BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
Estação 1
Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.
Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.
Eu e Guilherme já visitamos muitas estações juntos. Foi ótimo conhecer mais estas estações com este meu grande amigo.
Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.
Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.
Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.
Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.
Foto 1: Placa de inauguração
Foto 2: Rampa de acesso
Foto 3: Placa de inauguração do conjunto de prédios ao lado da Estação 1
Foto 4:
Foto 5: Estação 2, vista da Estação 1
Foto 6: A via, vista da Estação 1
Foto 7: Passageiros aguardam para embarque no plano inclinado
Foto 8: Geral da pequenina estação
Foto 9:
Foto 10: Geral
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Como o sistema estava inoperante naquele momento pegamos um mototaxi que nos deixou na Estação 2.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-10 por Renan Souza e 11-18 por Guilherme Pinho, ambos em 21/04/2010
Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.
Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.
Eu e Guilherme já visitamos muitas estações juntos. Foi ótimo conhecer mais estas estações com este meu grande amigo.
Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.
Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.
Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.
Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.
Foto 1: Placa de inauguração
Foto 2: Rampa de acesso
Foto 3: Placa de inauguração do conjunto de prédios ao lado da Estação 1
Foto 4:
Foto 5: Estação 2, vista da Estação 1
Foto 6: A via, vista da Estação 1
Foto 7: Passageiros aguardam para embarque no plano inclinado
Foto 8: Geral da pequenina estação
Foto 9:
Foto 10: Geral
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Como o sistema estava inoperante naquele momento pegamos um mototaxi que nos deixou na Estação 2.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-10 por Renan Souza e 11-18 por Guilherme Pinho, ambos em 21/04/2010
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
Caramba esse sistema é antigo e eu nem sabia de sua existência
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
André, tu é outro! Da próxima vez você está INTIMADO a ir hehehehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 612
- Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
Esse dia foi proveitoso app ,
André, bem que você poderia tomar coragem e ir nos próximos encontros ein
André, bem que você poderia tomar coragem e ir nos próximos encontros ein
Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
Renan e Guilherme, parabéns pelo registro. Eu já tinha ouvido falar do sistema, vi algumas fotos dele pela internet, mas não tinha ideia que ele era tão grande. Grata surpresa.
Ah, eu gostaria de comunicar que é quase certo que estarei no próximo encontro. Aguardem, rs.
Ah, eu gostaria de comunicar que é quase certo que estarei no próximo encontro. Aguardem, rs.
Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
Uma informação adicional: esse sistema foi reformado em 2002, pelo Cesar Maia.
Peguei a informação nesse site:
http://www.ferrolatino.ch/FLBBrasRioFunicEng.htm
Tem algumas dicas de sistemas que podemos tentar conhecer um dia. Que tal?
Peguei a informação nesse site:
http://www.ferrolatino.ch/FLBBrasRioFunicEng.htm
Tem algumas dicas de sistemas que podemos tentar conhecer um dia. Que tal?
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1
Vinicius,
A sua companhia nos próximos encontros será ótima! Vá sim!
A gente se diverte com essas coisas, e sugestões de sistemas a serem registrados é sempre de uma imensa valia. Diz ai, quer ir aonde? Se tem trilhos eu estou dentro (às vezes até sem trilho eu vou, igual lá em Vila de Cava ano passado ).
Vamos marcar alguma coisa algum dia ai!
A sua companhia nos próximos encontros será ótima! Vá sim!
A gente se diverte com essas coisas, e sugestões de sistemas a serem registrados é sempre de uma imensa valia. Diz ai, quer ir aonde? Se tem trilhos eu estou dentro (às vezes até sem trilho eu vou, igual lá em Vila de Cava ano passado ).
Vamos marcar alguma coisa algum dia ai!
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes