Acoplamento e reboque (Depois desacopla)
Enviado: 01 Mai 2010, 19:46
Opa povão!
Hoje fiz algo muito bacana, como vocês podem ver no título. Reboque.
Utilizamos os procedimentos de comunicação e tudo mais para treinar.
Os trens foram um Mafersa (rebocador) e um Cobrasma (socorrido).
Em 6, todos tiveram a função de Operador do rebocador, socorrido e coordenador da equipe. Empurramos e puxamos o trem (numa área bem pequena) para testar e fizemos o desacoplamento.
Vou colocar o vídeo dele desacoplando.
Ai vocês: "Pô Gustavo, legal, mas como faz?"
Simples: Quando um trem dá pau e não anda, a gente reboca, não interessa como, se puxando ou empurrando. Anda-se em manual e faz o acoplamento na menor velocidade possível e após verificar o alinhamento dos engates.
Após acoplado, o trem avariado tem todas as válvulas de freio isoladas (fica sem freio) e checa-se todos os engates do comboio.
Após isso, na via normal, anda-se no máximo a 20km/h, sempre avitando dar trancos.
Pra desacoplar, primeiro isola a válvula de acoplamento (as travas do engate são pneumáticas) e da ré no trem.
Esperam que tenham gostado e qualquer dúvida é só perguntar.
PS: Vai treinando Vizendi!
Hoje fiz algo muito bacana, como vocês podem ver no título. Reboque.
Utilizamos os procedimentos de comunicação e tudo mais para treinar.
Os trens foram um Mafersa (rebocador) e um Cobrasma (socorrido).
Em 6, todos tiveram a função de Operador do rebocador, socorrido e coordenador da equipe. Empurramos e puxamos o trem (numa área bem pequena) para testar e fizemos o desacoplamento.
Vou colocar o vídeo dele desacoplando.
Ai vocês: "Pô Gustavo, legal, mas como faz?"
Simples: Quando um trem dá pau e não anda, a gente reboca, não interessa como, se puxando ou empurrando. Anda-se em manual e faz o acoplamento na menor velocidade possível e após verificar o alinhamento dos engates.
Após acoplado, o trem avariado tem todas as válvulas de freio isoladas (fica sem freio) e checa-se todos os engates do comboio.
Após isso, na via normal, anda-se no máximo a 20km/h, sempre avitando dar trancos.
Pra desacoplar, primeiro isola a válvula de acoplamento (as travas do engate são pneumáticas) e da ré no trem.
Esperam que tenham gostado e qualquer dúvida é só perguntar.
PS: Vai treinando Vizendi!