EF Leopoldina (Linha do Litoral) - Estação Campos-Cargas
Enviado: 20 Out 2010, 00:25
Linha do Litoral - km 318,000 (1960) RJ-4501
Inauguração: 1911?
Uso atual: abandonada com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Fonte: Site "Estações ferroviárias"
Em setembro de 2010, estive pelo Norte Fluminense por motivo de estudo (não ferroviário, mas aproveitei a passagem) e percorri as cidades de Macaé, Carapebus, Quissamã e Campos. Em Macaé estive fazendo um curso na área petrolífera; em Quissamã passava as noites pois é terrinha dos meus avós paternos e tenho alguns parentes por lá ainda; em Campos fiz uma prova para concurso público e ... em Carapebus não fiz nada, passei apenas por passar.
No último fim de semana de passagem pela região, fui prestar concurso público na cidade de Campos dos Goytacazes, ou simplesmente Campos. O local da prova ficava no belo e histórico Colégio Nilo Peçanha, no centro da cidade. Como cheguei 2:30 antes do horário (o transporte de Quissamã para Campos é péssimo, coisa que eu já sabia) e além de estar nervoso já havia estudado um bocado, resolvi dar uma volta pela cidade. Minha primeira intenção era chegar ao Rio Paraíba do Sul, e depois ver a ponte ferroviária que foi construída em 1908 ligando as duas margens, consolidando a linha direta Rio-Campos-Vitória (ES), o famoso e lendário Trem "Cacique". Após andar por uns 20 minutos, cheguei ao Rio e avistei a ponte ferroviária. Mais uns 20 minutos de caminhada fotografando a paisagem e muitos ônibus antigos que ainda circulam pela cidade (foto abaixo de um Caio Gabriela, a venda !),
cheguei à ponte, uma magnífica obra de engenharia. Tirei várias fotos (vejam abaixo):
Por baixo da ponte, sentido Vitória (ES):
Por baixo da ponte, sentido Campos (RJ):
A partir desta foto, comecei a reparar em uma construção ao lado da histórica ponte, do lado esquerdo da foto abaixo:
Pensei comigo: "Parece uma estação ferroviária ..."
Inauguração: 1911?
Uso atual: abandonada com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1911
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Fonte: Site "Estações ferroviárias"
Em setembro de 2010, estive pelo Norte Fluminense por motivo de estudo (não ferroviário, mas aproveitei a passagem) e percorri as cidades de Macaé, Carapebus, Quissamã e Campos. Em Macaé estive fazendo um curso na área petrolífera; em Quissamã passava as noites pois é terrinha dos meus avós paternos e tenho alguns parentes por lá ainda; em Campos fiz uma prova para concurso público e ... em Carapebus não fiz nada, passei apenas por passar.
No último fim de semana de passagem pela região, fui prestar concurso público na cidade de Campos dos Goytacazes, ou simplesmente Campos. O local da prova ficava no belo e histórico Colégio Nilo Peçanha, no centro da cidade. Como cheguei 2:30 antes do horário (o transporte de Quissamã para Campos é péssimo, coisa que eu já sabia) e além de estar nervoso já havia estudado um bocado, resolvi dar uma volta pela cidade. Minha primeira intenção era chegar ao Rio Paraíba do Sul, e depois ver a ponte ferroviária que foi construída em 1908 ligando as duas margens, consolidando a linha direta Rio-Campos-Vitória (ES), o famoso e lendário Trem "Cacique". Após andar por uns 20 minutos, cheguei ao Rio e avistei a ponte ferroviária. Mais uns 20 minutos de caminhada fotografando a paisagem e muitos ônibus antigos que ainda circulam pela cidade (foto abaixo de um Caio Gabriela, a venda !),
cheguei à ponte, uma magnífica obra de engenharia. Tirei várias fotos (vejam abaixo):
Por baixo da ponte, sentido Vitória (ES):
Por baixo da ponte, sentido Campos (RJ):
A partir desta foto, comecei a reparar em uma construção ao lado da histórica ponte, do lado esquerdo da foto abaixo:
Pensei comigo: "Parece uma estação ferroviária ..."