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[VLT de Campinas] Estação Aurélia
Moderador: Caco
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Autor do tópico - COORDENADOR
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[VLT de Campinas] Estação Aurélia
Nome: Aurélia
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 1
Uso Atual: Moradia
A Estação Aurélia foi inaugurada em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas. O sistema utilizava o leito da Estrada de Ferro Sorocabana.
A viagem inaugural, apenas entre as estações Barão de Itapura e Aurélia, foi feita em 29/11/1990 em uma composição de dois carros emprestados do sistema de VLTs do Rio de Janeiro [1] (antigo pré-metrô da Linha 2 carioca). O então governador do estado de São Paulo, Orestes Quércia, e demais autoridades políticas estiveram nesta primeira viagem do VLT de Campinas.
Foto 1: A Estação Aurélia se localiza abaixo do nível da rua, no fundo desta ribanceira. Por isso muitas pessoas, inclusive moradores do bairro, não sabiam me informar aonde ela se localizava
Foto 2: Descendo, essa é a plataforma mais de perto
Foto 3: Frontal
Foto 4: A via é singela em toda a linha do VLT, mas em Aurélia não existem bypasses como em outras estações do sistema. Aparentemente os trens em ambos os sentidos paravam do mesmo lado da plataforma. Nota-se que a dormentação e os trilhos ainda encontram-se em bom estado
Foto 5: A estação, já sem cobertura
Foto 6: No final da plataforma existe uma casa. Preferi não me aproximar muito porque havia um cachorro grande de guarda. Então só fui até metade da plataforma
Foto 7:
Foto 8: Rampa da estação, com os trilhos de bitola larga (1.60 metros)
Foto 9: Catenárias. A estrutura em toda a extensão está em bom estado, mas o cabeamento aparentemente foi furtado
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-12 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 1
Uso Atual: Moradia
A Estação Aurélia foi inaugurada em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas. O sistema utilizava o leito da Estrada de Ferro Sorocabana.
A viagem inaugural, apenas entre as estações Barão de Itapura e Aurélia, foi feita em 29/11/1990 em uma composição de dois carros emprestados do sistema de VLTs do Rio de Janeiro [1] (antigo pré-metrô da Linha 2 carioca). O então governador do estado de São Paulo, Orestes Quércia, e demais autoridades políticas estiveram nesta primeira viagem do VLT de Campinas.
Foto 1: A Estação Aurélia se localiza abaixo do nível da rua, no fundo desta ribanceira. Por isso muitas pessoas, inclusive moradores do bairro, não sabiam me informar aonde ela se localizava
Foto 2: Descendo, essa é a plataforma mais de perto
Foto 3: Frontal
Foto 4: A via é singela em toda a linha do VLT, mas em Aurélia não existem bypasses como em outras estações do sistema. Aparentemente os trens em ambos os sentidos paravam do mesmo lado da plataforma. Nota-se que a dormentação e os trilhos ainda encontram-se em bom estado
Foto 5: A estação, já sem cobertura
Foto 6: No final da plataforma existe uma casa. Preferi não me aproximar muito porque havia um cachorro grande de guarda. Então só fui até metade da plataforma
Foto 7:
Foto 8: Rampa da estação, com os trilhos de bitola larga (1.60 metros)
Foto 9: Catenárias. A estrutura em toda a extensão está em bom estado, mas o cabeamento aparentemente foi furtado
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-12 por Renan Souza em 17/10/2008
Referências Bibliográficas
[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:29, em um total de 12 vezes.
Renan, muito obrigado por essas fotos. E olha que eu nem sabia que você estava em Campinas, muito menos que iria se aventurar nas estações abandonadas do antigo VLT. Eu sempre tive grande curiosidade de saber como elas se encontravam atualmente. Parabéns pela iniciativa.
Quanto a estação, apesar do abandono, eu pensava que estaria em pior estado de conservação.
Quanto a estação, apesar do abandono, eu pensava que estaria em pior estado de conservação.
Seria realmente muito FODA se esse VLT funcionasse até hoje;
Que pena que foi desativado, mas acredito eu que assim como o TIM, logo após a "Desativação" da FEPASA, não iria durar muito tempo, mas uma coisa queor saber, onde estão os veículos tanto de manutenção quanto os VLT em si!
(Desculpe a palavra)
Que pena que foi desativado, mas acredito eu que assim como o TIM, logo após a "Desativação" da FEPASA, não iria durar muito tempo, mas uma coisa queor saber, onde estão os veículos tanto de manutenção quanto os VLT em si!
(Desculpe a palavra)
Rodrigo Lopes
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Foi nessa estação (que fica ao lado da casa do meu finado Tio Moacir, Pontepretano, morador do Jardim Aurélia) que eu embarquei na minha primeira e única viagem de VLT. Na época, os Campineiros (sempre orgulhosos) comentavam sobre o "Metrô de Campinas".
Um ralo de dinheiro público, uma obra feita pelo Quércia, entregue incompleta, e que foi usada para eleger o Fleury.
Triste fim para uma obra que ao menos, foi executada com o máximo de esmero.
Um ralo de dinheiro público, uma obra feita pelo Quércia, entregue incompleta, e que foi usada para eleger o Fleury.
Triste fim para uma obra que ao menos, foi executada com o máximo de esmero.
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Autor do tópico - COORDENADOR
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Esse já é o papel do Estações Desativadas
Eu me referia ao formato do texto e tal... Estou meio que tentando fazer um "programa qualidade total" nos meus threads hehehe... Tipo, querendo fazer deles verdadeiros artigos, com referências e informações importantes e apenas com fotos representativas e boas. Já fiz isso em quase todos do Metrô Rio. Aos poucos vou fazendo do VLT de Campinas, Supervia e CENTRAL também
Eu me referia ao formato do texto e tal... Estou meio que tentando fazer um "programa qualidade total" nos meus threads hehehe... Tipo, querendo fazer deles verdadeiros artigos, com referências e informações importantes e apenas com fotos representativas e boas. Já fiz isso em quase todos do Metrô Rio. Aos poucos vou fazendo do VLT de Campinas, Supervia e CENTRAL também
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Bem... Essas informações sobre a estação foram baseadas no que eu vi quando estive em Campinas em outubro de 2008. Nessa estação especificamente só existiam trilhos de um lado da estação.
E só vi vias singelas no meu percurso em toda a extensão do VLT, mas com bypasses nas estações.
E só vi vias singelas no meu percurso em toda a extensão do VLT, mas com bypasses nas estações.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re:
Lopes, até onde eu sei, os trens do VLT de Campinas (são so mesmos do Pré-metrô do Rio de Janeiro, que havia congelado o contrato com o consórcio Cobrasma/BN e então os repassou à FEPASA) ficaram durante algum tempo nas oficinas de Jundiaí. Mas devido ao alto índice de vandalismo que os mesmos estavam começando a sofrer, a FEPASA decidiu mandá-los para as oficinas de Rio Claro, guardando-os em um galpão coberto (pelo menos isso, pois em Jundiaí eles ficavam ao céu aberto).Lopes escreveu:Seria realmente muito FODA se esse VLT funcionasse até hoje;
Que pena que foi desativado, mas acredito eu que assim como o TIM, logo após a "Desativação" da FEPASA, não iria durar muito tempo, mas uma coisa queor saber, onde estão os veículos tanto de manutenção quanto os VLT em si!
(Desculpe a palavra)
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Re:
Lopes escreveu:Seria realmente muito FODA se esse VLT funcionasse até hoje;
Que pena que foi desativado, mas acredito eu que assim como o TIM, logo após a "Desativação" da FEPASA, não iria durar muito tempo, mas uma coisa queor saber, onde estão os veículos tanto de manutenção quanto os VLT em si!
(Desculpe a palavra)
Pelo que sei estiveram em jundiaí e rio claro.
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