Aviões perdem para trem nos EUA
16/04/2010 - Reuters
Após uma marcha lenta que se estendeu por décadas, o transporte ferroviário de passageiros nos EUA volta a todo o vapor. Grande parte disso deve-se ao estresse e custos das viagens de avião, dizem os especialistas.
“As viagens de avião estão perdendo clientes para o trem”, disse Margie Jordan, presidente da ASAP Travel. “Passageiros que pagam a mais por bagagem checada, bagagens de mão, cobertores, travesseiros, fones de ouvido, comida, bebida e, no caso da Ryanair, até o uso do toalete, procuram por uma opção mais barata para viajar”, disse a executiva. “É interessante ver o renascimento de uma experiência de viagem (a de trem) que quase havia perdido seu esplendor”.
Mesmo que os dias de glória dos carros-restaurantes da Art Deco no período pré-Segunda Guerra Mundial já morreram, a Ypartnership, uma empresa de viagens, constatou que 9% das pessoas que viajam a lazer tiveram pelo menos uma viagem de trem em 2009.
Houve um aumento robusto entre 4% a 6% para as viagens de trem nos últimos anos. E está inclusa aí a nova geração de pessoas. “Tradicionalmente, as viagens de trem são preferidas pelos mais velhos, porém notamos que a nova geração também tem interesse, e isso é muito curioso”, afirma Peter Yesawich, presidente da Ypartnership.
O motivo é claro. “Em 2009, cinco vôos comerciais atrasaram ou foram cancelados”, afirma o executivo. “E é bem provável que você pegue um assento aperto em um avião lotado”.
Yesawich afirma que existem outras formas mais baratas, confortáveis, convenientes e seguras de se viajar para a população. O presidente Barack Obama, por exemplo, quer mais pessoas trabalhando na ferrovia. O Departamento de Transporte dos EUA aprovou US$ 8 bilhões em verbas para o desenvolvimento de serviços de alta velocidade para passageiros nos 13 principais corredores do país.
Eric Torkells, editor do site TripAdvisor.com, disse que os EUA ainda estão muito atrás de países da Ásia e Europa. “Seria ótimo ter corredores como aqueles existentes na Europa”, afirma.
“Ninguém mais quer tomar avião mais do que o necessário. É o modal que menos colabora com o meio ambiente. Quando os trens são uma opção viável, o número de vôos cai”.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia]Aviões perdem para trem nos EUA
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2262
- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
- Localização: CONTAGEM, MG
[Notícia]Aviões perdem para trem nos EUA
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [Notícia]Aviões perdem para trem nos EUA
Algo que nunca verei enquanto vivo aqui no Brasil
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- Mantenedor
- Mensagens: 282
- Registrado em: 02 Out 2009, 16:38
- Localização: São Paulo (Capital)
- Contato:
Re: [Notícia]Aviões perdem para trem nos EUA
Sem o serviço de passageiros, nem há quase como detectar isso por aqui. Perdemos para os ônibus.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2262
- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
- Localização: CONTAGEM, MG
Re: [Notícia]Aviões perdem para trem nos EUA
Não no RJ e SP, mas pegando a movimentação de Confins(5 milhões de passageiros por ano) e a EFVM (2 milhões pass/por ano). A EFVM tem 40% da movimentação de Confins, e duvido que Confins movimente mais de 2milhões de pass/ano entre BH e VIX.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Re: [Notícia]Aviões perdem para trem nos EUA
bom, eu vou acabar por ser apelidado de anti-EUA mas garanto-vos que tal não é verdade. Gosto muitíssimo do país, desloco-me para lá frequentemente de férias com a minha família e, por motivos profissionais, vivi perto de NY durante 3 anos. Ainda no passado fim-de-semana regressei da California e Nevada...
No entanto, não gosto de deixar passar em claro uma série de ideias feitas sobre o país e principalmente sobre os seus caminhos de ferro, principalmente os de passageiros.
A notícia publicada no início desta thread não é uma falsidade no entanto é preciso contextualizá-la para que seja entendida a sua verdadeira dimensão.
Vou usar algumas estatisticas para estabelecer uma comparação:
Num país de 350 milhões de habitantes, a Amtrak explora 34.000 km de vias férreas e cerca de 500 destinos em 46 estados. No ano fiscal de 2008, transportou 28.7 milhões de passageiros.
A CP (Comboios de Portugal) explora uns míseros 2000 km de vias férreas e talvez uma centena de destinos num país de 10 milhões de habitantes. No ano de 2009 transportou 178 milhões de passageiros.
Mesmo considerando que o tráfego suburbano não está incluido nos números da Amtrak mas sim no da CP, a desproporção é de tal ordem que vos deverá dar uma ideia do que se passa. Principalmente quando se tem "realmente" em conta a dimensão do país e a extensão da rede explorada.
Conclusão. No universo americano, a Amtrak não existe. O comboio de passageiros de médio ou longo curso, não existem. O livro de horários da Amtrak é bastante mais "fininho" que o da CP quando era publicado em papel...
Abraços
rp
No entanto, não gosto de deixar passar em claro uma série de ideias feitas sobre o país e principalmente sobre os seus caminhos de ferro, principalmente os de passageiros.
A notícia publicada no início desta thread não é uma falsidade no entanto é preciso contextualizá-la para que seja entendida a sua verdadeira dimensão.
Vou usar algumas estatisticas para estabelecer uma comparação:
Num país de 350 milhões de habitantes, a Amtrak explora 34.000 km de vias férreas e cerca de 500 destinos em 46 estados. No ano fiscal de 2008, transportou 28.7 milhões de passageiros.
A CP (Comboios de Portugal) explora uns míseros 2000 km de vias férreas e talvez uma centena de destinos num país de 10 milhões de habitantes. No ano de 2009 transportou 178 milhões de passageiros.
Mesmo considerando que o tráfego suburbano não está incluido nos números da Amtrak mas sim no da CP, a desproporção é de tal ordem que vos deverá dar uma ideia do que se passa. Principalmente quando se tem "realmente" em conta a dimensão do país e a extensão da rede explorada.
Conclusão. No universo americano, a Amtrak não existe. O comboio de passageiros de médio ou longo curso, não existem. O livro de horários da Amtrak é bastante mais "fininho" que o da CP quando era publicado em papel...
Abraços
rp
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante