Seminário na Firjan discute mobilidade urbana no Rio
03/03/2010 - 20h53
Nesta quarta-feira, o secretário estadual de Transportes Julio Lopes participou de mesa redonda promovida pelo sistema Firjan, no auditório da entidade, cuja pauta era Mobilidade Urbana e Projetos para a Copa e os Jogos Olímpicos. Os participantes do primeiro painel, entre eles o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho e o secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão, se dedicaram a avaliar o projeto de transportes para os Jogos Olímpicos como solução do problema de mobilidade urbana no Rio.
Na abertura do evento, o presidente da Casa, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a necessidade de se rever o sistema atual de transportes no Rio de Janeiro. Ele informou que, segundo estudo feito pela própria entidade, há indícios de um crescimento contínuo dos congestionamentos na cidade do Rio de Janeiro, o que geraria perdas consideráveis ao setor industrial. Eduardo Eugenio atribuiu à prevalência do transporte rodoviário uma das principais razões dos problemas urbanos do Rio e questionou a funcionalidade de alguns projetos estruturais que serão desenvolvidos para os Jogos Olímpicos de 2016.
O subsecretário Delmo Pinho esclareceu que o projeto apresentado ao COI na época da escolha da sede dos Jogos previa uma solução na área de transportes que atendesse prioritariamente às necessidades do evento, mas que também deixasse importante legado para a cidade. O transporte foi um dos pontos mais fortes da candidatura do Rio, que garantiu a eleição da cidade. Ele disse ainda que os problemas de transporte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro são mais complexos e necessitam de dedicação muito maior e por isso contam com dedicação total da Secretaria.
Para o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, as integrações intermodais previstas, assim como a extensão do metrô e a viabilização dos corredores expressos para ônibus são grandes impulsionadores da reestruturação trafegaria.
- O meio mais eficaz será aquele que apresentar a maior gama de integrações. O mote do programa olímpico era que não bastava ser a melhor ideia do ponto de vista acadêmico, mas, sim, que eles tivessem a maior possibilidade de viabilização. Os BRT´s, por exemplo, foram absolutamente fundamentais para a vitória do Rio nesta concorrência. A instalação dos corredores expressos será conjugada entre as linhas de metrô e de trem. Esses sistemas não isolam uns aos outros, pelo contrário, eles facilitam e completam os deslocamentos – explicou o secretário Julio Lopes.
---
Fonte: Site da SETRANS/RJ
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Seminário na Firjan discute mobilidade urbana no Rio
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Seminário na Firjan discute mobilidade urbana no Rio
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 612
- Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Seminário na Firjan discute mobilidade urbana no Rio
Não basta somente haver integração intermodal dos transportes, mas também a integração tarifária. Pois boa parte da população da cidade do Rio de Janeiro que ultiliza o transporte público opta pelo mais barato, ou seja, ônibus e vans.
O governo deveria implantar o bilhete único em molde diferente do que foi implantado esse ano para a região metropolitana, ultilizando um sistema de bilhetagem parecido com o do metrô de Londres onde se paga em média pela distância pecorrida, e não o programa de subsidios que ocorrem atualmente com o Bilhete Único.
Por exemplo: R$ 3,80 é a atual tarifa de integração trem - metrô; em conta para quem mora na Baixada Fluminense e Zona Oeste e precisa se deslocar para a Zona Sul, mas quem mora na Zona Norte nos subúrbios da linha tronco da Central do Brasil opta por ultilizar o ônibus por ser mais barato. Se houvesse uma redução tarifal para quem mora na Zona Norte, mais pessoas ultilizariam o tranporte sob trilhos e menos ônibus circulariam pela cidade, e isso melhoraria o transito.
Porem, com o péssimo serviço prestado pelo Metrô atualmente, um sistema nesse molde só seria melhor viabilizado após a chegada das novas composições do trem e metrô,e implantação do BRT, quem sabe da para sonhar com isso até a copa do mundo.
O governo deveria implantar o bilhete único em molde diferente do que foi implantado esse ano para a região metropolitana, ultilizando um sistema de bilhetagem parecido com o do metrô de Londres onde se paga em média pela distância pecorrida, e não o programa de subsidios que ocorrem atualmente com o Bilhete Único.
Por exemplo: R$ 3,80 é a atual tarifa de integração trem - metrô; em conta para quem mora na Baixada Fluminense e Zona Oeste e precisa se deslocar para a Zona Sul, mas quem mora na Zona Norte nos subúrbios da linha tronco da Central do Brasil opta por ultilizar o ônibus por ser mais barato. Se houvesse uma redução tarifal para quem mora na Zona Norte, mais pessoas ultilizariam o tranporte sob trilhos e menos ônibus circulariam pela cidade, e isso melhoraria o transito.
Porem, com o péssimo serviço prestado pelo Metrô atualmente, um sistema nesse molde só seria melhor viabilizado após a chegada das novas composições do trem e metrô,e implantação do BRT, quem sabe da para sonhar com isso até a copa do mundo.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 0 visitante