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Sugestão para o subforum
Enviado: 27 Mai 2010, 11:00
por HGP
Eu estava pensando, vendo como a galera do Rio de Janeiro tem se embrenhado e com muito esmero ir a caça de ramais e estações desativados e vendo já a a quantidade de material que conseguimos, será que não seria também legal criar um diagrama de estações dessas linhas desativadas?
Digo isso, pois seria fácil para entendermos como era a sequencia das estações dentro dos ramais e linhas desativados e as conexões que ainda existem com a malha atual em uso.
Pode ser bem o que já foi feito como na Supervia, Metrô Rio e outros subs..
O que acham? factível ou viajante demais?
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 27 Mai 2010, 11:47
por Renanfsouza
Eu acho legal. Poderíamos adicionar esses mapas no índice inclusive, para quando virmos os thumbnails, vermos também as estações. Podemos inclusive colocar as estações em ordem onde der.
Vamos lá:
ESTRADA DE FERRO RIO DO OURO - RAMAL DE JACERUBA - Completo
. Estação Belford Roxo da Supervia - entroncamento com o Ramal de Xerém (não temos fotos ainda)
. [Ramal de Jaceruba] Trecho de Estações Demolidas: Areia Branca x Figueira (Areia Branca, Heliópolis, Itaipu, Miguel Couto e Figueira)
. [Ramal de Jaceruba] Estação Cava - entroncamento com o Ramal do Tinguá (não temos fotos ainda)
. [Ramal de Jaceruba] Parada Cachoeira
. [Ramal de Jaceruba] Estação Adrianópolis
. [Ramal de Jaceruba] Estação Rio do Ouro - entroncamento com o Ramal da Represa
. [Ramal da Represa] Parada Represa
. [Ramal de Jaceruba] (após Rio do Ouro) Parada Santo Antônio
. [Ramal de Jaceruba] Parada Saudade
. [Ramal de Jaceruba] Estação Jaceruba
ESTRADA DE FERRO MARICÁ - RAMAL DE CABO FRIO
Desta ferrovia temos pouca coisa ainda... Acho que ainda não vale a pena fazer mapa, mas segue a ordem das estações já retratadas
. [Ramal de Cabo Frio] Estação Neves
. [Ramal de Cabo Frio] Estação São Pedro da Aldeia
. [Ramal de Cabo Frio] Estação Cabo Frio
. [Ramal de Cabo Frio] Estação Barra de São João
ESTRADA DE FERRO LEOPOLDINA - LINHA DO LITORAL (HOJE MEIO CENTRAL LOGÍSTICA, MEIO FCA)
Também temos pouca coisa ainda... Em breve teremos mais. Estou pensando em um passeio além de Itaboraí, daqueles até o pé ficar em carne viva hehehe... Mas não é a minha prioridade. Quero primeiro tirar fotos das desativadas da Linha Auxiliar da EFCB.
. [Linha do Litoral] Estação General Dutra
. Malha da CENTRAL
. [Linha do Litoral] Estação Rio Dourado
. [Linha do Litoral] Estação Rocha Leão
VLT DE CAMPINAS - Completo
. [VLT de Campinas] Estação Central (foi demolida antes de eu ir lá)
. [VLT de Campinas] Estação Barão de Itapura
. [VLT de Campinas] Estação Aurélia
. [VLT de Campinas] Estação Vila Teixeira
. [VLT de Campinas] Estação Parque Industrial
. [VLT de Campinas] Estação Anhangüera
. [VLT de Campinas] Estação Pompéia
. [VLT de Campinas] Estação Campos Elíseos
Basicamente onde eu estive de relevante foi isso. Estive em outras ferrovias mas fotografei estações avulsas apenas. Tem também algum material sobre a EFCB, especialmente a Linha do Centro, com threads meus com contribuições do David e Guilherme, e também outros que o Caco fez, mas devido ao imenso tamanho da Linha do Centro acho que é cedo ainda pra fazer um mapa. Para essa linha em especial eu aguardaria um pouco porque ainda temos pouco material.
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 27 Mai 2010, 11:52
por Renanfsouza
Resumindo...
Acho que vale a pena nesse momento fazer mapa do VLT de Campinas e do Ramal de Jaceruba da EF Rio do Ouro.
Acredito que mês que vem eu vá até a metade do trecho Costa Barros x Japeri, e pretendo trazer muitas fotos das estações desativadas nestes primeiros 20 Km. No outro mês farei o caminho inverso: Japeri x Costa Barros, fotografando todas as estações do Costa Barros x Japeri (trecho da Linha Auxiliar da EFCB). Ou seja... Quando eu voltar, acho que mais um mapinha valeria a pena.
Po, achei a idéia ótima Horácio... Eu não sei fazer mapas, quem se habilita?
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 27 Mai 2010, 13:09
por André Vasconcellos
Posso fazer os mapas sem problema algum
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 02 Jun 2010, 17:59
por Nina
Adorei a ideia. Tenho um esquema que recebi do meu professor (ele tirou de um livro) que tem as principais estações da EFCB e da Leopoldina. Se quiserem eu envio, só me avisar. (Até me disponibilizaria a fazer mas nesse momento tenho meu trabalho final de graduação para concluir)
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 02 Jun 2010, 18:40
por Renanfsouza
Puxa, legal. Posta ai.
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 02 Jun 2010, 19:00
por Nina
A pedidos
cá embaixo estão os esquemas:
EFCB
EFL
Só não tenho a fonte
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 02 Jun 2010, 21:24
por AGV
Muito bacana! app
No mais, ótima ideia HGP e Renan!
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 14 Jun 2010, 14:01
por Renanfsouza
Só dando um feedback... O André fez os mapas, ficaram lindos. Devo postar hoje no Estações Desativadas o do VLT de Campinas. O do Ramal de Jaceruba da EF Rio do Ouro devo postar depois que o Vinicius e o Guilherme acabarem de postar as fotos deles para escolhermos as fotos que vão virar thumbnails pro índice.
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 14 Jun 2010, 15:05
por DadoDJ
Alguém tem o "Guia Geral das Estradas de Ferro", do IBGE de 1960 ?
Eu tenho lá em casa, com todas as estações e paradas da EFCB, Leopoldina, Rio do Ouro (na época pertencia a EFCB) e outras ... de qualquer forma, a EF Rio do Ouro na época já partia de Francisco Sá, e eu tenho a relação das estações da época que partia da Quinta do Caju, a linha original. Este esquema está lá em casa (estou no serviço agora) e depois eu posto aqui no fórum. Mas posso adiantar algumas coisas de cabeça (mais tarde posto as quilometragens)
1-Caju (Quinta do Caju)
2-Rua Bella
3-Benfica
4-Alegria
(Bifurcação para o ramal D.Anna Nery, em direção à Mangueira. Este ramal só tinha uma estação, com o nome de D.Anna Nery)
5-Praia Pequena
6-Venda Grande
7-Liberdade
8-Botafogo
9-Inhaúma
(Bifurcação para o ramal de Inhaúma e para as oficinas do Engenho de Dentro. Aqui vale uma observação: eu desconfio que a EF Rio do Ouro tinha o leito pela Av.Suburbana entre Del Castilho e Tomás Coelho ... faz sentido por causa deste ramal de Inhaúma, que passava ao lado do cemitério e hoje nada se tem de vestígio, até onde eu sei. O leito passando pela Av.Suburbana entre Benfica e Del Castilho está confirmadíssimo ! Depois que começou a partir de Francisco Sá é que a linha passou a acompanhar a Linha Auxiliar entre Francisco Sá e Del Castilho, onde se distanciavam ...)
10-Engenho da Rainha
11-Engenho do Matto (extinta com a inauguração de engenho da Rainha)
12-Tomás Coelho
etc etc ... igual às existentes após a mudança da estação original de Quinta do Caju para Francisco Sá.
Obs.: já enviei material para o site
http://www.estacoesferroviarias.com.br ... vamos ver no que vai dar ...
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 14 Jun 2010, 17:16
por Vinicius
DadoDJ, eu gostaria de pedir um favor: você poderia postar a relação de todas as estações/paradas da E.F. Cantagalo, pertencente a Leopoldina, entre Cachoeiras de Macacu e Bom Jardim. Eu morava na região e pretendo ainda esse mês fotografar o que restou dessa importante estrada de ferro. Desde de já, muito obrigado.
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 17 Jun 2010, 08:55
por DadoDJ
Ok, Vinicius !
Estou no serviço ... mais tarde pretendo postar aqui as estações da EF Cantagalo e as que eu fiquei devendo, da EFCB e Leopoldina.
Aliás, o fórum esteve fora do ar estes dias ? Não conegui acessar ...
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 17 Jun 2010, 13:18
por DadoDJ
EFL – Estrada de Ferro Leopoldina (Linha Tronco - EF Cantagalo)
(Bitola de 1,00 m)
Pôrto das Caixas
Escurial (PE)
Sambaetiba
Papucaia (PE)
Japuíba
Cachoeiras de Macacu
Valério (PE)
Bôca do Mato
Agente Maia
Pindorama (PE)
Pena (PT) (12)
Registro (PT)
Teodoro de Oliveira
Muri
Nova Friburgo
Nova Friburgo-Cargas
Conselheiro Paulino
Branca (PE)
Ugepim (PE)
Dona Mariana
João do Prado (PE)
Murinéli
Barão de Aquino
Sumidouro
Bela Joana (PE)
Barra de São Francisco
Livramento (PE)
Embarcadouro de Leite (PE)
Carmo
Paquequer
Informações retiradas do excelente site
http://vfco.brazilia.jor.br/
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 18 Jun 2010, 12:02
por Vinicius
Muito obrigado. Agora, eu vou a caça dessas estações.
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 18 Jun 2010, 13:40
por DadoDJ
Ih ... detalhe: após Conselheiro Paulino, entrei no ramal de Sumidouro ! Era pra seguir continuando para bom Jardim, como você me pediu, mas desviei ...
Segue as estações após Conselheiro Paulino:
Riograndina
Banquete
Bom Jardim
Desculpe o descarrilhamento ...
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 19 Jun 2010, 02:15
por Vinicius
Ah, sem problema, rs. Foi ótimo você também ter me passado as estações do Ramal de Sumidoro, já que um dia eu pretendo visitá-las também. Quando você puder, tem como postar as estações a partir de Bom Jardim. Mais uma vez obrigado.
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 30 Jun 2010, 00:28
por Pablo ITT
Depois de um período fora da estrada, quer dizer dos trilhos, aí vai uma pequena contribuição que comecei a fazer durante o período que não conseguia entrar no TGVBR. Embora ainda morrendo de inveja de não poder ter ido às caminhadas mas, para compensar marquei as estações de quase todos os ramais desativados. Faltam ainda as da ligação Matadouro de Santa Cruz - Austim, as da linha do Litoral fora da Região Metropolitana do Rio bem como as do ramal de Mangaratiba. O ramal para Nova Friburgo ainda está no começo e o de Petrópolis faltam as fotos das estações que ainda estão de pé. Devo faze-las mês que vem depois da copa.
Este mapa é um mapa geral mais tarde vou detalhá-lo se for necessário por isto não tem todas as estações.
Tenho estas duas fotos tiradas este ano durante viagem de trabalho.
A Antiga estação de Itaguaí e uma ponte ferroviária em Teresópolis (ganhei um vídeo em PB sobre a construção da Estrada de Ferro Therezópolis).
Aos poucos vou postando o que foi feito neste período.
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 30 Jun 2010, 08:52
por DadoDJ
Eu tenho a localização das estações entre Austin e Santa Cruz ... essa ligação ferroviária é meu "calcanhar de Aquiles", pois não consegui traçar ainda por onde ela passava entre a Estação de Tratamento do Guandu e a Av.Brasil.
Inclusive, há suspeitas de que a estação Cabuçu ainda esteja de pé !
Aliás, uma sugestão ... que tal criarmos um tópico com fotos de satélite, e links para as rotas no formato .kmz do Google Earth ?
Re: Sugestão para o subforum
Enviado: 30 Jun 2010, 11:54
por Pablo ITT
DadoDJ escreveu:Eu tenho a localização das estações entre Austin e Santa Cruz ... essa ligação ferroviária é meu "calcanhar de Aquiles", pois não consegui traçar ainda por onde ela passava entre a Estação de Tratamento do Guandu e a Av.Brasil.
Inclusive, há suspeitas de que a estação Cabuçu ainda esteja de pé !
Aliás, uma sugestão ... que tal criarmos um tópico com fotos de satélite, e links para as rotas no formato .kmz do Google Earth ?
Me me diga a localização das estações que eu mostro o possível traçado, é cahantagem mesmo,
Dois marcos importantes a estrada de Santa Cruz em Cabuçu, que margeia o condomínio Cidade Paradiso e, em Santa Cruz, tem um estrada chamada caminho da E F de Ambaí. É claro que são suposições mas já é um ponto de partida. Logo depois da estação de tratamento do Guandu (bairro Paraíso) existe um resto de ponte paralela à antiga Rio São Paulo por onde a linha passava. Daí em diante tem que procurar o caminho mais plano e de curvas suaves e bem delineadas. Depois da Dutra até Austim é que é um emaranhado de invasão, justamente onde pode estar o caminho. O pessoal adorava invadir terras da extinta RFFSA.
Também comecei a implantar o ramal de Maricá que vai até Cabo Frio.
Re: Sugestão para o subforumCabuçu
Enviado: 30 Jun 2010, 14:15
por DadoDJ
O percurso da Ligação CArlos Sampaio - Austin - Santa Cruz eu conheço, o que tá pegando realmente é o trecho que citei, entre a estação de tratamento e a Av.Brasil. Eu vi que imagem de satélite você marcou o roteiro certinho, esta é a impressão que eu tenho, mas de qualquer forma vejam o roteiro (acompanhem pelo Google Earth ou Maps Google):
Saindo de Carlos Sampaio, a linha seguia pela Av.Dr.Arruda Negreiros (curiosamente há na primeira esquina uma estrada chamada Estrada velha de Santa Rita, indicativa da estação anterior da Linha Auxiliar), depois seguindo pela Av.Coronel Monteiro de Barros cruzava a Linha do Centro da EFCB atingindo a estação Austin. Depois continuava por uma via paralela (trilhos ainda existentes !) à R. 15 de Novembro, seguindo pela RUA LINHA VELHA (na verdade é o leito da ferrovia tomado por uma comunidade), cruza a estrada José Luiz Silva, continua pela RUA LINHA VELHA (barracos por todo os lados) até atingir a Rodovia Presidente Dutra (ao lado do depósito da Lojas Americanas). Do outro lado da rodovia, continuava pela R. Ronaldo João Américo Machado, uma via sem nome em frente até atingir o local onde ficava (ou fica) a estação Cabuçu, antiga Passa Vinte (inclusive tem uma rua próxima com este nome). Seguindo pela R. Manoel Reina Gomes, Av SANTA CRUZ, continua pelo prolongamento desta, cruza algumas pontes, depois seguindo pela R.Coqueiros, Travessa C, cruza um rio, segue pela R.Engenheiro Araripe (onde havia uma estação homônima, ou ainda há, não sei ...), daí até a Av.Brasil eu não sei o percurso. Onde fica esta ponte sobre o Rio Guandu Mirim, paralela à antiga RJxSP ? É próxima a rodovia ?
Após a Av.Brasil a linha seguia pelas estradas do Tinguí, estrada DE AUSTIN (passando ao lado da FAVELA LINHA DE AUSTIN) e Estrada do Furado. Depois continuava pela Estr. da Boa Esperança, Beco do Brizola, Travessa LINHA DE AUSTIN e encontrava com a linha da EFCB em direção à Santa Cruz.
Este é o percurso mapeado que tehno aqui. Seria interessante se pudéssemos marcar para percorrer trechos desta antiga linha, que tal ?