[Notícia]CNR quer investir na Trensurb e em outras ferrovias
Enviado: 12 Mai 2010, 12:03
CNR quer investir nas ferrovias brasileiras
12/05/2010 - Trensurb/RF
O presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, Marco Arildo Cunha, juntamente com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, reuniu-se no Ministério das Cidades, em Brasília, com um grupo de executivos da China CNR Corporation, vinculada ao Ministério das Ferrovias da China. Os chineses estão interessados em estreitar relações com empresas brasileiras do setor ferroviário, como a Ferroeste/Ferrosul e a Trensurb.
O encontro com os chineses, segundo o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, também teve como objetivo “conhecer os sistemas de trens e metrôs da China, estreitar relações e sondar a obtenção de financiamentos e tecnologias de transporte ferroviário urbano, de passageiros e de cargas”. A mediação do encontro foi conduzida pelo diretor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Secretaria Executiva do ConCidades, do Ministério das Cidades, Elcione Diniz Macedo.
Os chineses representam a CNR, uma grande fabricante chinesa de trens, veículos para metrôs e vagões para transporte de carga, explica o presidente da Trensurb. Cunha disse, ainda, que o encontro também foi importante para checar “o que tem de mais moderno em termos de ferrovia e sistemas ferroviários na China”.
A Trensurb é parceira da Ferroeste no desenvolvimento do modelo dos trens de passageiros no Paraná, o Trem Pé-Vermelho, no eixo Londrina-Maringá (que também abrange os municípios de Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi e Paiçandu) e na região metropolitana de Porto Alegre (Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul).
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, informou que “os projetos ferroviários da Ferrosul contemplam três mil quilômetros de novas e modernas linhas de alta capacidade, que integrarão a maior fronteira agrícola do mundo a hidrovias, rodovias e portos do Cone Sul da América”. Segundo Gomes, “a Ferrosul é, no seu conjunto, o projeto de infraestrutura de transporte mais viável da América Latina. O interesse internacional em relação à Ferrosul é crescente. Estamos, felizmente, com fila na porta para o estabelecimento de parcerias”.
Para Gomes, “além da estatal CNR, que fabrica locomotivas, vagões e sistemas operacionais para transporte ferroviário de cargas e passageiros, estamos em contato com uma estatal chinesa responsável pela construção de ferrovias, com novas e eficientes tecnologias”. As novas linhas da Ferrosul estão sendo planejadas para a operação compartilhada de cargas e passageiros, como acontece hoje na China, Coréia do Sul, Espanha, Austrália e outros países. “Daí a nossa parceria com a Trensurb, empresa do governo federal que opera trens de passageiros na grande Porto Alegre, juntos vamos fazer retornar o transporte ferroviário de passageiros no Sul do Brasil, sob padrões do século 21, com rapidez, pontualidade, conforto e segurança”, resume o presidente da Ferrosul.
Pela empresa chinesa CNR participaram da reunião, em Brasília, o vice-presidente Zhao Guangxing, o gerente geral Cul Dianguo, o gerente executivo Chen Dayong, e o chefe de divisão, Yang Jilian.
http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=
12/05/2010 - Trensurb/RF
O presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, Marco Arildo Cunha, juntamente com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, reuniu-se no Ministério das Cidades, em Brasília, com um grupo de executivos da China CNR Corporation, vinculada ao Ministério das Ferrovias da China. Os chineses estão interessados em estreitar relações com empresas brasileiras do setor ferroviário, como a Ferroeste/Ferrosul e a Trensurb.
O encontro com os chineses, segundo o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, também teve como objetivo “conhecer os sistemas de trens e metrôs da China, estreitar relações e sondar a obtenção de financiamentos e tecnologias de transporte ferroviário urbano, de passageiros e de cargas”. A mediação do encontro foi conduzida pelo diretor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Secretaria Executiva do ConCidades, do Ministério das Cidades, Elcione Diniz Macedo.
Os chineses representam a CNR, uma grande fabricante chinesa de trens, veículos para metrôs e vagões para transporte de carga, explica o presidente da Trensurb. Cunha disse, ainda, que o encontro também foi importante para checar “o que tem de mais moderno em termos de ferrovia e sistemas ferroviários na China”.
A Trensurb é parceira da Ferroeste no desenvolvimento do modelo dos trens de passageiros no Paraná, o Trem Pé-Vermelho, no eixo Londrina-Maringá (que também abrange os municípios de Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi e Paiçandu) e na região metropolitana de Porto Alegre (Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha e Caxias do Sul).
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, informou que “os projetos ferroviários da Ferrosul contemplam três mil quilômetros de novas e modernas linhas de alta capacidade, que integrarão a maior fronteira agrícola do mundo a hidrovias, rodovias e portos do Cone Sul da América”. Segundo Gomes, “a Ferrosul é, no seu conjunto, o projeto de infraestrutura de transporte mais viável da América Latina. O interesse internacional em relação à Ferrosul é crescente. Estamos, felizmente, com fila na porta para o estabelecimento de parcerias”.
Para Gomes, “além da estatal CNR, que fabrica locomotivas, vagões e sistemas operacionais para transporte ferroviário de cargas e passageiros, estamos em contato com uma estatal chinesa responsável pela construção de ferrovias, com novas e eficientes tecnologias”. As novas linhas da Ferrosul estão sendo planejadas para a operação compartilhada de cargas e passageiros, como acontece hoje na China, Coréia do Sul, Espanha, Austrália e outros países. “Daí a nossa parceria com a Trensurb, empresa do governo federal que opera trens de passageiros na grande Porto Alegre, juntos vamos fazer retornar o transporte ferroviário de passageiros no Sul do Brasil, sob padrões do século 21, com rapidez, pontualidade, conforto e segurança”, resume o presidente da Ferrosul.
Pela empresa chinesa CNR participaram da reunião, em Brasília, o vice-presidente Zhao Guangxing, o gerente geral Cul Dianguo, o gerente executivo Chen Dayong, e o chefe de divisão, Yang Jilian.
http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=