BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
EFCB - Linha Auxiliar - Estação Éden
Eu e os foristas Guilherme Pinho, Vinicius e Bruno Araujo nos encontramos no dia 26/06/2010 para fazermos um passeio pelo trecho Costa Barros x Japeri a fim de descobrirmos o que aconteceu com as diversas estações desativadas no caminho. Hoje a linha é apenas de carga e é operada pela MRS Logística.
A Linha Auxiliar foi originalmente construida pela Melhoramentos e posteriormente incorporada à EFCB. Esta linha passou a ter grande importância com a criação da Rede de Viação Fluminense, por decreto do então Presidente da República Nilo Peçanha em 1910. A Rede de Viação Fluminense foi uma confluência de várias ferrovias (EF União Valenciana, EF Rio das Flores, EF Vassourense, entre outras), tudo controlado pela EFCB, e a sua linha tronco ficou sendo a Linha Auxiliar. Ela possui diversos entrocamentos com a Linha do Centro (em Japeri, Paraíba do Sul, Três Rios e muitas outras estações), além de ter utilizado um bom trecho da Linha do Centro nos subúrbios cariocas, visto que o início da Linha Auxiliar era na Estação Alfredo Maia (hoje demolida), um pouco antes da Estação São Cristóvão da Supervia (original da Linha do Centro). Popularmente, quando se fala de Linha Auxiliar, é muito comum pensar no trecho Arará x Japeri - onde há a movimentação de conteiners para o Pátio do Arará. Nesta série percorremos um bom pedaço deste trecho, na via fora dos limites da Supervia, em localidades de três municípios da Baixada Fluminense: São João do Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu.
Foi um passeio incrível e voltamos com diversas fotos. De todos estes encontros que fizemos, posso garantir que este foi o melhor de todos na minha opinião. Vendo as fotos vocês perceberão porque.
Nos encontramos na Central do Brasil às 6:00 da manhã e pegamos um ônibus para Éden. Foi muito fácil encontrar a Estação Éden. Ela se encontra bem ao lado do terminal rodoviário de Éden, em São João do Meriti, no Km 28.157 da Linha Auxiliar [1] (quilometragem relativa à Estação Alfredo Maia).
Foto 1: Placa da MRS, com a velha plataforma da Estação Éden ao fundo
Foto 2:
Foto 3: Em cima da plataforma. A foto aponta para o sentido Costa Barros/Arará. A via ainda é ativa mas o trânsito é pouco. Ainda assim, não seria difícil ter visto uma das locomotivas da MRS tracionando dezenas de vagões prancha carregados de conteiners. Infelizmente não aconteceu
Foto 4: Lixo na via
Foto 5: Gerais
Foto 6:
Foto 7: A estação vista da passagem de nível
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: O que restou do piso da antiga estação
Foto 11:
Foto 12: Uma pequena escada que levava à via
Foto 13:
Foto 14: Sentido Rio de Janeiro
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17: Paredes que restaram da antiga estação
Foto 18:
Foto 19:
Foto20: A sinalização na passagem de nível, ao fundo terminal rodoviário
Foto 21:
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25: O mato alto produz uma cena bonita, mas esconde lixo demais
Foto26: Parece um acesso para estaçao, o rebaixamento termina na passagem de nível
Foto 27:
Foto 28: Trilhos fincados numa base de concreto
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34:
Foto 35:
Foto 36:
Foto 37:
Foto 38:
Foto 39:
Foto 40:
Foto 41:
Foto 42:
Foto 44:
Foto 45:
Foto 46:
Foto 47:
Foto 48:
Foto 49:
Prosseguimos a pé até a próxima estação do trecho: Rocha Sobrinho.
Locais interessantes nas proximidades
. EFCB - Linha Auxiliar - Ponte Ferroviária em Éden
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar
Créditos
Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-6 por Renan Souza, 7-18 por Marcus Vinicius, 19-28 por Bruno Araujo e 29-49 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
Eu e os foristas Guilherme Pinho, Vinicius e Bruno Araujo nos encontramos no dia 26/06/2010 para fazermos um passeio pelo trecho Costa Barros x Japeri a fim de descobrirmos o que aconteceu com as diversas estações desativadas no caminho. Hoje a linha é apenas de carga e é operada pela MRS Logística.
A Linha Auxiliar foi originalmente construida pela Melhoramentos e posteriormente incorporada à EFCB. Esta linha passou a ter grande importância com a criação da Rede de Viação Fluminense, por decreto do então Presidente da República Nilo Peçanha em 1910. A Rede de Viação Fluminense foi uma confluência de várias ferrovias (EF União Valenciana, EF Rio das Flores, EF Vassourense, entre outras), tudo controlado pela EFCB, e a sua linha tronco ficou sendo a Linha Auxiliar. Ela possui diversos entrocamentos com a Linha do Centro (em Japeri, Paraíba do Sul, Três Rios e muitas outras estações), além de ter utilizado um bom trecho da Linha do Centro nos subúrbios cariocas, visto que o início da Linha Auxiliar era na Estação Alfredo Maia (hoje demolida), um pouco antes da Estação São Cristóvão da Supervia (original da Linha do Centro). Popularmente, quando se fala de Linha Auxiliar, é muito comum pensar no trecho Arará x Japeri - onde há a movimentação de conteiners para o Pátio do Arará. Nesta série percorremos um bom pedaço deste trecho, na via fora dos limites da Supervia, em localidades de três municípios da Baixada Fluminense: São João do Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu.
Foi um passeio incrível e voltamos com diversas fotos. De todos estes encontros que fizemos, posso garantir que este foi o melhor de todos na minha opinião. Vendo as fotos vocês perceberão porque.
Nos encontramos na Central do Brasil às 6:00 da manhã e pegamos um ônibus para Éden. Foi muito fácil encontrar a Estação Éden. Ela se encontra bem ao lado do terminal rodoviário de Éden, em São João do Meriti, no Km 28.157 da Linha Auxiliar [1] (quilometragem relativa à Estação Alfredo Maia).
Foto 1: Placa da MRS, com a velha plataforma da Estação Éden ao fundo
Foto 2:
Foto 3: Em cima da plataforma. A foto aponta para o sentido Costa Barros/Arará. A via ainda é ativa mas o trânsito é pouco. Ainda assim, não seria difícil ter visto uma das locomotivas da MRS tracionando dezenas de vagões prancha carregados de conteiners. Infelizmente não aconteceu
Foto 4: Lixo na via
Foto 5: Gerais
Foto 6:
Foto 7: A estação vista da passagem de nível
Foto 8:
Foto 9:
Foto 10: O que restou do piso da antiga estação
Foto 11:
Foto 12: Uma pequena escada que levava à via
Foto 13:
Foto 14: Sentido Rio de Janeiro
Foto 15:
Foto 16:
Foto 17: Paredes que restaram da antiga estação
Foto 18:
Foto 19:
Foto20: A sinalização na passagem de nível, ao fundo terminal rodoviário
Foto 21:
Foto 22:
Foto 23:
Foto 24:
Foto 25: O mato alto produz uma cena bonita, mas esconde lixo demais
Foto26: Parece um acesso para estaçao, o rebaixamento termina na passagem de nível
Foto 27:
Foto 28: Trilhos fincados numa base de concreto
Foto 29:
Foto 30:
Foto 31:
Foto 32:
Foto 33:
Foto 34:
Foto 35:
Foto 36:
Foto 37:
Foto 38:
Foto 39:
Foto 40:
Foto 41:
Foto 42:
Foto 44:
Foto 45:
Foto 46:
Foto 47:
Foto 48:
Foto 49:
Prosseguimos a pé até a próxima estação do trecho: Rocha Sobrinho.
Locais interessantes nas proximidades
. EFCB - Linha Auxiliar - Ponte Ferroviária em Éden
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - Linha Auxiliar
Créditos
Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-6 por Renan Souza, 7-18 por Marcus Vinicius, 19-28 por Bruno Araujo e 29-49 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
Muito boa as fotos. Essa estação tinha uma edificação ou era apenas plataforma coberta?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
Pelo Estações Ferroviárias descobrimos que existiu uma edificação pequena sim, porém hoje está demolidaNina escreveu:Muito boa as fotos. Essa estação tinha uma edificação ou era apenas plataforma coberta?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
Fotos minhas da Estação Éden:
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
Continua...
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
Continua...
Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
Nina escreveu:Muito boa as fotos. Essa estação tinha uma edificação ou era apenas plataforma coberta?
A antiga estação em 2003:Renanfsouza escreveu:Pelo Estações Ferroviárias descobrimos que existiu uma edificação pequena sim, porém hoje está demolida
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 183
- Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
- Contato:
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 612
- Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
mais fotos:
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Éden
Vocês poderiam ter começado a expedição pela São Mateus!
Eu já fiz uma expedição em quatro etapas(dias diferentes):Prata-Ambaí,Ambaí-Santa Rita(ou Aíva?),Santa Rita-Carlos Sampaio e Carlos Sampaio-Aljezur.Depois de Aljezur não há mais trilhos,só uns restos no caminho até Japeri,via Linha Auxiliar.
Eu já fiz uma expedição em quatro etapas(dias diferentes):Prata-Ambaí,Ambaí-Santa Rita(ou Aíva?),Santa Rita-Carlos Sampaio e Carlos Sampaio-Aljezur.Depois de Aljezur não há mais trilhos,só uns restos no caminho até Japeri,via Linha Auxiliar.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes