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Trem moderno para Metrofor

Enviado: 11 Mai 2010, 22:09
por PETTEGH
O presidente do Metrofor, engenheiro Rômulo Fortes, revelou a este colunista que sua empresa mudará de nome e de logomarca. Isso se fará ainda neste semestre. A denominação da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, razão social do Metrofor, deverá ser trocada para Companhia Cearense de Trens e Metrôs, "se o governador Cid Gomes concordar". Quanto à nova logomarca, "ela já está sendo elaborada sob supervisão da Casa Civil do Governo", adianta Rômulo Fortes.

Nesta semana, o presidente do Metrofor recebeu as primeiras fotos dos trens que serão usados pelo metrô de Fortaleza. Elas foram enviadas pela fabricante italiana AnsaldoBreda, cuja fábrica se localiza na cidade de Nápoles, no Sul da Itália.

As composições são pintadas de verde e cinza, com predominância daquela. Do ponto de vista estético, os trens são bonitos e suas linhas arredondadas estão de acordo com o padrão mundial dos veículos ferroviários de transporte de massa.

Rômulo Fortes confirmou que os primeiros trens do Metrofor serão entregues pela AnseldaBreda (escreve-se assim mesmo) no fim do próximo mês de agosto. Eles desembarcarão no porto do Pecém. Os primeiros testes dos trens estão previstos para setembro, mas esse calendário poderá ser modificado, se até as empresas Alstom, Siemens e Adtranz não chegarem a um acordo com o Governo do Ceará e com o TCU em torno da atualização dos preços dos produtos e serviços que elas fornecerão.

São essas três multinacionais que fornecerão e executarão os serviços de eletrificação, sinalização e controle eletrônico de todo o sistema operacional do Metrofor. Sem a instalação desses sistemas, não será possível testar o metrô de Fortaleza, incluindo trens, equipamentos, controles e segurança.

Cada trem fabricado pela AnseldaBreda para o Metrofor é composto por dois carros motores, que se localizam em cada extremidade, e um carro reboque. Esse conjunto, todo ele com ar condicionado, tem capacidade para transportar 974 passageiros de maneira confortável, ou seja, sem superlotação. Serão seis passageiros por metro quadrado. Nos horários de pico, explica Rômulo Fortes, uma composição semelhante será acoplada, formando então um trem com quatro carros motores e dois reboques, o que dobrará a quantidade de passageiros transportada.

Metrofor vai retomar faixa de domínio invadida

Incluída no pacote de projetos de infraestrutura de transporte para a Copa de 2014, a ligação ferroviária - a ser feita por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) - entre o Mucuripe e o estádio do Castelão - prevê a retomada, pelo Governo, da faixa de domínio da linha permanente entre o porto do Mucuripe e Parangaba. Quase toda a faixa está ocupada por favelas. A via pertence à Transnordestina Logística, empresa concessionária de toda a malha ferroviária do Nordeste.

O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, revela: toda a linha permanente será substituída por uma nova. A faixa de domínio da via permanente foi invadida e está hoje ocupada por favelas. Ela tinha, originalmente, de 22 metros de largura. Hoje, está reduzida, em alguns locais, como no trecho entre a Avenida Padre Antonio Tomás e Antonio Sales, a menos de oito metros. Isso reduz a velocidade dos trens a 20 km por hora.

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 12 Mai 2010, 08:46
por Renanfsouza
PETTEGH obrigado pelas valiosas informações deste que será um moderno sistema de metrô brasileiro!

Quando estiver operando tire umas fotos pra gente ver hein? okk

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 12 Mai 2010, 11:15
por Erick_UT440R
^^ O que me soa mais estranho nessa história dos novos carros para o Metrofor é a origem destes carros. Eles estão sendo fabricados pela empresa italiana Ansaldo Breda, no total de 20 composições de 4 carros (total de 80 carros).

Entretanto, o mesmo Metrofor tem um contrato em aberto com o consórcio Alstom / Adtranz (atualmente Bombardier), para a fabricação de 10 trens de 4 carros (total de 40 carros). Esse contrato encontra-se congelado (ou seja, sem previsào de reativação).

Simplesmente o Metrofor ignorou esse contrato e encomendou novos trens à um outro fabricante. E o consórcio Alstom / Bombardier, não fará nada a respeito??? tnk

Muito estranho... ffif

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 14 Mai 2010, 19:16
por Tiago Costa
Que eu saiba, o contrato é para 20 trens de 3 carros, em um total de 60 carros. Infelizmente vejo o contrato da Alstom meio inviável atualmente, pois o Governo do Ceará não quer saber de retomá-lo, e creio que o custo dos 10 trens é bem maior que o dos trens da AnsaldoBreda (contando o custo de cada carro).

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 14 Mai 2010, 23:40
por olhaotrem!
O Metrô de fortaleza será diferentes de outros metrôs do Brasil:
*Bitola métrica (a maioria é bitola irlandesa de 1,6 m; e as linhas mais novas do metrô SP, 4 e 5, é standard com 1,435m);
**Uma fornecedora de trens de uma marca desconhecida ou pouco falada no Brasil e de origem italiana;
***TUE com 3 carros (o outros sistemas possuem 4, 5 ou 6 carros).
PS: Alguém de voces sabem como será a alimentação do trem? Terceiro trlho ou catenária suspensa?

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 15 Mai 2010, 02:42
por André Vasconcellos
Métrica?Trens de 3 carros?

Nossa q ''Metrô'' diferente. E põe aspas nisso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 15 Mai 2010, 02:50
por PrpPedro
Daí já ficam combinando com os Toshibas que tão por lá... PQP, fala sério, hein.

De qualquer forma, pela concepção, pelo perfil de suas linhas, não podemos dizer que não é Metrô. Não importa bitola, nem quantidade de carros. Se ele for cofortável, rápido, com baixo headway, já poderíamos chamar de Metrô.

O que é estranho é que nenhum sistema de Metrô novo utiliza Métrica. Até porque ela treme que é uma desgraça. o0

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 17 Mai 2010, 00:03
por Tiago Costa
prppedro, acorda, você está falando da Linha Calçada-Paripe de Salvador, não do Metrofor. Localize-se :D.

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 17 Mai 2010, 00:10
por Nerilton
Mas que pena que esse metrô de Fortaleza tenham bitola métrica. É o cumulo da picada em pleno século 21 vermos linhas novas sendo construídas usando bitola métrica. Isso deveria ser extinta.

-Quem dá passagem também chega no horário :rl:

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 17 Mai 2010, 00:24
por PrpPedro
Tiago Costa escreveu:prppedro, acorda, você está falando da Linha Calçada-Paripe de Salvador, não do Metrofor. Localize-se :D.
Me expressei mal... Comparei com os Toshibas apenas, eu sei que são dois sistemas diferentes... ;)

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 17 Mai 2010, 07:11
por Erick_UT440R
olhaotrem! escreveu:O Metrô de fortaleza será diferentes de outros metrôs do Brasil:
*Bitola métrica (a maioria é bitola irlandesa de 1,6 m; e as linhas mais novas do metrô SP, 4 e 5, é standard com 1,435m);
**Uma fornecedora de trens de uma marca desconhecida ou pouco falada no Brasil e de origem italiana;
***TUE com 3 carros (o outros sistemas possuem 4, 5 ou 6 carros).
PS: Alguém de voces sabem como será a alimentação do trem? Terceiro trlho ou catenária suspensa?
^^ Bem, se seguirem o que havia sido acertado com a Alstom para a fabricação dos 10 trens iniciais, os trens possuirão alimentaçào por catenária.

Sshuashuahsauhsau... Metrofor... A piada do milênio!!! :brrb:

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 17 Mai 2010, 08:40
por Renanfsouza
No início das obras falava-se que nem elétrico seria - chegue até a ver renders das estações com super exaustores para retirar a fumaça das locomotivas - isso é sério.

