Beijing e Changchun (China) - A decisão está com o passageiro. A partir do mês que vem, os usuários do metrô poderão votar pela Internet para escolher o interior das novas 114 composições que estão sendo fabricadas pela Changchun Railway Vehicles (CRC), na China. Serão três opções de cor. O design dos trens já está pronto e traz alterações, como a redução do número e a posição dos bancos e também ‘chupetas’ — alças para quem está em pé se segurar.
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Antes de chegar ao Rio, os novos trens terão que rodar 10 mil km. Os vagões serão de aço inox, como os atuais | Foto: Reprodução
Os novos 19 trens vão direto para os trilhos da Linha 2 (Pavuna-Botafogo) quando começarem a chegar, em outubro do ano que vem. A cada mês serão dois novos. Com a entrada em operação, o intervalo passará dos atuais 6 minutos de espera para 2 minutos, no trecho entre as estações Central e Botafogo. A elaboração do projeto é coordenada pela concessionária MTR, que administra o sistema de Hong Kong, o melhor do mundo, em conjunto com engenheiros e técnicos do Metrô Rio. O investimento é de R$ 320 milhões.
A modificação mais esperada pelos passageiros, no entanto, está num item que não será visto: o ar-condicionado. O novo modelo, fabricado pela empresa australiana Sigma, dará capacidade de refrigeração 33% maior do que a existente hoje. “O novo sistema vai manter a temperatura dentro do vagão em 23 graus mesmo que do lado de fora esteja muito mais quente”, afirma o presidente do Metrô Rio, José Gustavo Costa. A potência do ar será de 214 mil BTUs. É como se houvesse 40 aparelhos de ar condicionado ligados ao mesmo tempo dentro de cada vagão.
25% a menos de bancos
O interior terá mais novidades. Não haverá porta separando cada vagão, que passarão a ser interligados por espécie de sanfona, permitindo que o usuário troque de carro, distribuindo melhor os passageiros pelo espaço. Atualmente, são até 48 assentos por vagão. Os novos terão 36 lugares, 25% a menos. O número de barras para apoio em pé logo na entrada do carro será reduzido. “Assim, o usuário terá que seguir para o interior da composição, desobstruindo o acesso”, explica o diretor de Relações Institucionais, Joubert Flores.
Apesar das modificações, a capacidade de cada trem continuará a mesma: 1.800. O objetivo das alterações é facilitar a circulação interna. Mas é provável que o aperto na viagem também diminua. Atualmente, em horário de pico, o metrô do Rio tem 5,8 pessoas por metro quadrado. O de Londres, na Inglaterra, tem 7. Já o de São Paulo está com 12.
As melhorias continuarão após a chegada dos ‘geladões’ chineses. A frota atual será reformada ou substituída — a decisão ainda não foi tomada. A refrigeração está sendo modernizada e todos os trens ficarão mais frescos em outubro. Essas composições irão para a Linha 1 (Saens Peña-General Osório) quando os novos trens chegarem.
Indústria faz trem até para França e Austrália
A CRC, onde serão construídos e montados os novos trens do metrô do Rio, fica em Changchun, cidade industrial a mais de 700 quilômetros de Beijing. Atualmente, a empresa está fabricando os novos trens para o metrô de Sydney (Austrália) e da capital chinesa.
A companhia chinesa, na verdade, vai fabricar a carroceria e o truck — onde ficam rodas e motor — do metrô. É ela quem faz também os trucks para o trem de alta velocidade (TGV) da França. Outras empresas estão envolvidas no projeto do metrô carioca. O motor, por exemplo, está a cargo da japonesa Melco (Mitsubishi Electric).
Para atender à encomenda do Rio, a CRC está instalando novo trilho especialmente para os testes dos trens. Com capacidade para fabricar 1.500 vagões por ano, a empresa está duplicando seu parque industrial, construindo nova linha de produção maior do que a atual.
Trem sem piloto, privada musical e check-in aéreo
PARIS - Atende 5 milhões de pessoas por dia, com uma das redes mais extensas. A Linha 14, mais nova, circula com piloto automático. É a única com ar-condicionado. O intervalo chega a 1min e 20s.
LONDRES - Tem bom serviço de informação e bloqueia acesso a plataformas e estações quando enche. “O serviço é certo mesmo que leve uns minutos”, explica Joe Santos, chefe de estação.
BEIJING - Em um país onde não há filas, os chineses entram em linha para o metrô. É um dos mais superlotados no mundo. Tem 3.934 vagões em circulação — 29 vezes a quantidade do Rio.
TÓQUIO - Metade da cidade vai de metrô. Por dia, são 6,36 milhões em 21 linhas e nem por isso há sinal de sujeira. Há banheiros em todas as 179 estações e o vaso sanitário até toca música.
HONG KONG - Sistema praticamente perfeito: com ar, pontual, intervalos regulares de 2 minutos, limpo e faz até check-in avançado para viagens aéreas.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 06396.html
Matéria em .pdf: http://odia.terra.com.br/portal/rio/inf ... _metro.pdf
Salvaram o visual dos novos trens do Metrô,o anterior parecia um Spectrum City
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