BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
GE Little Joe/Russa
Moderador: Caco
GE Little Joe/Russa
Projetadas orginalmente para a Soviet Railway, a exportação dessas 20 locomotivas para União Soviética foi barrada pelo departamento de estado dos EUA (por causa da Guerra Fria e também por medo dos soviéticos copiassem segredos e tecnologias empregadas nas máquinas e aplicassem em suas locomotivas), causando um grande problema para seu fabricante a General Electric que teve de encontrar outros compradores para não ficar no prejuízo.
Após serem recusadas por várias companhias ferroviárias, as 20 locomotivas foram adquiridas pelas seguintes empresas:
- Chicago, South Shore and South Bend Railroad (3 locomotivas)
- Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad (12 locomotivas)
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro (5 locomotivas)
Nos EUA elas prestaram serviços de transporte de cargas em sua maioria sendo que apenas 2 locomotivas da Milwaukee Road efetuaram serviços de transporte de passageiros, sendo aposentadas pela Milwaukee Road em 1974, enquanto que a South Shore foi até 1983 com suas 800.
Hoje existem 3 locomotivas preservadas nos EUA (sendo as 12 restantes sucateadas):
South Shore 802: está no Lake Shore Railway Historical Museum, muito bem conservada e ainda em condições operacionais.
http://www.morscher.com/rr/sort_98-98rr.htm
South Shore 803: está no Illinois Railway Museum em excelente estado de conservação e ainda em condições operacionais.
Milwaukee Road E70:está em exposição estática na cidade de Deer Lodge, Montana.
http://www.highironillustrations.com/ra ... lejoe.html
Chegada das Russas no porto de Santos
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
No Brasil a Paulista empregou essas locomotivas em serviços de cargas e de passageiros a partir de Campinas sendo que elas nunca viajaram até São Paulo (somente nas comemorações do 4º centenário da cidade é que uma locomotiva Russa viajou de Campinas a São Paulo numa composição especial da Paulista).
Posteriormente foram incorporadas à Fepasa que continuou utilizando as Russas até 1998, sendo a última ferrovia a empregar essa locomotiva. Atualmente as russas foram parcialmente sucateadas.
Lá foram apelidadas de Little Joe ainda na fábrica da GE, embora na South Shore seus maquinistas tenham sido apelidadas de oitocentas (já que Little Joe evocava o passado da máquina que deveria servir aos soviéticos, inimigos naquela época pelos yankees no período da Guerra Fria). Aqui no Brasil foram chamadas de Russas.
Série 800 (Chicago, South Shore and South Bend Railroad)
801
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
802
http://www.southshorefreight.com/history.htm
http://www.southshorefreight.com/history.htm
803
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad
Dvididas em duas séries: E-20 e E-21 (que originalmente transportavam passageiros, mas terminaram transportando cargas).
E70-E-79 Transporte de cargas
E-20
E-21
http://railpictures.net/viewphoto.php?id=223997&nseq=0
E-70
E-74
E-75
E-77
E-79
Série 450 - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Série 6450-Ferrovia Paulista S/A (FEPASA)
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
450/6455
A locomotiva 450 (e também a 454) da Paulista foi a primeira locomotiva desse modelo que saiu da linha de montagem da GE
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
451/6451 - Engº Jaime Cintra
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _cpef.html
452/6452
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
453/6453
454/6454
A locomotiva 6454 sofreu um acidente e teve instalado um conjunto de parabrisas de GE V8
Após serem recusadas por várias companhias ferroviárias, as 20 locomotivas foram adquiridas pelas seguintes empresas:
- Chicago, South Shore and South Bend Railroad (3 locomotivas)
- Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad (12 locomotivas)
- Companhia Paulista de Estradas de Ferro (5 locomotivas)
Nos EUA elas prestaram serviços de transporte de cargas em sua maioria sendo que apenas 2 locomotivas da Milwaukee Road efetuaram serviços de transporte de passageiros, sendo aposentadas pela Milwaukee Road em 1974, enquanto que a South Shore foi até 1983 com suas 800.
Hoje existem 3 locomotivas preservadas nos EUA (sendo as 12 restantes sucateadas):
South Shore 802: está no Lake Shore Railway Historical Museum, muito bem conservada e ainda em condições operacionais.
http://www.morscher.com/rr/sort_98-98rr.htm
South Shore 803: está no Illinois Railway Museum em excelente estado de conservação e ainda em condições operacionais.
Milwaukee Road E70:está em exposição estática na cidade de Deer Lodge, Montana.
http://www.highironillustrations.com/ra ... lejoe.html
Chegada das Russas no porto de Santos
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
No Brasil a Paulista empregou essas locomotivas em serviços de cargas e de passageiros a partir de Campinas sendo que elas nunca viajaram até São Paulo (somente nas comemorações do 4º centenário da cidade é que uma locomotiva Russa viajou de Campinas a São Paulo numa composição especial da Paulista).
Posteriormente foram incorporadas à Fepasa que continuou utilizando as Russas até 1998, sendo a última ferrovia a empregar essa locomotiva. Atualmente as russas foram parcialmente sucateadas.
Lá foram apelidadas de Little Joe ainda na fábrica da GE, embora na South Shore seus maquinistas tenham sido apelidadas de oitocentas (já que Little Joe evocava o passado da máquina que deveria servir aos soviéticos, inimigos naquela época pelos yankees no período da Guerra Fria). Aqui no Brasil foram chamadas de Russas.
Série 800 (Chicago, South Shore and South Bend Railroad)
801
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
802
http://www.southshorefreight.com/history.htm
http://www.southshorefreight.com/history.htm
803
http://www.northeast.railfan.net/electric1.html
Chicago, Milwaukee, St. Paul and Pacific Railroad
Dvididas em duas séries: E-20 e E-21 (que originalmente transportavam passageiros, mas terminaram transportando cargas).
E70-E-79 Transporte de cargas
E-20
E-21
http://railpictures.net/viewphoto.php?id=223997&nseq=0
E-70
E-74
E-75
E-77
E-79
Série 450 - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Série 6450-Ferrovia Paulista S/A (FEPASA)
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
450/6455
A locomotiva 450 (e também a 454) da Paulista foi a primeira locomotiva desse modelo que saiu da linha de montagem da GE
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
451/6451 - Engº Jaime Cintra
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... _cpef.html
452/6452
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... ctric.html
453/6453
454/6454
A locomotiva 6454 sofreu um acidente e teve instalado um conjunto de parabrisas de GE V8
Editado pela última vez por Ramos em 11 Jun 2009, 20:01, em um total de 1 vez.
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
Ferrocarriles Argentinos
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: GE Little Joe/Russa
Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: GE Little Joe/Russa
Essa e a V-8 são "AS" máquinas.
Muito obrigado, Ramos!
Muito obrigado, Ramos!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 248
- Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
- Localização: Sâo Bernardo do Campo
Re: GE Little Joe/Russa
Bel thread Ramos. Sensacional a história das Russas. Pena é o descaso das nossas ferrovias.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Re: GE Little Joe/Russa
Adoro essas locomotivas, tinham um poder de tração incrível!
Muito bom tópico, Ramos, valeu!
Muito bom tópico, Ramos, valeu!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1347
- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
- Localização: São Paulo SP
- Contato:
Re: GE Little Joe/Russa
Grande tópico Ramos . Parabéns!!! !!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: GE Little Joe/Russa
Quase uima Dash-9. E perde por muito pouco.L Fernandes escreveu:Adoro essas locomotivas, tinham um poder de tração incrível!
Muito bom tópico, Ramos, valeu!
Realmente Ramos, estou babando aqui com as imagens! Um belo tópico!
Meus parabéns de novo!
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: GE Little Joe/Russa
Parabéns Ramos, Maravilhoso tópico, lindo, lindo, lindo e sempre muito informativo, adorei
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: GE Little Joe/Russa
Vendo essas fotos fico indignado por não ter nascido nessa época e por terem sucateado as ferrovias e a história delas...
Vou agradecer àquele q foi um dos precursores da industria automobilistica nacional e q consequentemente deu um pontapé inicial ao sucateamento de nossas ferrovias:Valeu JK!!
Vou agradecer àquele q foi um dos precursores da industria automobilistica nacional e q consequentemente deu um pontapé inicial ao sucateamento de nossas ferrovias:Valeu JK!!
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: GE Little Joe/Russa
Jorge Luis escreveu:Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade.
Jorge, passei por lá ontem e, na frente da estação (Júlio Prestes) há estes trilhos, com dormentes e tudo.
Poderia muito bem ter sim!
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: GE Little Joe/Russa
As "Russas" [2-D+D-2] foram as locomotivas elétricas mais potentes que já existiram no Brasil. Reza a lenda de que, nos últimos suspiros da #FEPASA, o sistema elétrico (leia-se R.A.) já não apresentava muita confiabilidade, sendo que depois de 1995 ela era ligada quando surgia algum trem com traçào elétrica circulando. Porém, quando esse trem era tracionado pela "Russa", nenhum outro trem com traçào elétrica podia circular no mesmo circuito, pois a corrente "chupada" pelas "Russas" era tào absurda que a mesma provocava queda de amperagem na R.A.!!!
Quantas saudades... "Russas", V8's, Vandecas...
Quantas saudades... "Russas", V8's, Vandecas...
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 239
- Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
- Localização: São Paulo - SP
Júlio Prestes
Praça Júlio Prestes. Conheço aquele pedaço.Jorge Luis escreveu: ↑11 Jun 2009, 16:55Aqui em são paulo não da para entender certas coisas, temos aqui secretarias de cultura e turismo tanto do estado como do municipio,mas ninguem faz nada pela memoria da cidade.Ali em frente à estação Sorocabana (Sala São Paulo), existe uma praça que fede urina e fezes, a quilometros de distancia,nesta praça haviam (ou ha) trilhos colocados não sei pra que, ja que existe estes trilhos ali poderiam colocar uma locomotiva em esposição permanente, mostrando a nossa historia ferroviaria,a reforma dessas maquinas poderiam ser feita pela iniciativa privada, com direito a patrocinio e incentivo, é melhor do que ve las apodrecendo em algum patio. Ali seria um monumento a estrada de ferro sorocabana, e ao turismo e a historia da cidade. Quem quer faz quem não quer cria dificuldade.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes