[Notícia] Nova ferrovia terá 70 km
Enviado: 30 Abr 2010, 19:48
Enviado por Brisa Grilo 7/2/2010 22:01:55
Nova ferrovia terá 70 km
Toda a malha ferroviária de Visconde de Itaboraí à Ambaí, em Nova Iguaçu, terá que ser adaptada, pois este ramal nunca operou com volume tão grande de carga pesada. O mais dispendioso dos trechos, no entanto, será o de 20 km entre Ambaí e São Bento, ramal próximo a Saracuruna, que irá custar R$ 229,4 milhões. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, será necessário trocar toda a bitola do ramal (de estreita para larga), para dar o suporte aos trens de carga.
“O trecho Ambaí-São Bento está deteriorado e vandalizado. Nele se faz necessária a troca de toda a bitolagem estreita por bitola larga. Além disso, estima-se que, do valor total, R$ 70 milhões sejam destinados exclusivamente para colocação de drenos verticais. Ou seja, fundições que vão permitir a firmeza e a solidificação do solo, ação fundamental para o processo de reestruturação”, informou o superintendente de Logística de Cargas da Secretaria, Eduardo Duprat.
O ponto final da linha em Ambaí terá uma alça em direção ao porto e outra a Campos Elíseos, para se conectar com a Refinaria de Duque de Caxias. A previsão inicial é de que o Comperj refinasse 150 mil barris de petróleo pesado por dia, que seriam transformados em óleo diesel e outras matérias primas para a indústria química, mas há duas semanas o diretor de abastecimento do Pólo, Paulo Roberto Costa, afirmou que a estatal certamente ampliará a meta de produção.
Os outros 50 km de São Bento até Itaboraí custarão R$ 143,7 milhões. O trecho entre Magé e Visconde é o que está em melhor estado de conservação. Os dez anos de abandono da estação ferroviária de Itaboraí, construída em 1927 e uma relíquia histórica do bairro, vão custar R$ 10 milhões em obras de reforma. Terá que ser construído também um novo trecho de ferrovia, de sete quilômetros, para ligar a estação ao Comperj, que custará R$ 28 milhões.
Fonte:http://www.osaogoncalo.com.br/site/voz+ ... 3%A1+70+km
Esse projeto é excelente para as ferrovias do RJ
Nova ferrovia terá 70 km
Toda a malha ferroviária de Visconde de Itaboraí à Ambaí, em Nova Iguaçu, terá que ser adaptada, pois este ramal nunca operou com volume tão grande de carga pesada. O mais dispendioso dos trechos, no entanto, será o de 20 km entre Ambaí e São Bento, ramal próximo a Saracuruna, que irá custar R$ 229,4 milhões. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, será necessário trocar toda a bitola do ramal (de estreita para larga), para dar o suporte aos trens de carga.
“O trecho Ambaí-São Bento está deteriorado e vandalizado. Nele se faz necessária a troca de toda a bitolagem estreita por bitola larga. Além disso, estima-se que, do valor total, R$ 70 milhões sejam destinados exclusivamente para colocação de drenos verticais. Ou seja, fundições que vão permitir a firmeza e a solidificação do solo, ação fundamental para o processo de reestruturação”, informou o superintendente de Logística de Cargas da Secretaria, Eduardo Duprat.
O ponto final da linha em Ambaí terá uma alça em direção ao porto e outra a Campos Elíseos, para se conectar com a Refinaria de Duque de Caxias. A previsão inicial é de que o Comperj refinasse 150 mil barris de petróleo pesado por dia, que seriam transformados em óleo diesel e outras matérias primas para a indústria química, mas há duas semanas o diretor de abastecimento do Pólo, Paulo Roberto Costa, afirmou que a estatal certamente ampliará a meta de produção.
Os outros 50 km de São Bento até Itaboraí custarão R$ 143,7 milhões. O trecho entre Magé e Visconde é o que está em melhor estado de conservação. Os dez anos de abandono da estação ferroviária de Itaboraí, construída em 1927 e uma relíquia histórica do bairro, vão custar R$ 10 milhões em obras de reforma. Terá que ser construído também um novo trecho de ferrovia, de sete quilômetros, para ligar a estação ao Comperj, que custará R$ 28 milhões.
Fonte:http://www.osaogoncalo.com.br/site/voz+ ... 3%A1+70+km
Esse projeto é excelente para as ferrovias do RJ