[SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra (IRS)
Enviado: 01 Out 2010, 22:12
Do site Estações Ferroviárias:
A estação de Raiz da Serra, com o nome se contrapondo à estação de Alto da Serra (hoje Paranapiacaba), foi aberta em 1867 para ser a estação de partida da subida da serra, pela linha da "serra velha", ou seja, a original. Continuou sendo utilizada por muito tempo, pois a "serra velha" era a que transportava passageiros, tanto na época dos cabos quanto depois, com a cremalheira substituindo os velhos cabos. da serra, construída em 1891, conforme data no dístico do prédio. Está abandonada há anos. "Em uma das últimas viagens de passageiros para Santos pela EFSJ, lembro-me que estava atento à beleza da cortina de neblina de Paranapiacaba e aos túneis do funicular abandonado logo acima. Lembro que o comboio foi puxado por uma automotriz até o alto da serra, depois trocada por duas locomotivas elétricas do sistema de cremalheira. Na raiz da serra - lindo esse nome! - havia nova troca para uma diesel-elétrica. Esta estação conserva o charme dos telhados em quatro águas e tijolo aparente das estações em estilo inglês da SPR. Notei também as colunas de metal". (Fabricio Rigout, fevereiro/2001) Mas como não há mal que nunca acabe nem bem que sempre perdure, a estação de Raiz da Serra foi restaurada pela MRS em 2004, e em julho apresentava-se em excelente estado novamente. Em maio de 2008, 4 anos após, já apresenta sinais de deterioração e de invasão.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/raizserra.htm
Prédio da estação
Oficina de Locomotivas de Raiz da Serra
Locomotiva Hitachi diesel "Sapatão", usada na serra para manutenção de rede aérea
Pátio de IRS
Vídeo da chegada em IRS
A estação de Raiz da Serra, com o nome se contrapondo à estação de Alto da Serra (hoje Paranapiacaba), foi aberta em 1867 para ser a estação de partida da subida da serra, pela linha da "serra velha", ou seja, a original. Continuou sendo utilizada por muito tempo, pois a "serra velha" era a que transportava passageiros, tanto na época dos cabos quanto depois, com a cremalheira substituindo os velhos cabos. da serra, construída em 1891, conforme data no dístico do prédio. Está abandonada há anos. "Em uma das últimas viagens de passageiros para Santos pela EFSJ, lembro-me que estava atento à beleza da cortina de neblina de Paranapiacaba e aos túneis do funicular abandonado logo acima. Lembro que o comboio foi puxado por uma automotriz até o alto da serra, depois trocada por duas locomotivas elétricas do sistema de cremalheira. Na raiz da serra - lindo esse nome! - havia nova troca para uma diesel-elétrica. Esta estação conserva o charme dos telhados em quatro águas e tijolo aparente das estações em estilo inglês da SPR. Notei também as colunas de metal". (Fabricio Rigout, fevereiro/2001) Mas como não há mal que nunca acabe nem bem que sempre perdure, a estação de Raiz da Serra foi restaurada pela MRS em 2004, e em julho apresentava-se em excelente estado novamente. Em maio de 2008, 4 anos após, já apresenta sinais de deterioração e de invasão.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/raizserra.htm
Prédio da estação
Oficina de Locomotivas de Raiz da Serra
Locomotiva Hitachi diesel "Sapatão", usada na serra para manutenção de rede aérea
Pátio de IRS
Vídeo da chegada em IRS