistema de freios e de rodagem, tornando a viagem mais segura e confortável para os passageiros. Segundo Julio Lopes, equipes da Secretaria de Transportes já realizaram uma série de testes estáticos, de freios e dinâmicos para garantir a perfeita operação do equipamento, já aprovado pelos usuários.

“O trem é ótimo. Nós estávamos mesmo merecendo um transporte como este. Agora, com esse sistema automático, não vamos mais passar pelo perigo de viajar com as portas abertas”, disse aliviada a dona de casa Debora Nunes. Muitos passageiros também elogiaram a velocidade e o nível de conforto da nova composição.

“Estou adorando viajar neste trem. Está tudo tão limpinho, tudo novinho. O antigo era todo riscado, com bancos e janelas quebradas. É muito importante para nós, trabalhadores, irmos para o emprego com mais dignidade e conforto, faz a gente se sentir muito melhor”, contou Raimunda Lima, que mora em Guapimirim e trabalha no Rio de Janeiro como doméstica.

O pedreiro João Paulo gostou do ritmo do novo trem e disse ainda que está muito satisfeito em poder pagar menos para chegar até seu local de trabalho, utilizando o Bilhete Único. “Este trem aqui, seguindo nesta velocidade é um ganho enorme para nós. E pagando só R$ 4,40 até o meu emprego, na Barra da Tijuca, parece até um sonho”, brincou João Paulo.

A entrega da nova composição se soma a uma série de melhorias que, há mais de um ano, o Secretário de Transportes, Julio Lopes, providencia para a linha, que conta com 42 km de extensão e passa por três municípios da Baixada Fluminense - Duque de Caxias, Magé e Guapimirim. Neste momento, a obra está em processo de finalização. Os trabalhos começaram pelo trecho Magé-Guapimirim, que tem 17 km, e posteriormente foram concentrados no trecho Magé-Saracuruna. A reforma incluiu a substituição de cerca de 25 mil dormentes, a troca e a fixação de trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das canaletas laterais da via e capina do mato ao longo de diversos quilômetros de via.

A ponte metálica sobre o Rio Coruja, localizada próxima à Parada Modelo, foi totalmente recuperada. Além disso, novos lastros (pedras britadas que ficam entre os trilhos) foram colocados ao longo da via. No trecho conhecido como Corte Magé, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. O sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado na contenção de encostas, sendo que a biomanta não prejudica a vegetação nativa.

Para o secretário estadual de Transportes Julio Lopes, a reforma do ramal vai melhorar a qualidade das viagens entre Guapimirim e Saracuruna. “Todos os investimentos no ramal Saracuruna-Guapimirim estão sendo feitos para oferecer uma viagem de melhor qualidade aos passageiros que utilizam o ramal diariamente. Este sempre foi um trecho muito precário, que na época da licitação da rede ferroviária metropolitana ficou fora da concessão. Foram anos e anos sem investimentos. Ainda temos que melhorar muito a qualidade oferecida no ramal. Mas a reforma da via e o novo trem já é um passo importante nesta direção”, comentou o secretário.

fonte:http://odiariodeteresopolis.com.br/leit ... icia=13596
imagem no link acima ^^

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 02 Mar 2010, 23:54
por Nina
Bom saber que estão dando atenção ao ramal de Guapi

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 03 Mar 2010, 01:04
por Brunoraraujo
É, cada dia ocultam mais a CENTRAL...
A foto no Globo mostrava o externo, com adesivo do Estado sob indicação da Sec. de Transportes. Assim como os Bondes de Santa Teresa.

Bom, trem "novo" porque o Barrinha não rodará mais... Fico feliz por terem investido na mudança de bitolas, algo que poderia jurar que não fariam, mais um pouco o destino seria apodrecimento de tudo mesmo. Fiquei curioso se o aumento da velocidade se deu por conta também de manutenção das locomotivas, antes parte do freio era a própria perda do embalo e ter como segurar composição numa situação de emergência. Sobre portas, posso estar enganado, mas o fechamento sempre foi automático, na maioria das vezes o sucateamento falava mais alto. Pelo menos na Supervia no Inhomirim, algumas funcionam corretamente. Já a limpeza e conservação, numa oportunidade vi gente riscando ainda mais, vamos ver quanto tempo dura com a tarifa social.

