Notícias do Metrô BH
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Resenha 789 01/04/2009
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Jornal Metrô BH edição 3
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Jornal Metrô BH edição 4
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Jornal Metrô BH edição 5
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Jornal Metrô BH edição 6
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: Jornal Metrô BH edição 6
Inconfidente,
Postei cada edição da Resenha e do Jornal Metrô BH em um thread em separado pra gerar comentários sobre cada edição. Sei lá, mas agora estou achando meio floodado hehehe...
Se quiser deixar assim beleza mas se você quiser mergear, sinta-se à vontade
PS: Apesar dessa última edição ser de dezembro de 2008, aparentemente ela é a mais atual. Pelo menos a 7 eu não encontrei no site do Metrô BH...
Postei cada edição da Resenha e do Jornal Metrô BH em um thread em separado pra gerar comentários sobre cada edição. Sei lá, mas agora estou achando meio floodado hehehe...
Se quiser deixar assim beleza mas se você quiser mergear, sinta-se à vontade
PS: Apesar dessa última edição ser de dezembro de 2008, aparentemente ela é a mais atual. Pelo menos a 7 eu não encontrei no site do Metrô BH...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: Notícias do Metrô BH
CBTU–METRÔ BH intensifica fiscalização na estação Eldorado
No dia primeiro de abril, a CBTU-METRÔ BH, em conjunto com a Autarquia de Transito e Transporte de Contagem (Transcon) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram), começa a fiscalizar os veículos que circulam pelo Terminal da Estação Eldorado. A medida deve reduzir a circulação indevida de carros de passeio e o desembarque inapropriado do transporte clandestino feito por vans.
Segundo o coordenador de operação, Luís Prosdoscimi, a CBTU-METRÔ BH já realizou algumas benfeitorias, como a revitalização e recuperação da pista do Terminal e da área comercial, cobertura do estacionamento aberto aos usuários e a fiscalização da estação Eldorado, o que melhora a segurança e o serviço prestado pelo metrô. “Nossa intenção é deixar que os usuários se sintam seguros e tenham conforto ao utilizar a estação”.
Em reuniões feitas com todos os integrantes do projeto, ficou definido que a Transcon disponibilizará sinalização externa e a instalação de guaritas. No começo da operação, guardas municipais acompanharão os porteiros contratados pelo Sintran para dar mais segurança aos usuários. A manutenção do Terminal continua sob responsabilidade da CBTU-METRÔ BH.
Para melhor atender quem utiliza o Terminal de ônibus também foi feita a cobertura da plataforma “A” para o deslocamento das linhas de maior demanda, reduzindo transtornos e dando mais espaço aos pedestres.
Futuramente, a Transcon tomará outras providências para melhorar o trânsito no local, como proibir a circulação de carros na avenida em frente ao Terminal e providenciar a retirada de ambulantes localizados na Rua Jequitibás.
Fonte:CBTU
No dia primeiro de abril, a CBTU-METRÔ BH, em conjunto com a Autarquia de Transito e Transporte de Contagem (Transcon) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram), começa a fiscalizar os veículos que circulam pelo Terminal da Estação Eldorado. A medida deve reduzir a circulação indevida de carros de passeio e o desembarque inapropriado do transporte clandestino feito por vans.
Segundo o coordenador de operação, Luís Prosdoscimi, a CBTU-METRÔ BH já realizou algumas benfeitorias, como a revitalização e recuperação da pista do Terminal e da área comercial, cobertura do estacionamento aberto aos usuários e a fiscalização da estação Eldorado, o que melhora a segurança e o serviço prestado pelo metrô. “Nossa intenção é deixar que os usuários se sintam seguros e tenham conforto ao utilizar a estação”.
Em reuniões feitas com todos os integrantes do projeto, ficou definido que a Transcon disponibilizará sinalização externa e a instalação de guaritas. No começo da operação, guardas municipais acompanharão os porteiros contratados pelo Sintran para dar mais segurança aos usuários. A manutenção do Terminal continua sob responsabilidade da CBTU-METRÔ BH.
Para melhor atender quem utiliza o Terminal de ônibus também foi feita a cobertura da plataforma “A” para o deslocamento das linhas de maior demanda, reduzindo transtornos e dando mais espaço aos pedestres.
Futuramente, a Transcon tomará outras providências para melhorar o trânsito no local, como proibir a circulação de carros na avenida em frente ao Terminal e providenciar a retirada de ambulantes localizados na Rua Jequitibás.
Fonte:CBTU
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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Re: Jornal Metrô BH edição 6
Concordo que ficou "floodado". Por isso mudei para cá. O tópico de notícias. Isso vai ser bom porque os tópicos de fotos do sistema vão continuar na primeira página também.Renanfsouza escreveu:Inconfidente,
Postei cada edição da Resenha e do Jornal Metrô BH em um thread em separado pra gerar comentários sobre cada edição. Sei lá, mas agora estou achando meio floodado hehehe...
Se quiser deixar assim beleza mas se você quiser mergear, sinta-se à vontade
PS: Apesar dessa última edição ser de dezembro de 2008, aparentemente ela é a mais atual. Pelo menos a 7 eu não encontrei no site do Metrô BH...
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Re: Notícias do Metrô BH
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: Notícias do Metrô BH
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: Notícias do Metrô BH
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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Metrô é definido como prioridade metropolitana
O próximo passo é convocar uma assembléia extraordinária com a presença dos 34 municípios
O Conselho Deliberativo Metropolitano definiu como prioridade metropolitana absoluta a questão do metrô, um projeto estruturante para a mobilidade regional. A decisão aconteceu em uma reunião na quarta-feira, dia 29, presidida por Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação. Durante o encontro, foram realizadas apresentações pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP).
A solicitação de Betim e Ribeirão das Neves de que fossem feitas gestões junto aos governos estadual e federal para elaboração de projetos que incluam as duas cidades e suas microrregiões foram acatadas. O metrô e seus projetos são uma prioridade do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado, que será iniciado ainda este ano. Será convocada uma Assembleia Metropolitana Extraordinária, com a presença de todos os municípios para a continuidade e socialização deste debate.
De acordo com Helvécio, “a reunião tornou-se um fato histórico, pelo novo arranjo institucional metropolitano que contempla o Conselho Deliberativo Metropolitano abordando uma das principais questões da região como prioridade absoluta do governo Marcio Lacerda”, disse.
Fonte: DOM
O Conselho Deliberativo Metropolitano definiu como prioridade metropolitana absoluta a questão do metrô, um projeto estruturante para a mobilidade regional. A decisão aconteceu em uma reunião na quarta-feira, dia 29, presidida por Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação. Durante o encontro, foram realizadas apresentações pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP).
A solicitação de Betim e Ribeirão das Neves de que fossem feitas gestões junto aos governos estadual e federal para elaboração de projetos que incluam as duas cidades e suas microrregiões foram acatadas. O metrô e seus projetos são uma prioridade do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado, que será iniciado ainda este ano. Será convocada uma Assembleia Metropolitana Extraordinária, com a presença de todos os municípios para a continuidade e socialização deste debate.
De acordo com Helvécio, “a reunião tornou-se um fato histórico, pelo novo arranjo institucional metropolitano que contempla o Conselho Deliberativo Metropolitano abordando uma das principais questões da região como prioridade absoluta do governo Marcio Lacerda”, disse.
Fonte: DOM
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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Metrô de BH depende da Copa
Investimentos da União na capital mineira dependem da confirmação do local dos jogos de 2014
Apesar de o número de usuários do metrô de Belo Horizonte ter crescido mais de 5% em um ano – passando de 147 mil passageiros em 2008 para 156 mil em 2009 –, as inúmeras promessas para a ampliação do serviço ainda não saíram do papel.
O Ministério das Cidades prevê o investimento de R$ 130 milhões para o trem urbano da capital ainda neste ano. Mas a liberação dos recursos está condicionada à confirmação de Belo Horizonte como cidade sede da Copa do Mundo de 2014. Quase a metade dos R$ 130 milhões estaria destinada a melhorias da linha 1 (Vilarinho/Eldorado). O projeto de expansão do metrô foi tema de um encontro no início do ano entre o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, o deputado Alberto Pinto Coelho, o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda, e o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães. Na ocasião, os participantes levantaram o custo para a aquisição de novos trens a serem destinados para a linha 1 e a construção dos dois outros trechos: Pampulha/Savassi e Barreiro/Calafate. O valor chegava a quase R$ 3 bilhões.
Se por um lado a falta de recursos trava a ampliação dos ramais do metrô da capital, por outro, os usuários convivem com problemas quase constantes. A situação mais relatada é o excesso de passageiros. De acordo com o engenheiro civil Silvestre de Andrade Filho, mestre na área de transporte, o serviço oferecido pelo metrô da capital é de qualidade, porém, opera no limite de sua capacidade há alguns anos. "Além de ampliar o atendimento para outras regiões da cidade, é necessário aumentar o número de trens, pois a demanda de usuários é crescente", disse o especialista. Os projetos para a implantação da linha 2 (Barreiro/Calafate) e da linha 3 (Savassi/Pampulha) ainda são inexistentes. A linha 2 também iria se estender até a região hospitalar e o investimento inicial previsto é de R$ 185 milhões. Já a linha 3 requer gastos da ordem de R$ 15 milhões.
Enquanto a ampliação do metrô da capital não se transforma em realidade, algumas alternativas viárias para comportar a quantidade de veículos foram executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Entre as estratégias adotadas pelo município, consideradas como paliativas por especialistas em trânsito, estão o alargamento das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Antônio Carlos. Segundo o engenheiro civil Silvestre de Andrade Puty Filho, a única solução para acabar com os vários congestionamentos da capital é a implantação do transporte de alta capacidade, com a melhoria do metrô.
Fonte: BHTrans
Apesar de o número de usuários do metrô de Belo Horizonte ter crescido mais de 5% em um ano – passando de 147 mil passageiros em 2008 para 156 mil em 2009 –, as inúmeras promessas para a ampliação do serviço ainda não saíram do papel.
O Ministério das Cidades prevê o investimento de R$ 130 milhões para o trem urbano da capital ainda neste ano. Mas a liberação dos recursos está condicionada à confirmação de Belo Horizonte como cidade sede da Copa do Mundo de 2014. Quase a metade dos R$ 130 milhões estaria destinada a melhorias da linha 1 (Vilarinho/Eldorado). O projeto de expansão do metrô foi tema de um encontro no início do ano entre o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, o deputado Alberto Pinto Coelho, o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda, e o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães. Na ocasião, os participantes levantaram o custo para a aquisição de novos trens a serem destinados para a linha 1 e a construção dos dois outros trechos: Pampulha/Savassi e Barreiro/Calafate. O valor chegava a quase R$ 3 bilhões.
Se por um lado a falta de recursos trava a ampliação dos ramais do metrô da capital, por outro, os usuários convivem com problemas quase constantes. A situação mais relatada é o excesso de passageiros. De acordo com o engenheiro civil Silvestre de Andrade Filho, mestre na área de transporte, o serviço oferecido pelo metrô da capital é de qualidade, porém, opera no limite de sua capacidade há alguns anos. "Além de ampliar o atendimento para outras regiões da cidade, é necessário aumentar o número de trens, pois a demanda de usuários é crescente", disse o especialista. Os projetos para a implantação da linha 2 (Barreiro/Calafate) e da linha 3 (Savassi/Pampulha) ainda são inexistentes. A linha 2 também iria se estender até a região hospitalar e o investimento inicial previsto é de R$ 185 milhões. Já a linha 3 requer gastos da ordem de R$ 15 milhões.
Enquanto a ampliação do metrô da capital não se transforma em realidade, algumas alternativas viárias para comportar a quantidade de veículos foram executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Entre as estratégias adotadas pelo município, consideradas como paliativas por especialistas em trânsito, estão o alargamento das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Antônio Carlos. Segundo o engenheiro civil Silvestre de Andrade Puty Filho, a única solução para acabar com os vários congestionamentos da capital é a implantação do transporte de alta capacidade, com a melhoria do metrô.
Fonte: BHTrans
Re: Notícias do Metrô BH
Comprar trens é uma saida de curto/médio prazo. Mas já é um começo.
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Notícias do Metrô BH
Pelo que eu entendi essa compra de novos trens para a Linha 1 só vão tornar os vagões menos lotados. Porém para a copa o que vai resolver mesmo é a construção da Linha 3.
Re: Notícias do Metrô BH
Inconfidente escreveu:Pelo que eu entendi essa compra de novos trens para a Linha 1 só vão tornar os vagões menos lotados. Porém para a copa o que vai resolver mesmo é a construção da Linha 3.
Isso mesmo Inconfidente, os trens a mais resolvem um pouco o desconforto. BH tem que ter essas 2 linhas a mais funcionando para que os fluxos ai na capital mineira sejam direcionados de uma maneira melhor e rápida e que as pessoas se motivem a usar o transporte público.
Re: Notícias do Metrô BH
Tem a reforma dos trens com ar condicionado e troca do sistema de freios.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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Ar condicionado? Que ótimo!Landrail escreveu: Tem a reforma dos trens com ar condicionado e troca do sistema de freios.
Eu não sei o que achar dos investimentos, a última coisa que eu escutei do prefeito foi construir a linha 3 somente no trecho da área central e o resto do trajeto até o Mineirão através de integração com o corredor de ônibus da avenida Antônio Carlos (falta umas duas ou três etapas).
Ele está sendo realista, melhor do que prefeito que promete projeto sem ter a verba. Tomara que ele seja surpreendido por um montante de dinheiro maior vindo do governo federal. Afinal de contas a Copa 2014 é um projeto do Brasil como um todo.
O Aécio pode entrar com uma verba também, vamos ver.
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Re: Notícias do Metrô BH
Amigos, instalaram maquinas de refrigerante "Coke Machine" nas estações Eldorado, Gameleira, Calafate e Central. E na Estação Central estão instalando uma livraria ou biblioteca semelhante ao "Embarque na Leitura" do Metrô de São Paulo.
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OLHA O TREM!
EFVM eu fui!
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Re: Notícias do Metrô BH
Opa! Isso é uma iniciativa legal!
Transporte + cultura = povo melhor!
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