Página 1 de 1

[Notícia] Japão ajudará montadoras japonesas nos EUA

Enviado: 24 Abr 2010, 01:35
por Landrail
Japão ajudará montadoras japonesas nos EUA
22/04/2010 - Bloomberg


O Japão dará auxílio financeiro para a operadora estatal Central Japan Railway, além de outros fabricantes de trem-bala que disputarão os projetos de alta velocidade nos EUA, para ajudá-los a competir contra os fornecedores europeus e chineses.

“Nós vamos ajudá-los”, afirmou Noriyoshi Yamagami, chefe da divisão ferroviária global do Ministério dos Transportes do Japão. O banco estatal Japan Bank for International Cooperation providenciará financiamento, afirmou o executivo.

O governo japonês assegurará que as montadoras japonesas não competirão entre si nos projetos norte-americanos. O apoio será dado para uma única empresa que disputará um projeto específico. O ministro dos transportes Seiji Maehara planeja viajar para os Estados Unidos até a próxima semana, para divulgar os trens-bala japoneses.

“O apoio governamental dará um efeito positivo para a indústria ferroviária japonesa”, afirma Makoto Murayama, analista da Nomura Securities, em Tóquio. “A indústria japonesa sofreu no passado com a falta de apoio político ao procurar mercados estrangeiros. A decisão de oferecer auxílio veio em boa hora”.

Os US$ 8 bilhões em verbas para o setor ferroviário, anunciado pelo presidente Barack Obama, estimulou a estratégia japonesa em vender trens para os EUA. Tal anúncio também despertou interesse na Alstom francesa, a Siemens alemã, a Bombardier canadense e a China South Locomotive & Rolling Stock Corp., as quais são menos prejudicadas pelo mercado interno do que os fabricantes japoneses.

Dentre as empresas japonesas que disputarão o mercado norte-americano, estão a Hitachi Ltda e a Kawasaki Heavy Industries. O Japão é sede do primeiro trem de alta velocidade e possui a maior malha ferroviária de alta velocidade, que transportou 308 milhões de passageiros em 12 meses, a partir de março do ano passado.

O Shinkansen N700, o último modelo em operação, atinge 330 km/h comerciais. O Acela Express, que circula entre Boston e Washington, atinge no máximo 240 km/h e transportou 3,4 milhões de pessoas em 2008.

Fonte:
http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=