Nas próximas semanas estarei conferindo... se puder trago fotos.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 03 Mar 2010, 07:26
por Renanfsouza
^^ Esse trem da reportagem é o Barrinha?

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 03 Mar 2010, 13:56
por Guilherme Pinho
Renanfsouza escreveu:^^ Esse trem da reportagem é o Barrinha?
Brunoraraujo escreveu:Bom, trem "novo" porque o Barrinha não rodará mais... Fico feliz por terem investido na mudança de bitolas, algo que poderia jurar que não fariam, mais um pouco o destino seria apodrecimento de tudo mesmo.
Pelo que li no orkut, esse trem não é o Barrinha, acredito que o André possa confirmar isso.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 03 Mar 2010, 15:54
por Brunoraraujo
Caso não for desculpa, me empolguei. Mas meu raciocínio também foi automático: anuncio do secretário em outubro dizendo que o Barrinha iria pra Guapi depois do não da MRS e o fato de o trem ser de """2007"", ano que concluíram a reforma dele. Logo pensei só ter sido ele mesmo...

*http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 39126.html

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 03 Mar 2010, 16:05
por André Vasconcellos
Claro que não,na foto externa do Globo dá pra reparar que não é pois o trem do Barrinha,sendo proveniente de Série 400,possui 4 portas e não 3,essa sendo a diferença mais drástica.Sem contar que os vagões do Guapi ainda está na Barão de Mauá.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 03 Mar 2010, 19:40
por Guilherme Pinho
Mas bem que poderiam mudar a bitola do Barrinha para circular no Guapimirim, no passeio que fiz com o Renan no final do ano passado, observei trechos duplicados no ramal.
Poderiam colocar um trem para subir e outro para descer que se encontrassem na estação de Magé.

Ou poderiam até mesmo reativar o ramal de Itaborai até o inicio das obras da linha 3 ; ultimamente tenho passado bastante por São Gonçalo e sempre observo que os trilhos e sinalização ainda estão la

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 03 Mar 2010, 20:06
por Renanfsouza
Guilherme Pinho escreveu:Mas bem que poderiam mudar a bitola do Barrinha para circular no Guapimirim, no passeio que fiz com o Renan no final do ano passado, observei trechos duplicados no ramal.
Poderiam colocar um trem para subir e outro para descer que se encontrassem na estação de Magé.
Eu também acho cara mas pelo que vimos lá dificilmente essa sincronia seria bem feita. Era tudo muito precário, desordem total. Na CBTU de Maceió é assim e funciona mas aquele sistema dá um banho no Ramal de Guapi.

Antes disso o Ramal de Guapi deveria ser completamente reformado. Ai sim gradativamente se pensaria em aumentar o número irrisório de viagens.

Mas que aquele Barrinha ali parado na Barão de Mauá dá indignação, isso dá.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 04 Mar 2010, 16:15
por Vinicius
Bem, eu acredito que seja o Barrinha sim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: SETRANS - RJ.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 04 Mar 2010, 16:31
por André Vasconcellos
Gente,não é o Barrinha:

Os carros que seriam do Barrinha são ex-TUES Série 400,conforme relatado no tópico de Levantamento de Material Rodante da SuperVia.Portanto teriam 4 carros e não 3,teriam 4 portas em cada lado do carro e não 3,e não teria exaustores de ventilação em formato de bolinha... ;)

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 04 Mar 2010, 21:18
por Guilherme Pinho
Renanfsouza escreveu:Eu também acho cara mas pelo que vimos lá dificilmente essa sincronia seria bem feita. Era tudo muito precário, desordem total. Na CBTU de Maceió é assim e funciona mas aquele sistema dá um banho no Ramal de Guapi.

Antes disso o Ramal de Guapi deveria ser completamente reformado. Ai sim gradativamente se pensaria em aumentar o número irrisório de viagens.

Mas que aquele Barrinha ali parado na Barão de Mauá dá indignação, isso dá.
hehehe, me assustaria se colocassem 2 trens circulando nesse sistema sem ao menos uma revisão nos AMV's e sinalização.

Quem sabe alguma melhora nesse sentido aconteça com a privatização.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 05 Mar 2010, 08:48
por [D.S.R] David SR
Vinicius e aos demais que pensaram que é o Barrinha, não é ele, porque o Barrinha é um série 400, e como o André disse, Série 400 tem 4 portas em cada lado por carro, e esses carros tem 3 portas...
O Barrinha permanece desta forma desde 2005 parado na Barão de Mauá.
Reparem nas janelas.
Imagem

Agora o salão de um dos carros, vejam como é diferente, detalhe dos pegamãos, teto e assentos.
Imagem

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 05 Mar 2010, 11:12
por Vinicius
Bem pessoal, eu acredito que esses carros não são do Barrinha, rs. Mas é a reportagem do O Dia que dizia que ele seria adaptado para circular no Ramal de Guapimirim. Será que isso será feito mesmo?

Ah, e obrigado pelas infromações. :D

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 06 Jun 2010, 14:01
por Isaias
Vinicius escreveu:Bem pessoal, eu acredito que esses carros não são do Barrinha, rs. Mas é a reportagem do O Dia que dizia que ele seria adaptado para circular no Ramal de Guapimirim. Será que isso será feito mesmo?

Ah, e obrigado pelas infromações. :D
me parece que foi reformada uma composição que já está rodando em guapimirim mas não sei se é essa composição do barrinha.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 06 Jun 2010, 14:10
por Correia431M
Poderiam ao menos investir melhor e eletrificar esse ramal. Tenho certeza que TUEs, seriam muito bem vindos lá.

Pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma U20C, ninguém merece.

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 09 Jun 2010, 09:35
por Erick_UT440R
Rodrigo Leste 4 escreveu:Poderiam ao menos investir melhor e eletrificar esse ramal. Tenho certeza que TUEs, seriam muito bem vindos lá.

Pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma U20C, ninguém merece.
^^ Permita-me corrigí-lo Rodrigo...

A locomotiva vista nas fotos não é uma GE U20C. Se não me falha a memória, essa locomotiva é uma GE U12B (ou U12C, não tenho certeza).

A U12B (ou U12C) usa motor diesel Cooper Bessemer, motor esse que foi o ponto de partida da GE para desenvolver o motoer 7FDL12 usado pela mesma nas locomotiva's U20C. okk

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 09 Jun 2010, 13:07
por Correia431M
Erick_UT440R escreveu:
Rodrigo Leste 4 escreveu:Poderiam ao menos investir melhor e eletrificar esse ramal. Tenho certeza que TUEs, seriam muito bem vindos lá.

Pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma U20C, ninguém merece.
^^ Permita-me corrigí-lo Rodrigo...

A locomotiva vista nas fotos não é uma GE U20C. Se não me falha a memória, essa locomotiva é uma GE U12B (ou U12C, não tenho certeza).

A U12B (ou U12C) usa motor diesel Cooper Bessemer, motor esse que foi o ponto de partida da GE para desenvolver o motoer 7FDL12 usado pela mesma nas locomotiva's U20C. okk
Obrigado pela correção Erick.

Mas enfim, de qualquer forma a minha opinião continua sendo a mesma, pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel, É BRINCADEIRA

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 10 Jun 2010, 01:40
por Lopes
Rodrigo Leste 4 escreveu:
Obrigado pela correção Erick.

Mas enfim, de qualquer forma a minha opinião continua sendo a mesma, pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel, É BRINCADEIRA

Tem gente que paga R$ 28,00 para a mesma coisa aqui em SP,
andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel... :rl:

Re: [Notícia] Julio Lopes inaugura novo trem

Enviado: 10 Jun 2010, 01:54
por Correia431M
Lopes escreveu:
Rodrigo Leste 4 escreveu:
Obrigado pela correção Erick.

Mas enfim, de qualquer forma a minha opinião continua sendo a mesma, pagar R$ 2,80 pra andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel, É BRINCADEIRA

Tem gente que paga R$ 28,00 para a mesma coisa aqui em SP,
andar num trem puxado por uma locomotiva a diesel... :rl:
Lopes, mas você há de convir que trem turistico é uma coisa e ramal de passageiros é outra coisa. E nesse segundo caso, é sim um absurdo um trem puxado por uma loco diesel elétrica, sedo que o GERJ, tem dinheiro suficiente, pra fazer ainda mais melhorias, nos trechos que não foram privatizados.

Afinal de contas, para que serve o dinheiro dos impostos que nós pagamos? Não é para fazer melhorias para a população?