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 19 Mai 2010, 20:46
por Rafael Lopes
Renanfsouza escreveu:No início das obras falava-se que nem elétrico seria - chegue até a ver renders das estações com super exaustores para retirar a fumaça das locomotivas - isso é sério.
A maior piada sem graça já vista até agora sobre o Metrofor! :brrb:

Já não basta Teresina ser assim!

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 01 Jun 2010, 20:52
por Correia431M
Olha só que coisa "chique", se isso for o Metrofor [ironic mode]

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Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 01 Jun 2010, 22:50
por Tiago Costa
Na mesma faixa de domínio (porém não nas mesmas vias, lógico) do Metrofor, operava (ou ainda opera parcialmente) o sistema a diesel, que era gerenciado pela CBTU. Boa parte dessa faixa de domínio é onde o Metrofor está sendo construído, mas ele também tem parte da Linha 1 em trechos totalmente novos (como o túnel, por exemplo).

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 03 Jun 2010, 02:31
por Lopes
e um adendo, ao invés de métrica, deveria ser bitola internacional.

Aliás, para que esteja sendo construído os novos trechos em métrica houve algum " motivo especial " ou apenas constroem novos trechos em métrico para intercalar com outros trechos já existentes?

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 04 Jun 2010, 01:57
por Tiago Costa
Difícil saber o motivo sem alguma justificativa vindo deles. Afinal, para sistemas novos, o ideal é utilizar bitola internacional. Mas olha, eu estou com dificuldades de achar locais que dizem que será mesmo bitola métrica. Será que isso não passa de um mito? Porque no passado, no site do Metrofor falava que o sistema teria catenária com 3.000 Vcc e bitola internacional. Mas isso antes de algumas mudanças de diretrizes. Agora não sabemos o que continuou igual ou o que mudou através do site do Metrofor.

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 09 Jun 2010, 09:29
por Erick_UT440R
^^ Thiago, pelo o que pude saber ao ler a especificação técnica para o fornecimento de novos trens para o Metrofor (especificação essa da época do contrato com a Alstom), os trens seriam alimentados por catenária com tensão de 3000 Vcc, e possuiriam também bitola métrica.

Para mim também soa muito estranho um sistema metroviário novo com bitola métrica... Mas, se não me falha a memória, isso devia-se ao fato de que as linhas do Metrofor seriam implantadas sob as linahs de carga da antiga RFFSA - Rede Ferroviária Federal (claro que seriam construída novas linhas de cargas para a CFN, de modo que as operações de cargas não atrapalhassem as operaçòes do Metrô).

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 18 Jun 2010, 18:23
por DNER
Alguém sabe algum site que tenha informações, e principalemnte fotos sobre o sistema de trens de Fortaleza?
Já pesquisei um monte e nunca acho nada!!!!

Re: Trem moderno para Metrofor

Enviado: 21 Jun 2010, 23:29
por Tiago Costa
Erick_UT440R escreveu:^^ Thiago, pelo o que pude saber ao ler a especificação técnica para o fornecimento de novos trens para o Metrofor (especificação essa da época do contrato com a Alstom), os trens seriam alimentados por catenária com tensão de 3000 Vcc, e possuiriam também bitola métrica.

Para mim também soa muito estranho um sistema metroviário novo com bitola métrica... Mas, se não me falha a memória, isso devia-se ao fato de que as linhas do Metrofor seriam implantadas sob as linahs de carga da antiga RFFSA - Rede Ferroviária Federal (claro que seriam construída novas linhas de cargas para a CFN, de modo que as operações de cargas não atrapalhassem as operaçòes do Metrô).
Na verdade, a justificativa deve ser outra, porque as vias foram completamente reconstruídas, e além disso há viadutos, o túnel, enfim, tudo novo. A linha de carga original, inclusive, foi construída ali do lado, então o trem de passageiros existente continuou prestando serviços.