Ônibus adaptados vão facilitar a rotina de deficientes que utilizam o metrô
13/09/2010 - 14h01
Uma boa notícia para os portadores de necessidades especiais que utilizam metrô. Desde desta segunda-feira (13-09) estão em funcionamento dois novos ônibus adaptados nas linhas de superfície Botafogo-Gávea e Ipanema/General Osório-Gávea. Os modelos fabricados especialmente para a concessionária Metrô Rio utilizam o conceito low entry (Piso Baixo). Os veículos têm rampas dobráveis e dispensam o uso de elevadores hidráulicos, mecanismo utilizado para o embarque e desembarque de cadeirantes. A rampa de acesso é acionada manualmente pelo motorista. Ela pode ser montada em segundos e se adapta a qualquer meio-fio.
- O compromisso do Governo do Estado é oferecer transporte de qualidade, conforto e segurança a todos os cidadãos fluminenses. Se deslocar com autonomia, dignidade, segurança e sem restrição é fundamental para qualquer pessoa, sendo ela portadora de necessidades especiais ou não. É importante lembrar também que daqui há 6 anos o Rio vai sediar não só as Olimpíadas, como também as Paraolimpíadas mundiais – ressaltou o Secretário de Transportes Sebastião Rodrigues.
Outra importante ferramenta dos ônibus é o balaústre tátil, que orienta deficientes visuais. Eles poderão se guiar pela textura do banco e do apoio metálico para encontrar assentos preferenciais. Os veículos também são equipados com suspensão a ar, vidros panorâmicos, câmbio eletrônico e motor traseiro que reduz ruídos. A frota das linhas do metrô na superfície dispõe de 32 ônibus, quatro já com acessibilidade. Todos os veículos devem estar equipados com o balaústre tátil até o fim do ano.
As boas notícias não param por aí. Investimentos de R$1,15 bilhão, firmados entre o Estado e a concessionária Metrô Rio, vão permitir dobrar a capacidade do metrô carioca, passando de 550 mil passageiros/dia transportados para mais de 1,1 milhão de passageiros/dia, com a compra de novos carros e extensão das linhas atuais. A aquisição, já feita, é de 114 novos carros, num total de 19 composições, o que representará um aumento de 63% da frota atual. Os novos carros terão tecnologia de ponta e serão equipados com ar-condicionado. Os primeiros começam a chegar a partir de 2011.
---
Fonte: SETRANS/RJ
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Ônibus adaptados vão facilitar a rotina de deficientes...
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Ônibus adaptados vão facilitar a rotina de deficientes...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante