Metrofor - Fortaleza
Enviado: 06 Jun 2008, 17:31
Manilov escreveu:Olá pessoal, gostaria de contribuir com algumas informações a respeito do futuro Metrô de Fortaleza. Primeiro vejamos um mapa pra nos localizarmos melhor
Seguem informações e alguns renders da estações. Coloquei-as em sequência no sentido Sul-Norte. Foram retirados do sítio oficial do Metrofor. Lá tem mais outros ângulos. http://www25.ceara.gov.br/redirecionado ... ce.gov.br/
Primeiro Estágio: LINHA SUL (Vila das Flores/João Felipe)
Via permanente de 24,1 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado; eletrificação; sinalização; telecomunicações; reforma e construção de estações; oficinas, centro administrativo e operacional; aquisição de 10 TUEs; separação dos sistemas cargas e passageiros; desapropriações e remanejamento de interferências; oferta de trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança/João Felipe e a cada 12 minutos no trecho Vila das Flores/Conjunto Esperança.
• Segundo Estágio: Linhas Oeste e Sul (Vila das Flores/Caucaia)
Via permanente em 19 km em via dupla, sendo 17 km em superfície e 2km em elevado; obras de arte especiais de transposição da via; eletrificação; sinalização; telecomunicações; reforma e construção de estações e urbanização dos entornos da Linha Oeste; aquisição de 8 TUEs; complementação do centro administrativo e operacional; construção de novas oficinas para o sistema carga; construção de nova oficina de pequenos reparos para o sistema metroviário; conclusão da segregação da linha de carga; oferta de trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança/São Miguel e a cada 12 minutos nos trechos Vila das Flores/Conjunto Esperança e São Miguel/Caucaia; além de obras viárias, sendo um dos vetores de indução à requalificação do Centro de Fortaleza.
• Terceiro Estágio: Linhas Oeste e Sul e Integração com o Município de Maranguape
Complementação dos sistemas e construção de estações nas Linhas Oeste e Sul; integração do município de Maranguape ao sistema metroviário; aquisição de 9 TUEs; oferta de trens na hora-pico a cada 4 minutos no trecho Conjunto Esperança/Antônio Bezerra; a cada 8 minutos nos trechos Vila das Flores/Conjunto Esperança e Antônio Bezerra/Caucaia.
Vila das Flores. Aqui, a primeira estação, o metrô começa sendo de superfície.
Jeiressati
Maracanaú (Municipio da RM)
Novo Maracanaú
Acarapé
Conjunto Esperança
Mondumbim
Parangaba (a partir dela o metrô passa a ser elevado)
Couto Fernandes
Porangabussu
Benfica (aqui inicia-se o trecho subterrâneo)
São Benedito
Lagoinha
Joaõ Felipe
Informações mais técnicas
Via Permanente
A via permanente por onde circularão os trens apresenta as seguintes características :
• Trilhos utilizados
Serão utilizados trilhos TR-45 ou S-49.
• Fixação dos trilhos
Poderão ser fixados tanto em dormentes sobre lastro de brita, seja ele de madeira (utilizados na linha de carga ou região de manobras) ou de concreto mono ou bibloco e também poderão ser fixados diretamente na laje de concreto através de placas ou blocos resilientes.
• Distância entre vias
• Média : 4250 mm
• Mínima : 3500 mm
• Rampa Máxima
A rampa será de 2,7 %
• Trechos em curva
O raio mínimo que o TUE projetado admitirá para tráfego em vias comerciais é de 200 m e nas vias do pátio é de 80 m.
• Plataformas das Estações
Os trens operarão em estações com plataformas iguais, de 90m de extensão (110m para as estações subterrâneas), altura de 1.05m +/- 75 mm em relação ao topo do boleto e com distância inferior de 1.000 mm entre a face interna do trilho mais próximo
Material Rodante
Os TUE’s ( Trem Unidade Elétrico) planejados para utilização pelo METROFOR, são alimentados eletricamente através de uma rede aérea de 3000 volts em corrente contínua, com motor de tração do tipo indução, com controle de velocidade através de inversores estáticos . São compostos de 4 carros, sendo dois carros motor e dois carros reboque, na disposição M+R+R+M , ou seja, com os carros motor nas cabeceiras.
São projetados para atingir uma velocidade máxima de 80 Km/h, com um valor mínimo de aceleração inicial de 0.9 m/s2. A aceleração média garante ao TUE atingir a velocidade de 80 Km/h em menos de 40 s, contados a partir do comando de tração.
Dimensões
Os veículos terão um comprimento de 20 m , com altura total de 3,65 m e largura total de 2,85 m.
Lotação
Carro Motor Carro Reboque
Passageiros sentados 47 57
Passageiros em pé 177 189
Total 224 246
Esta disposição garante uma capacidade nominal de 940 passageiros por trem de quatro carros, com uma densidade de 6 passageiros em pé por m2.Garante ainda uma oferta mínima de 20% dos lugares sentados para o total de carregamento do veículo.
Requisitos de Conforto
• Conforto Técnico
Os trens são projetados para garantir em seu interior um adequado conforto térmico aos passageiros e condutor, sendo os veículos providos de isolamento térmico.
• Climatização
Os trens serão climatizados através de um sistema de condicionamento de ar, garantindo um resfriamento mínimo de até 7ºC em relação ao ambiente externo, com um mínimo estabelecido em 20ºC.
• Conforto Acústico
O trem foi planejado para garantir um adequado conforto acústico para os passageiros e condutor, através de isolamento acústico das superfícies dos carros. Assim o nível acústico em qualquer velocidade da composição não deverá exceder 80 dB, no interior do veículo em marcha.
• Conforto Visual
Os trens deverão apresentar adequado conforto visual aos passageiros e condutores. Os carros disporão de amplas janelas envidraçadas e adequado sistema de iluminação.
Comunicação • Comunicação Sonora
Os veículos são também dotados de sistemas de comunicação sonora , em especial os seguintes :
• alarme de fechamento iminente das portas;
• indicação por voz da próxima estação;
• comunicação condutor/passageiro, por canal de voz, geral ou seletiva por carro;
• comunicação passageiro/condutor (alarme por canal de voz de atuação do dispositivo de emergência localizado no interior dos carros);
• alarme sonoro (buzina) atuado pelo condutor para alerta na passagem do trem
Matéria veiculado no Jornal Diário do Nordeste sobre a LINHA LESTE
Uma nova linha para o METROFOR toda subterrânea
Uma nova linha e a recuperação de um antigo ramal ferroviário estão previstos nos planos do Metrofor, anunciados ontem pelo governador Cid Gomes.
O total de investimentos com o metrô de Fortaleza, através de convênio já assinado com o Governo Federal, é de R$ 1,034 bilhão, valor este que, segundo o governador, está subestimado, pela ausência de uma linha no projeto.
Segundo Cid, já foi autorizado o estudo de viabilidade para a chamada Linha Leste do metrô, que interligará a Estação João Felipe, no Centro, à Unifor, na Avenida Washington Soares, passando pelas estações da Sé, Colégio Militar, Ceart, Nunes Valente, Desembargador Moreira, Dias da Rocha, Papicu, HGF, Cidade 2000, Iguatemi e Salinas.
O estudo prevê recursos da ordem de R$ 400 mil, que advirão do Tesouro Estadual. De acordo com o projeto, a linha deverá transportar cerca de 85,5 mil passageiros por dia.
Ramal Parangaba-Mucuripe
O outro projeto é o do Ramal Parangaba-Mucuripe, que prevê a instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital, integrando os bairros de Parangaba e Mucuripe, com estações no Aeroporto, Rodoviária, Assembléia, Antônio Sales e Papicu.
´Já estamos contratando o projeto executivo deste ramal, que transportaria no leito da estrada de ferro já existente´, explica o governador. O ramal deverá servir de transporte para 90 mil passageiros por dia e tem seu projeto orçado em R$ 4,29 milhões.
Linhas Sul e Oeste
Somente a Linha Sul do metrô, que ligará a Capital à Maracanaú e Pacatuba tem investimentos previstos de R$ 1,017 bilhão. Com a expectativa de transportar 350 mil passageiros por dia, a previsão é de que a linha esteja implantada até 2010.
´O trecho está em ritmo acelerado, tem muita obra já em execução ´, garante Cid Gomes. A linha terá trechos em superfície, elevados e subterrâneos já dentro do primeiro estágio das obras, já contemplado com os recursos.
Já a Linha Oeste, diferente da Sul, não será eletrificada e vai continuar com locomotivas a diesel. Os investimentos com ela, não divulgados, já estão acertados, segundo afirma o governador. A Linha Oeste também deve estar pronta em 2010 e liga a Estação João Felipe ao município de Caucaia.
Locomotivas
As locomotivas do Trem do Cariri, além de mais outras duas, que irão para o Metrofor, estão sendo construídas em Barbalha, também na região caririense.
´Faz 20 anos que não se constrói, no Brasil, um único vagão ferroviário. Esses serão os quatro primeiros, construídos aqui no Ceará´, comemora o governador.
Sérgio de Sousa
Especial para Economia