[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Material Rodante
Enviado: 29 Abr 2010, 10:06
[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Material Rodante
Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.
Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.
Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.
Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.
Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.
Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.
Foto 1: Interior
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5: Botoneira
Foto 6:
Foto 7: A via, vista de dentro do veículo
Foto 8: Roldanas
Foto 9:
Foto 10:
Foto 11: À medida que o plano inclinado sobe é possível ver belas vistas de Copacabana
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: O plano inclinado desce para a Estação 4
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17: O plano inclinado rumo à Estação 5, de onde a foto foi tirada
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21:
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25:
Foto 26: O contrapeso subindo. Isso significa que o plano inclinado estava no sentido Estação 1
Foto 27:
Foto 28: O belo veículo
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33: A via, vista de dentro do veículo
Foto 34:
Foto 35:
Foto 36:
Foto 37: Bancos
Foto 38:
Foto 39:
Créditos
Texto: Renan Souza e Guilherme Pinho
Fotos: 1-35 por Guilherme Pinho e 36-39 por Renan Souza, ambos em 21/04/2010
Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.
Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.
Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.
Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.
Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.
Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.
Foto 1: Interior
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5: Botoneira
Foto 6:
Foto 7: A via, vista de dentro do veículo
Foto 8: Roldanas
Foto 9:
Foto 10:
Foto 11: À medida que o plano inclinado sobe é possível ver belas vistas de Copacabana
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: O plano inclinado desce para a Estação 4
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17: O plano inclinado rumo à Estação 5, de onde a foto foi tirada
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21:
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25:
Foto 26: O contrapeso subindo. Isso significa que o plano inclinado estava no sentido Estação 1
Foto 27:
Foto 28: O belo veículo
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33: A via, vista de dentro do veículo
Foto 34:
Foto 35:
Foto 36:
Foto 37: Bancos
Foto 38:
Foto 39:
Créditos
Texto: Renan Souza e Guilherme Pinho
Fotos: 1-35 por Guilherme Pinho e 36-39 por Renan Souza, ambos em 21/04/2010