[Notícia]Aviões perdem para trem nos EUA
Enviado: 22 Abr 2010, 12:11
Aviões perdem para trem nos EUA
16/04/2010 - Reuters
Após uma marcha lenta que se estendeu por décadas, o transporte ferroviário de passageiros nos EUA volta a todo o vapor. Grande parte disso deve-se ao estresse e custos das viagens de avião, dizem os especialistas.
“As viagens de avião estão perdendo clientes para o trem”, disse Margie Jordan, presidente da ASAP Travel. “Passageiros que pagam a mais por bagagem checada, bagagens de mão, cobertores, travesseiros, fones de ouvido, comida, bebida e, no caso da Ryanair, até o uso do toalete, procuram por uma opção mais barata para viajar”, disse a executiva. “É interessante ver o renascimento de uma experiência de viagem (a de trem) que quase havia perdido seu esplendor”.
Mesmo que os dias de glória dos carros-restaurantes da Art Deco no período pré-Segunda Guerra Mundial já morreram, a Ypartnership, uma empresa de viagens, constatou que 9% das pessoas que viajam a lazer tiveram pelo menos uma viagem de trem em 2009.
Houve um aumento robusto entre 4% a 6% para as viagens de trem nos últimos anos. E está inclusa aí a nova geração de pessoas. “Tradicionalmente, as viagens de trem são preferidas pelos mais velhos, porém notamos que a nova geração também tem interesse, e isso é muito curioso”, afirma Peter Yesawich, presidente da Ypartnership.
O motivo é claro. “Em 2009, cinco vôos comerciais atrasaram ou foram cancelados”, afirma o executivo. “E é bem provável que você pegue um assento aperto em um avião lotado”.
Yesawich afirma que existem outras formas mais baratas, confortáveis, convenientes e seguras de se viajar para a população. O presidente Barack Obama, por exemplo, quer mais pessoas trabalhando na ferrovia. O Departamento de Transporte dos EUA aprovou US$ 8 bilhões em verbas para o desenvolvimento de serviços de alta velocidade para passageiros nos 13 principais corredores do país.
Eric Torkells, editor do site TripAdvisor.com, disse que os EUA ainda estão muito atrás de países da Ásia e Europa. “Seria ótimo ter corredores como aqueles existentes na Europa”, afirma.
“Ninguém mais quer tomar avião mais do que o necessário. É o modal que menos colabora com o meio ambiente. Quando os trens são uma opção viável, o número de vôos cai”.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=
16/04/2010 - Reuters
Após uma marcha lenta que se estendeu por décadas, o transporte ferroviário de passageiros nos EUA volta a todo o vapor. Grande parte disso deve-se ao estresse e custos das viagens de avião, dizem os especialistas.
“As viagens de avião estão perdendo clientes para o trem”, disse Margie Jordan, presidente da ASAP Travel. “Passageiros que pagam a mais por bagagem checada, bagagens de mão, cobertores, travesseiros, fones de ouvido, comida, bebida e, no caso da Ryanair, até o uso do toalete, procuram por uma opção mais barata para viajar”, disse a executiva. “É interessante ver o renascimento de uma experiência de viagem (a de trem) que quase havia perdido seu esplendor”.
Mesmo que os dias de glória dos carros-restaurantes da Art Deco no período pré-Segunda Guerra Mundial já morreram, a Ypartnership, uma empresa de viagens, constatou que 9% das pessoas que viajam a lazer tiveram pelo menos uma viagem de trem em 2009.
Houve um aumento robusto entre 4% a 6% para as viagens de trem nos últimos anos. E está inclusa aí a nova geração de pessoas. “Tradicionalmente, as viagens de trem são preferidas pelos mais velhos, porém notamos que a nova geração também tem interesse, e isso é muito curioso”, afirma Peter Yesawich, presidente da Ypartnership.
O motivo é claro. “Em 2009, cinco vôos comerciais atrasaram ou foram cancelados”, afirma o executivo. “E é bem provável que você pegue um assento aperto em um avião lotado”.
Yesawich afirma que existem outras formas mais baratas, confortáveis, convenientes e seguras de se viajar para a população. O presidente Barack Obama, por exemplo, quer mais pessoas trabalhando na ferrovia. O Departamento de Transporte dos EUA aprovou US$ 8 bilhões em verbas para o desenvolvimento de serviços de alta velocidade para passageiros nos 13 principais corredores do país.
Eric Torkells, editor do site TripAdvisor.com, disse que os EUA ainda estão muito atrás de países da Ásia e Europa. “Seria ótimo ter corredores como aqueles existentes na Europa”, afirma.
“Ninguém mais quer tomar avião mais do que o necessário. É o modal que menos colabora com o meio ambiente. Quando os trens são uma opção viável, o número de vôos cai”.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=