BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Entre as Estações Central e Santa Efigênia
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Estas três fotos foram fruto do último encontro. São fotos do que pode ser visto pela via entre a Estação Central e a Estação Santa Efigênia. Outros foristas que tiverem fotos e/ou vídeos deste trecho fiquem à vontade para postar aqui também.
Trecho
Centro
Prédio bonito no Santa Efigênia
Idem
Trecho
Centro
Prédio bonito no Santa Efigênia
Idem
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Interessante conhecer também os trechos. Legal Fred
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Eu tirei foto somente deste trecho mesmo. Mas seria legal tirar fotos de vários trechos para o pessoal ter uma noção de onde passa a linha.
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Um bom trecho (pelo menos é o que mais gosto) primeiro de maio > Waldomiro lobo.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
A via do lado pertence a quem, é o que ???
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Não sei de quem é, mas a composição de passageiros da Vitória Minas passa nela. Provavelmente várias outras empresas devem usar para transporte de carga também.HGPFILHO escreveu:A via do lado pertence a quem, é o que ???
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Creio que seja da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) esse trecho. Como BH é um entroncamento da FCA, Vale e MRS, as três empresas têm muito tráfego de trens de uma empresa nas linhas de outra.
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
como a nossa linha 3, o Metrô de BH também aproveitou parte da faixa de domínio?
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Sim. O Metrô-BH foi concebido para utilizar somente a faixa ferroviária (não as vias, que são inteiramente novas e construídas para o Metrô-BH). O trecho implantado com essa concepção é o trecho entre as estações Eldorado e Horto. Mas houve mudanças significativas desde sua concepção, especialmente em 1991, quando houve uma reformulação de alguns conceitos. A partir daí, foi definido que ele seguiria até a Estação São Gabriel, e posteriormente até Vilarinho (não sei se isso já estava definido nessa época). O que se sente claramente dessa reformulação é uma mudança bastante significativa na arquitetura das estações (veja a Estação Santa Inês, a próxima depois da Estação Horto, e compare as duas).
Até a Estação São Gabriel, é utilizada uma faixa ferroviária de um ramal abandonado, cujos trilhos já não existiam mais. Mas foi quase como implantar uma linha inteiramente nova, pois várias obras tiveram que ser feitas antes da implantação da via permanente, inclusive a construção de um túnel, próximo do túnel da ferrovia abandonada (veja as fotos da Estação José Cândido da Silveira).
Da Estação São Gabriel em diante, a faixa é inteiramente nova, e corresponde ao trecho mais interessante do Metrô-BH, na minha opinião, onde ele passa por viadutos, trincheiras, túneis, trechos centrais de avenidas, etc.
Até a Estação São Gabriel, é utilizada uma faixa ferroviária de um ramal abandonado, cujos trilhos já não existiam mais. Mas foi quase como implantar uma linha inteiramente nova, pois várias obras tiveram que ser feitas antes da implantação da via permanente, inclusive a construção de um túnel, próximo do túnel da ferrovia abandonada (veja as fotos da Estação José Cândido da Silveira).
Da Estação São Gabriel em diante, a faixa é inteiramente nova, e corresponde ao trecho mais interessante do Metrô-BH, na minha opinião, onde ele passa por viadutos, trincheiras, túneis, trechos centrais de avenidas, etc.
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Interessante. As propostas para a linha 2 pelo visto " fogem" de antigos ou atuais ramais ferroviários??
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Na sua porção mais central sim. Mas na altura do bairro Gameleira passa a aproveitar o traçado de um ramal que era usado décadas atrás pelo trem suburbano e hoje em dia só cargas.HGPFILHO escreveu:Interessante. As propostas para a linha 2 pelo visto " fogem" de antigos ou atuais ramais ferroviários??
Já a linha 3, a mais importante para a Copa, não aproveitaria ramal algum. Passaria por trajetos de bastante desnível onde nunca foi tentada a construção de uma via férrea.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Demorou, mas aí está o vídeo que eu fiz, que mostra esse trecho :
Confesso que antes de filmá-lo eu nunca tinha reparado, mas esse trecho não tem muito o que mostrar. Mas aos poucos a gente vai filmando o restante, eheheh.
Confesso que antes de filmá-lo eu nunca tinha reparado, mas esse trecho não tem muito o que mostrar. Mas aos poucos a gente vai filmando o restante, eheheh.
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Exato, o trecho alí tem um headway de 50 minutos em média, quando está ná época da safra pode chegar até a 30 minutos.
Tiago, no aguardo de suas fotos.
Tiago, no aguardo de suas fotos.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Sabe que eu acho que tem...Tiago Costa escreveu:Confesso que antes de filmá-lo eu nunca tinha reparado, mas esse trecho não tem muito o que mostrar. Mas aos poucos a gente vai filmando o restante, eheheh.
Se você reparar, vai ver nesta ordem, a atual estação ferroviária, o Viaduto Santa Tereza que é um marco arquitetônico/atração turística, boa parte dos prédios do centro e dois prédios interessantes, aquele redondo e um outro com partes metálicas.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Isso é verdade. O problema, na verdade, são os galpões, aparentemente abandonados, que atrapalham a visão privilegiada que poderíamos ter do centro.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Ah sim. Eu acho até bem típico de vias férreas em trechos de grandes cidades terem estes imóveis industriais meio degradados beirando-as. É um clima bem de "caminho ferroviário".Tiago Costa escreveu:Isso é verdade. O problema, na verdade, são os galpões, aparentemente abandonados, que atrapalham a visão privilegiada que poderíamos ter do centro.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Isso é o que tende a acontecer mesmo. Mas as cidades estão "redescobrindo" o potencial que essas áreas degradadas têm, e fazendo uma grande renovação dos tecidos urbanos. Espero que façam isso em BH um dia, assim como precisam fazer a mesma coisa no entorno da Linha 10 da CPTM, que se encontra em situação bem pior que essa em BH.
Re: Entre as Estações Central e Santa Efigênia
Talvez uma operação urbana em que essa area abandonada seja revitalizada.... Há muitas opções do que se fazer de uma maneira bem legal
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 239
- Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
- Localização: São Paulo - SP
Lembra muito a Linha 7 - Rubi da CPTM
Inconfidente escreveu: ↑08 Ago 2009, 00:17Estas três fotos foram fruto do último encontro. São fotos do que pode ser visto pela via entre a Estação Central e a Estação Santa Efigênia. Outros foristas que tiverem fotos e/ou vídeos deste trecho fiquem à vontade para postar aqui também.
Trecho
Centro
Prédio bonito no Santa Efigênia
Idem
Este trecho lembra muito a Linha 7 - Rubi (linha norte da Santos-Jundiaí) da CPTM, mais precisamente no trecho entre a Estação da Luz e a Barra Funda.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes