Secretário de Transportes participa de encontro sobre sustentabilidade na Barra
14/09/2010 - 14h08
Mais de uma centena de pessoas, entre políticos, empresários, ambientalistas e membros da sociedade civil participaram nesta terça-feira (14-09), do encontro “Barra Sustentável – A hora é ágora” em um hotel na orla da Barra da Tijuca. A segunda edição do evento levou em consideração os grandes investimentos imobiliários e viários planejados para atender os megaeventos, esportivos e culturais, previstos para acontecer no bairro da Zona Oeste do Rio até 2016. A construção da Linha 4 do metrô, que vai beneficiar 240 mil pessoas por dia, foi tema da palestra do Secretário de Transportes Sebastião Rodrigues.
- Com tantos eventos que se concentrarão na Barra como Olimpíadas, Paraolimpíadas e Rock in Rio até 2016, é preciso incentivar o uso do transporte coletivo. Além disso, cada vez mais empresas instalam escritórios aqui. O metrô na Barra é um sonho de mais de 30 anos de turistas e moradores e que só agora saiu do papel. No início de setembro começamos as detonações no Maciço da Tijuca para a abertura do túnel de serviço da Linha 4 do metrô e os impactos são mínimos. Antes de cada explosão, um alerta sonoro é emitido com três toques de sirene. Após o procedimento, um quarto sinal sinaliza que o serviço foi finalizado. Os benefícios a partir de 2016 serão gigantescos para a população. – ressaltou Sebastião Rodrigues.
Para diminuir os transtornos no trânsito, na hora das explosões o tráfego de veículos e de pedestres é interrompido, por dois minutos, na altura do número 750 da Estrada da Barra, em frente às duas pontes sobre o Canal da Barra. A Secretaria de Transportes instalou placas com informações sobre os procedimentos e agentes de trânsito ficam no local para orientar motoristas e moradores. O primeiro túnel terá extensão de aproximadamente 300 metros, com 8,30 metros de largura por 7,70 metros de altura. A nova linha do metrô vai sair da Barra, passando por São Conrado, Gávea, Leblon até chegar a Ipanema. Serão 13,5 km de linha construídos de uma só vez. A meta é que antes de 2016 a população já possa chegar à Barra contando com um meio de transportes rápido, seguro, limpo e eficiente.
Além de investimentos do Governo do Estado, o setor viário da Barra da Tijuca vai contar com aportes da prefeitura. Representantes da sub -prefeitura do bairro abordaram a abertura de importantes corredores exclusivos como o Transoeste (Barra-Santa Cruz), a Transcarioca (Barra-Penha) e Transolímpica (Barra-Deodoro).
Além do Secretário de Transportes Sebastião Rodrigues e de membros da prefeitura, participaram do encontro “Barra Sustentável – A hora é ágora” o conselheiro da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, Paulo Fabriani, o oceanógrafo e vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra, David Zee, entre outros.
---
Fonte: SETRANS/RJ
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Secretário de Transportes participa de encontro sobre...
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Secretário de Transportes participa de encontro sobre...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante