[Notícia] Em breve: O Trem flex

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Em breve: O Trem flex

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Abr 2010, 09:15

Em breve: O Trem flex

26/04/2010 - Intelog

O gás natural será usado a partir de 2011 como combustível substituto de parte do óleo diesel em toda a frota de locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas, controlada pela Vale. A companhia lançou o projeto de mistura do combustível limpo ao diesel em fevereiro e já considera a substituição viável pelos testes realizados no Centro de Controle de Operação da ferrovia no Espírito Santo. A decisão foi anunciada quarta-feira pelo diretor de Logística, Gestão de Projetos e Sustentabilidade da mineradora, Eduardo Bartolomeo. A Vale também decidiu estudar o pinhão- manso de Minas Gerais como matéria-prima para incluir o biodiesel na matriz energética de suas atividades.

As 350 máquinas da Vitória a Minas, ferrovia que escoa o minério de ferro explorado pela Vale no estado, serão convertidas dentro de um ano e meio para uso do gás natural. Com base no projeto lançado este ano, o combustível entrará na composição que alimenta as locomotivas na proporção de 50% a 70%. Com a nova mistura, deixarão de ser emitidas 73 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera a cada ano. “Vencemos a barreira para uso do gás natural, mas os testes ainda se estenderão até o ano que vem . São investimentos que demandam muito dinheiro e tecnologia”, afirmou Bartolomeo.

Na atual etapa de testes com o gás natural, os técnicos da ferrovia estão analisando a adaptação de diferentes tipos de motores combustível. De acordo com informações preliminares, a Vale evitará a emissão de gás carbônico equivalente em níveis superiores ao que a empresa deixou de emitir no ano passado com a mistura de biodisel em máquinas, caminhões fora de estrada e na geração elétrica. A companhia lançou o seu projeto de produção de biodiesel em 2007. Responsável por 40% de toda a carga ferroviária transportada no país, a Vitória a Minas carrega minério de ferro, produtos agrícolas, fertilizantes, celulose, contêineres, combustíveis e produtos siderúrgicos.

Os atuais planos da mineradora ainda não contemplam a produção própria de gás, mas a Vale já está investindo no combustível. A empresa é parceira da Petrobras, da companhia petrolífera hispano-argentina Repsol YPF e da australiana Woodside na pesquisa de gás na Bacia de Campos. Em maio, o consórcio anunciou descobertas. A Vale e a Petrobras anunciam nesta quinta-feira parceria para investimentos em gás no Espírito Santo. Os presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e da mineradora, Roger Agnelli, concedem entrevista às 9h na sede da estatal.

Dentro do seu programa para obtenção de biodiesel, a Vale informou, quarta-feira, ter firmado parceria com a Biopalma da Amazônia S.A. para produzir óleo de palma (de dendê) como matéria-prima do biodiesel que alimentará, a partir de 2014, a Estrada de Ferro Carajás, no Pará.

---

Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes