BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Estrada de Ferro de Itatinga (Parte 1): Sistema Funicular
O sistema funicular da Ferrovia de Itatinga foi construído durante a primeira década do século XX para auxiliar na construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Com uma bitola de 0,80 metros, possui quatro patamares onde ficam as casas de máquinas que puxam os cabos de aço que puxam ou descem os vagões na enconsta da Serra do Mar, vencendo os cerca de 800 metros de declive em cerca de 1.900 metros de extensão, com um gradiente de quase 45º. Pelo estado em que se encontram os trilhos, acredito que seja utilizada até hoje pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), empresa que administra a usina hidrelétrica, que até hoje gera energia para o Porto de Santos.
O sistema funicular faz parte da Ferrovia de Itatinga, que ainda possui um trecho eletrificado de cerca de 7 quilômetros de extensão, sendo a única ligação entre a Vila de Itatinga (veja as fotos aqui) com a civilização, onde circula até hoje um bonde passageiros. No alto da Serra do Mar há um trecho não eletrificado de mais de 2 quilômetros que possui pontes metálicas, de pedra e um túnel. O restante da ferrovia irei postar aqui nos próximos dias.
As fotos abaixo fiz no último domingo (25 de outubro de 2009) durante uma caminhada de cerca de 6 horas entre a zona rural de Mogi das Cruzes até Bertioga, no litoral, vencendo a Serra do Mar.
01. Início (ou final) do sistema funicular no alto da Serra do Mar.
02. Maquinário do sistema funicular.
03. Início da descida da Serra do Mar.
04. Ferrovia cruzando a tubulação que leva água para gerar as turbinas da usina.
05.
06. Olhando para cima a partir do 2º patamar.
07. Abrigo da máquina do 2º patamar.
08. Aqui dá para ter uma noção do desnível que a ferrovia vence (olhem ela passando lá embaixo).
09. Início da descida do 2º patamar.
10.
11.
12.
13. Olhando para cima a partir do 3º patamar.
14. 3º patamar.
15. Vista do 3º patamar.
16. Olha o AMV.
17. Abrigo do maquinário do 3º patamar.
18. Início da descida do 3º patamar.
19. 4º patamar.
20. Pontilhão do 4º patamar.
Espero que tenham gostado.
Comentem!
Um grande abraço.
O sistema funicular da Ferrovia de Itatinga foi construído durante a primeira década do século XX para auxiliar na construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Com uma bitola de 0,80 metros, possui quatro patamares onde ficam as casas de máquinas que puxam os cabos de aço que puxam ou descem os vagões na enconsta da Serra do Mar, vencendo os cerca de 800 metros de declive em cerca de 1.900 metros de extensão, com um gradiente de quase 45º. Pelo estado em que se encontram os trilhos, acredito que seja utilizada até hoje pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), empresa que administra a usina hidrelétrica, que até hoje gera energia para o Porto de Santos.
O sistema funicular faz parte da Ferrovia de Itatinga, que ainda possui um trecho eletrificado de cerca de 7 quilômetros de extensão, sendo a única ligação entre a Vila de Itatinga (veja as fotos aqui) com a civilização, onde circula até hoje um bonde passageiros. No alto da Serra do Mar há um trecho não eletrificado de mais de 2 quilômetros que possui pontes metálicas, de pedra e um túnel. O restante da ferrovia irei postar aqui nos próximos dias.
As fotos abaixo fiz no último domingo (25 de outubro de 2009) durante uma caminhada de cerca de 6 horas entre a zona rural de Mogi das Cruzes até Bertioga, no litoral, vencendo a Serra do Mar.
01. Início (ou final) do sistema funicular no alto da Serra do Mar.
02. Maquinário do sistema funicular.
03. Início da descida da Serra do Mar.
04. Ferrovia cruzando a tubulação que leva água para gerar as turbinas da usina.
05.
06. Olhando para cima a partir do 2º patamar.
07. Abrigo da máquina do 2º patamar.
08. Aqui dá para ter uma noção do desnível que a ferrovia vence (olhem ela passando lá embaixo).
09. Início da descida do 2º patamar.
10.
11.
12.
13. Olhando para cima a partir do 3º patamar.
14. 3º patamar.
15. Vista do 3º patamar.
16. Olha o AMV.
17. Abrigo do maquinário do 3º patamar.
18. Início da descida do 3º patamar.
19. 4º patamar.
20. Pontilhão do 4º patamar.
Espero que tenham gostado.
Comentem!
Um grande abraço.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
@#$%&¨*¨%!!!!!
Caco, que achado!!!!!!!!Isso é a "mosca branca dos zóio azul!!!"!!! BONDE!! E OPERACIONAL!!!
app app app app app
Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 240
- Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Nossa muito show isso!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 248
- Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
- Localização: Sâo Bernardo do Campo
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Vicente A.O.Junior escreveu:
@#$%&¨*¨%!!!!!
Caco, que achado!!!!!!!!Isso é a "mosca branca dos zóio azul!!!"!!! BONDE!! E OPERACIONAL!!!
app app app app app
Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
Eu topo! Vai ser sensacional!
Isso é um achado! Uma relíquia.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Eu vou calar minha boca porque isso não merece palavras...
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Já estive láVicente A.O.Junior escreveu:Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
Ela liga Santos à Usina de Henry Borden, passando pela Vila de Itatinga, em Bertioga, onde começa o trecho de serra, e foi lá que eu me encontrei com a Estrada de Ferro de Itatinga
Como engenheiro, grande poeta.
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Você confundiu os lugares, Eduardo.Eduardo GJF escreveu:Já estive láVicente A.O.Junior escreveu:Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
Ela liga Santos à Usina de Henry Borden, passando pela Vila de Itatinga, em Bertioga, onde começa o trecho de serra, e foi lá que eu me encontrei com a Estrada de Ferro de Itatinga
A Estrada de Ferro de Itatinga serve apenas à Usina Hidrelétrica de Itatinga, começando na divisa e Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar e terminando no porto do Rio Itapanhaú, em Bertioga, passando pela Vila de Itatinga, também em Bertioga, numa extensão de cerca de 13 quilômetros.
Já a Usina Hidrelétrica Henry Borden, entre Santo André e Cubatão, fica uns 30 quilômetros ao sul da Usina de Itatinga, também na encosta da Serra do Mar e também possui seu sistema funicular.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Exato, troquei as usinas...
Estive aí há um bom tempo, aliás... nem ligava muito pra trilhos (shame on me!)... fosse hoje eu teria fotografado tudo...
Como engenheiro, grande poeta.
-
- Novato
- Mensagens: 7
- Registrado em: 05 Set 2009, 23:41
- Localização: São Bernardo do Campo.
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Punk!
E eu quero ir aí siiiiim!! o/
E eu quero ir aí siiiiim!! o/
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Que lugar demais! app
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Caco, que coisa impressionante. Meus parabéns pelo thread. Eu não conhecia esse interessante sistema.
Achei animal o desnível.
Cara, depois de seis horas de caminhada, que grande recompensa você ter encontrado isso. Meus parabéns pelo esforço e pelas belas fotos e informações valiosas.
Achei animal o desnível.
Cara, depois de seis horas de caminhada, que grande recompensa você ter encontrado isso. Meus parabéns pelo esforço e pelas belas fotos e informações valiosas.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Foram mais de seis horas de caminhada que eu nem notei, por causa dessa maravilha ferroviária que me enfeitiçou. Tirei 540 fotos neste passeio.Renanfsouza escreveu:Caco, que coisa impressionante. Meus parabéns pelo thread. Eu não conhecia esse interessante sistema.
Achei animal o desnível.
Cara, depois de seis horas de caminhada, que grande recompensa você ter encontrado isso. Meus parabéns pelo esforço e pelas belas fotos e informações valiosas.
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Show de bola .
E eu que achei, na minha ignorancia, que não existiam mais sistemas funiculares em funcionamento no Brasil .
Parabens pelas fotos e pelo texto app .
E eu que achei, na minha ignorancia, que não existiam mais sistemas funiculares em funcionamento no Brasil .
Parabens pelas fotos e pelo texto app .
Alto do Lageado, ponto culminante ferroviário do Brasil. Eu estive lá .
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
belas fotos ficou show de bola.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes