Página 1 de 1

[EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 27 Jun 2010, 18:29
por Renanfsouza
EFCB - Linha Auxiliar - Estação Éden

Eu e os foristas Guilherme Pinho, Vinicius e Bruno Araujo nos encontramos no dia 26/06/2010 para fazermos um passeio pelo trecho Costa Barros x Japeri a fim de descobrirmos o que aconteceu com as diversas estações desativadas no caminho. Hoje a linha é apenas de carga e é operada pela MRS Logística.

A Linha Auxiliar foi originalmente construida pela Melhoramentos e posteriormente incorporada à EFCB. Esta linha passou a ter grande importância com a criação da Rede de Viação Fluminense, por decreto do então Presidente da República Nilo Peçanha em 1910. A Rede de Viação Fluminense foi uma confluência de várias ferrovias (EF União Valenciana, EF Rio das Flores, EF Vassourense, entre outras), tudo controlado pela EFCB, e a sua linha tronco ficou sendo a Linha Auxiliar. Ela possui diversos entrocamentos com a Linha do Centro (em Japeri, Paraíba do Sul, Três Rios e muitas outras estações), além de ter utilizado um bom trecho da Linha do Centro nos subúrbios cariocas, visto que o início da Linha Auxiliar era na Estação Alfredo Maia (hoje demolida), um pouco antes da Estação São Cristóvão da Supervia (original da Linha do Centro). Popularmente, quando se fala de Linha Auxiliar, é muito comum pensar no trecho Arará x Japeri - onde há a movimentação de conteiners para o Pátio do Arará. Nesta série percorremos um bom pedaço deste trecho, na via fora dos limites da Supervia, em localidades de três municípios da Baixada Fluminense: São João do Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu.

Foi um passeio incrível e voltamos com diversas fotos. De todos estes encontros que fizemos, posso garantir que este foi o melhor de todos na minha opinião. Vendo as fotos vocês perceberão porque.

Nos encontramos na Central do Brasil às 6:00 da manhã e pegamos um ônibus para Éden. Foi muito fácil encontrar a Estação Éden. Ela se encontra bem ao lado do terminal rodoviário de Éden, em São João do Meriti, no Km 28.157 da Linha Auxiliar [1] (quilometragem relativa à Estação Alfredo Maia).

Foto 1: Placa da MRS, com a velha plataforma da Estação Éden ao fundo
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Em cima da plataforma. A foto aponta para o sentido Costa Barros/Arará. A via ainda é ativa mas o trânsito é pouco. Ainda assim, não seria difícil ter visto uma das locomotivas da MRS tracionando dezenas de vagões prancha carregados de conteiners. Infelizmente não aconteceu
Imagem

Foto 4: Lixo na via
Imagem

Foto 5: Gerais
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: A estação vista da passagem de nível
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: O que restou do piso da antiga estação
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12: Uma pequena escada que levava à via
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: Sentido Rio de Janeiro
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17: Paredes que restaram da antiga estação
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto20: A sinalização na passagem de nível, ao fundo terminal rodoviário
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24:
Imagem

Foto 25: O mato alto produz uma cena bonita, mas esconde lixo demais
Imagem

Foto26: Parece um acesso para estaçao, o rebaixamento termina na passagem de nível
Imagem

Foto 27:
Imagem

Foto 28: Trilhos fincados numa base de concreto
Imagem

Foto 29:
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31:
Imagem

Foto 32:
Imagem

Foto 33:
Imagem

Foto 34:
Imagem

Foto 35:
Imagem

Foto 36:
Imagem

Foto 37:
Imagem

Foto 38:
Imagem

Foto 39:
Imagem

Foto 40:
Imagem

Foto 41:
Imagem

Foto 42:
Imagem

Foto 44:
Imagem

Foto 45:
Imagem

Foto 46:
Imagem

Foto 47:
Imagem

Foto 48:
Imagem

Foto 49:
Imagem

Prosseguimos a pé até a próxima estação do trecho: Rocha Sobrinho.

Locais interessantes nas proximidades

. EFCB - Linha Auxiliar - Ponte Ferroviária em Éden

Referências Bibliográficas

[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar

Créditos

Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-6 por Renan Souza, 7-18 por Marcus Vinicius, 19-28 por Bruno Araujo e 29-49 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 27 Jun 2010, 23:06
por Nina
Muito boa as fotos. Essa estação tinha uma edificação ou era apenas plataforma coberta?

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 28 Jun 2010, 07:44
por Renanfsouza
Nina escreveu:Muito boa as fotos. Essa estação tinha uma edificação ou era apenas plataforma coberta?
Pelo Estações Ferroviárias descobrimos que existiu uma edificação pequena sim, porém hoje está demolida okk

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 05 Jul 2010, 16:48
por Vinicius
Fotos minhas da Estação Éden:

[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]

Continua...

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 05 Jul 2010, 16:52
por Vinicius
Nina escreveu:Muito boa as fotos. Essa estação tinha uma edificação ou era apenas plataforma coberta?
Renanfsouza escreveu:Pelo Estações Ferroviárias descobrimos que existiu uma edificação pequena sim, porém hoje está demolida okk
A antiga estação em 2003:

Imagem

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 05 Jul 2010, 22:21
por Brunoraraujo
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 14 Jul 2010, 12:42
por Guilherme Pinho
mais fotos:

[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]

Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden

Enviado: 18 Jul 2010, 15:00
por Julio
Vocês poderiam ter começado a expedição pela São Mateus! tnk

Eu já fiz uma expedição em quatro etapas(dias diferentes):Prata-Ambaí,Ambaí-Santa Rita(ou Aíva?),Santa Rita-Carlos Sampaio e Carlos Sampaio-Aljezur.Depois de Aljezur não há mais trilhos,só uns restos no caminho até Japeri,via Linha Auxiliar.