Hoje eu estive no Outeiro da Glória para fotografar o belo sistema de plano inclinado que leva os fiéis do nível da rua até a igreja.
Diversas igrejas no Rio de Janeiro e em outras cidades possuem sistemas furniculares similares. O Outeiro da Glória se localiza na orla marítima, próximo ao monumento em honra a Getúlio Vargas e ao Hotel Glória. A Estação Glória do Metrô Rio se localiza relativamente próxima ao Outeiro da Glória.
O sistema é em via dupla e possui dois carros. Infelizmente o plano inclinado estava passando por manutenção, então eu tive que realizar o percurso a pé. Mas para a minha sorte os funcionários permitiram que eu entrasse nas estações e de certa forma isso foi até melhor para eu retratar o sistema sem os passageiros.
Cada carro comporta até 12 passageiros, ou 900 quilos. O sistema é gratuito e é operado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
Para quem se interessa por planos inclinados, vale a pena dar uma olhada na série sobre o Plano Inclinado do Morro Santa Marta.
Foto 1: O veículo do plano inclinado estacionado na estação no nível da rua
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_001.jpg)
Foto 2: Interior da estação. Equipamentos ascensores para cadeirantes em todas as escadas
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_002.jpg)
Foto 3:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_003.jpg)
Foto 4: É bem inclinado
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_004.jpg)
Foto 5:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_005.jpg)
Foto 6:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_006.jpg)
Foto 7: Botão. Naturalmente ele não funciona já que o plano inclinado é operado por dentro, por um condutor da Prefeitura do Rio de Janeiro. Isso só serve pra mostrar onde está o carro nesta via, o que é um tanto inusitado visto que o sistema só possui duas estações
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_007.jpg)
Foto 8: Interior de um dos carros
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_008.jpg)
Foto 9: Vista da via pela janela do carro
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_009.jpg)
Foto 10: Equipamento que opera o carro
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_010.jpg)
Foto 11:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_011.jpg)
Foto 12: Banco do condutor
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_012.jpg)
Foto 13:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_013.jpg)
Foto 14:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_014.jpg)
Foto 15:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_015.jpg)
Foto 16: Molas
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_016.jpg)
Foto 17: Aviso de missas
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_017.jpg)
Foto 18: Geral do saguão da estação no nível da rua
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_018.jpg)
Foto 19: Fachada da estação no nível da rua
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_019.jpg)
Foto 20: Como o sistema estava inoperante, tive que subir a pé. São 130 degraus, aproximadamente
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_020.jpg)
Foto 21: A estação superior, vista pela escadaria
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_021.jpg)
Foto 22:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_022.jpg)
Foto 23:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_023.jpg)
Foto 24: O outro carro estacionado na estação superior
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_024.jpg)
Foto 25: Fachada da estação superior
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_025.jpg)
Foto 26:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_026.jpg)
Foto 27: A bela igreja
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_027.jpg)
Foto 28:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_028.jpg)
Foto 29: Uma bela vista da Marina da Glória
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_029.jpg)
Foto 30: Lateral da estação superior
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_030.jpg)
Foto 31:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_031.jpg)
Foto 32: A escadaria, vista de cima. Não é tão alto mas como fazia uns 35 graus foi bem cansativo subir a pé
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_032.jpg)
Foto 33: Felizmente, apesar da estação superior estar fechada para manutenção do sistema, uma funcionária permitiu que eu entrasse para tirar essas fotos. A bela vista desta foto foi tirada da sacada da estação superior
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_033.jpg)
Foto 34: As vias, vistas de cima
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_034.jpg)
Foto 35:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_035.jpg)
Foto 36: Mais uma bela vista
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_036.jpg)
Foto 37:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_037.jpg)
Foto 38: Interior do carro estacionado na estação superior
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_038.jpg)
Foto 39:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_039.jpg)
Foto 40: Cobertura do carro
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_040.jpg)
Foto 41:
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_041.jpg)
Foto 42: Roldanas do plano inclinado. Creio que atrás desta parede exista o motor que as gira, movendo os carros
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_042.jpg)
Foto 43: Placa
![Imagem](http://i804.photobucket.com/albums/yy325/renanfsouza1/OUTEIRO_DA_GLORIA/OUTEIRO_DA_GLORIA_043.jpg)
Foi muito interessante conhecer mais esse sistema sobre trilhos. A demanda deste plano inclinado é composta de um público muito especial: muitas senhorinhas utilizam o sistema para ir até a igreja.
Conteúdo adicionado por André Vasconcellos, em 09/2010
Foto 44: O sistema ao que me pareceu é assim: um bonde serve de contrapeso ao outro, pois ao mesmo tempo que um sobe o outro desce. E antes desta operação é soada uma sirene pelo ascensorista que irá comandar a operação de subida ou descida
![Imagem](http://a.imageshack.us/img824/7865/imag026l.jpg)
Foto 45: Molas perto do final da linha
![Imagem](http://a.imageshack.us/img534/9335/imag039.jpg)
Foto 46: O painel de controle
![Imagem](http://a.imageshack.us/img691/4889/imag027qe.jpg)
Foto 47: Dentro da cabine
![Imagem](http://a.imageshack.us/img411/8116/imag028e.jpg)
Foto 48: Trilhos e os cabos que puxam a cabine
![Imagem](http://a.imageshack.us/img530/3834/imag029e.jpg)
Foto 49: Estação 1, vista do meio do trajeto do plano inclinado
![Imagem](http://a.imageshack.us/img227/2830/imag030r.jpg)
Foto 50: A outra cabine descendo
![Imagem](http://a.imageshack.us/img839/8991/imag031.jpg)
Foto 51: Quase ao final da operação
![Imagem](http://a.imageshack.us/img705/1715/imag032b.jpg)
Foto 52: A vista da cabine, a bela vista do Outeiro da Glória
![Imagem](http://a.imageshack.us/img18/791/imag033j.jpg)
Foto 53: Esta é a Estação 2, já no Outeiro
![Imagem](http://a.imageshack.us/img651/3323/imag038.jpg)
Foto 54:
![Imagem](http://a.imageshack.us/img28/8320/imag035.jpg)
Foto 55:
![Imagem](http://a.imageshack.us/img85/9687/imag036u.jpg)
Foto 56: Placa
![Imagem](http://a.imageshack.us/img72/5296/imag037.jpg)
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-43 por Renan Souza em 04/11/2009 e 44-56 por André Vasconcellos em 09/2010