As B'B' Jacquemin
Enviado: 05 Jul 2010, 08:25
As B’B’ “Jacquemin”
Esta é a denominação dada a uma extensa família de locomotivas eléctricas da SNCF de que fazem parte as séries BB9200, BB9300, BB9400, BB9600 e BB9700 todas para 1.5 kV CC, BB16000 e BB16100 para 25 kV AC, e as poli-corrente BB25100, BB25150, BB25200 e BB30000 (esta última serie composta de apenas 2 locomotivas experimentais).
B’B’ e não Bo-Bo já que, apesar de terem 2 bogies de 2 eixos, cada um deles tem apenas um motor. As Jaquemin, bem como muitas gerações de locomotivas francesas, têm bogies mono-motores. Como devem saber as Bo-Bo têm 4...
A BB9201 à saída da fábrica
Os protótipos da serie foram as BB9003 e BB9004, respectivamente a primeira locomotiva do mundo a ser comandada à distância, e a detentora do recorde de velocidade de 331 km/h conseguidos em 1955. Esta última está hoje preservada em estado de marcha, no museu ferroviário de Mulhouse.
A 9004 na vestimenta "record". Hoje está preservada no museu de Mulhouse:
A concepção das partes mecânicas destas locomotivas deveu-se ao engenheiro Andre Jacquemin, que nos anos 50 era o responsável pela divisão de estudos de tracção eléctrica da SNCF.
Foram principalmente as suas inovações no desenho dos bogies motores (mais precisamente e como foi dito acima, mono-motores) e os respectivos sistemas de tracção e suspensão, que ao serem mais tarde adoptadas nas series de produção terminaram por denominar toda a família. Uma justa homenagem ao patriarca.
E iniciamos pelas BB9200. Locomotivas construídas em 92 exemplares entre 1958 e 1964 por Creusot-Loire, Schneider-Jeumont e C.E.M., pesam 83 T, têm cerca de 6000 HPs, velocidade máxima de 160 km/h para a série normal e 200 km/h para a série "Capitole", e neste momento restam poucos exemplares em serviço.
A 9247 no esquema de cores “Multiservices” e um pequeno filme da sua condução:
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São de destacar as 9200 versão “Capitole”. Este comboio rápido de apenas 1ª classe, ligava Paris a Tours, e foi autorizado a circular comercialmente à velocidade máxima de 200 km/h a partir de 1967. As performances eram notáveis. Paris a Limoges, uma distância de 400 quilómetros, eram percorridos em 2h 54m a uma velocidade média de 138 km/h.
Para o conseguir utilizaram-se as 6 locomotivas de uma sub-série das 9200 aptas a essa velocidade. O sucesso deste comboio foi tal que, mesmo com o aumento do número de carruagens e frequência bi-diária (duas circulações em cada sentido todos os dias), era frequentemente desdobrado em 2, 3 e por vezes 4 comboios que circulavam a 3 minutos uns dos outros. As sextas-feiras à tarde na estação de Paris Austerlitz tornaram-se famosas com os diversos “Capitole” estacionados prontos a sair em direcção ao sul de França.
A 9292 no vermelho “Capitole”
Os 40 exemplares da série BB9300 são uma versão um pouco mais recente (1967-69) das 9200.
O rápido “Mistral” rebocado por uma BB9300:
Conduzindo a BB9337 por debaixo dos típicos suportes ogivais da catenária da antiga companhia Midi no Sudoeste de França:
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A série BB9400, uma locomotiva pequena e muito leve (60 T para 2210 kW), alcunhada de "bicicleta" ou “vespa”, nunca foi muito amada. Mas a verdade é que se manteve em serviço até ao ano passado, fazendo aquilo para que foi desenhada: rebocar comboios pelas linhas secundárias electrificadas do centro e sul de França. Deste modelo foram construídos 135 exemplares entre 1959 e 1964.
Em 1974, a 9531 ainda na cor verde de origem e com os embelezadores cromados, lidera uma dupla tracção automática com outra locomotiva da mesma série:
E assim terminamos esta breve história das B’B’ Jaquemin. Falámos essencialmente das versões para o sistema 1.5 kV CC mas deve considerar-se que, como escrevi no início deste artigo, com ligeiras diferenças os mesmos modelos existem (ou existiram...) para o sistema 25 kV AC, bem como as bi-currentes para ambos os sistemas.
Abraços
rp
Esta é a denominação dada a uma extensa família de locomotivas eléctricas da SNCF de que fazem parte as séries BB9200, BB9300, BB9400, BB9600 e BB9700 todas para 1.5 kV CC, BB16000 e BB16100 para 25 kV AC, e as poli-corrente BB25100, BB25150, BB25200 e BB30000 (esta última serie composta de apenas 2 locomotivas experimentais).
B’B’ e não Bo-Bo já que, apesar de terem 2 bogies de 2 eixos, cada um deles tem apenas um motor. As Jaquemin, bem como muitas gerações de locomotivas francesas, têm bogies mono-motores. Como devem saber as Bo-Bo têm 4...
A BB9201 à saída da fábrica
Os protótipos da serie foram as BB9003 e BB9004, respectivamente a primeira locomotiva do mundo a ser comandada à distância, e a detentora do recorde de velocidade de 331 km/h conseguidos em 1955. Esta última está hoje preservada em estado de marcha, no museu ferroviário de Mulhouse.
A 9004 na vestimenta "record". Hoje está preservada no museu de Mulhouse:
A concepção das partes mecânicas destas locomotivas deveu-se ao engenheiro Andre Jacquemin, que nos anos 50 era o responsável pela divisão de estudos de tracção eléctrica da SNCF.
Foram principalmente as suas inovações no desenho dos bogies motores (mais precisamente e como foi dito acima, mono-motores) e os respectivos sistemas de tracção e suspensão, que ao serem mais tarde adoptadas nas series de produção terminaram por denominar toda a família. Uma justa homenagem ao patriarca.
E iniciamos pelas BB9200. Locomotivas construídas em 92 exemplares entre 1958 e 1964 por Creusot-Loire, Schneider-Jeumont e C.E.M., pesam 83 T, têm cerca de 6000 HPs, velocidade máxima de 160 km/h para a série normal e 200 km/h para a série "Capitole", e neste momento restam poucos exemplares em serviço.
A 9247 no esquema de cores “Multiservices” e um pequeno filme da sua condução:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/h5zEmT0PxkU&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/h5zEmT0PxkU&hl=pt_PT&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/youtube]
São de destacar as 9200 versão “Capitole”. Este comboio rápido de apenas 1ª classe, ligava Paris a Tours, e foi autorizado a circular comercialmente à velocidade máxima de 200 km/h a partir de 1967. As performances eram notáveis. Paris a Limoges, uma distância de 400 quilómetros, eram percorridos em 2h 54m a uma velocidade média de 138 km/h.
Para o conseguir utilizaram-se as 6 locomotivas de uma sub-série das 9200 aptas a essa velocidade. O sucesso deste comboio foi tal que, mesmo com o aumento do número de carruagens e frequência bi-diária (duas circulações em cada sentido todos os dias), era frequentemente desdobrado em 2, 3 e por vezes 4 comboios que circulavam a 3 minutos uns dos outros. As sextas-feiras à tarde na estação de Paris Austerlitz tornaram-se famosas com os diversos “Capitole” estacionados prontos a sair em direcção ao sul de França.
A 9292 no vermelho “Capitole”
Os 40 exemplares da série BB9300 são uma versão um pouco mais recente (1967-69) das 9200.
O rápido “Mistral” rebocado por uma BB9300:
Conduzindo a BB9337 por debaixo dos típicos suportes ogivais da catenária da antiga companhia Midi no Sudoeste de França:
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A série BB9400, uma locomotiva pequena e muito leve (60 T para 2210 kW), alcunhada de "bicicleta" ou “vespa”, nunca foi muito amada. Mas a verdade é que se manteve em serviço até ao ano passado, fazendo aquilo para que foi desenhada: rebocar comboios pelas linhas secundárias electrificadas do centro e sul de França. Deste modelo foram construídos 135 exemplares entre 1959 e 1964.
Em 1974, a 9531 ainda na cor verde de origem e com os embelezadores cromados, lidera uma dupla tracção automática com outra locomotiva da mesma série:
E assim terminamos esta breve história das B’B’ Jaquemin. Falámos essencialmente das versões para o sistema 1.5 kV CC mas deve considerar-se que, como escrevi no início deste artigo, com ligeiras diferenças os mesmos modelos existem (ou existiram...) para o sistema 25 kV AC, bem como as bi-currentes para ambos os sistemas.
Abraços
rp