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Porto das Caixas
Moderador: Caco
Porto das Caixas
Nome: Porto das Caixas
Inauguração: 1860
Desativação: 1980
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1860-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1980)
Plataformas: 2
Uso atual: Demolida
Olá para todos!
No sábado passado, dia 11 de dezembro de 2010, realizamos um grande encontro entre os membros do TGVBR e os da comunidade do orkut "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS". Estavam presentes: brunno, Brunoraraujo, Cleiton Pieruccini, DadoDJ, Guilherme Pinho, Julio C.Silva, NANDORJ, Nighto, Pablo ITT e eu. Partimos de ônibus da estação Central do Brasil em torno de 6h30 em direção a Manilha, no município de Itaboraí, onde encontramos o brunno e de lá pegamos outro ônibus até a localidade de Porto das Caixas, ponto de partida da nossa longa caminhada. O caminho até o nosso destino foi bastante complicado, já que após deixarmos a rodovia Magé-Manilha, o que encontramos foi uma estrada de terra bastante acidentada, muita poeira e um motorista louco que corria e cantava enquanto sacolejávamos muito. Antes de chegarmos, avistamos a Parada Amaral e a estação Visconde de Itaboraí e depois de passarmos pela ponte nova de Porto das Caixas – recém reformada - saltamos e caminhamos até o local da antiga estação. Lá encontramos uma caixa d’água de concreto para as vaporosas, a casa do agente, as ruínas da antiga plataforma e do outro lado, ruínas do que eu acredito ser a plataforma para os trens que seguiam para a Linha do Cantagalo. A estação em si, uma das mais antigas do Brasil, foi, infelizmente, demolida em 1980 por questões “operacionais” (os mais entendidos poderão explicar melhor). Após explorarmos bastante o local, fomos em busca do primeiro túnel ferroviário do Brasil, construído em 1860. Com informações colhidas com os moradores locais, descobrimos que a boca do mesmo fica localizada embaixo da rua principal de Porto das Caixas. O acesso se dá através de um terreno baldio, que acaba em uma trincheira construída pela ferrovia. Nós tentamos descer, mas o caminho era muito acidentado e nada estável, sem contar que o mato alto dominava tudo, por isso decidimos voltar e tentar a sorte pelo outro lado, por dentro do terreno da igreja. Chegando lá encontramos uma placa bem irônica que convidava a todos a visitar o túnel, mas como? O DadoDJ pulou o muro para tentar fotografá-lo, mas as condições por esse lado também eram péssimas, então não sei se ele teve algum sucesso. Contando mais uma vez com a ajuda dos moradores locais, descobrimos que a outra boca do túnel foi aterrada para se nivelar uma rua e que o mesmo sofre o risco de desabar, já que muitas casas foram construídas sobre ele, inclusive algumas delas já estão interditadas, cheias de rachaduras. Antes das fotos, um resumo histórico do local e algumas fotos antigas.
Histórico
Porto das Caixas foi uma das províncias mais importante do Rio de Janeiro na época do Império e devido à privilegiada localização, perto do rio Aldeia (uma das vertentes do Rio Macacu), foram criados um porto fluvial e armazéns destinados a recolher os produtos das regiões vizinhas. Isso fez com que crescesse depressa o número de habitantes e o comércio, tornando o local um centro comercial, político, cultural e religioso da região. O nome “Porto das Caixas” originou a partir do envio dessas mercadorias em “caixas”, embarcadas no porto. Porém, no século XIX, os antigos caminhos terrestres de acesso a localidade e adjacências começaram a ser criticados pelas suas más condições, com pontes destruídas, estradas alagadas e etc, causando prejuízos às tropas de mulas que faziam esse transporte. Da mesma forma que os rios, com diversos trechos obstruídos a navegação, causavam danos aos artigos e atraso nas entregas. Assim, iniciou-se um plano de se construir uma ferrovia que ligaria Porto das Caixas ao interior do Estado, principalmente a região de Nova Friburgo e Cantagalo. Os trabalhos então se iniciaram em 8 de novembro de 1859 e o primeiro trecho, entre Porto das Caixas e Cachoeiras de Macacu, foi inaugurado em 23 de abril de 1860. Portanto, Porto das Caixas funcionava como Guia de Pacobaíba: os passageiros e mercadorias vinham do Rio de Janeiro em chatas, entravam pelo rio e faziam baldeação para a ferrovia lá. Porto das Caixas continuou como estação inicial até 1866, quando a linha foi extendida até Itambí, antiga Vila Nova. Foi quando ela sofreu o seu primeiro baque, pois nesse local foi construído um porto com melhores condições. Em 1874, mais um baque com o prolongamento da linha até Niterói e em 1927 outro, com a inauguração da estação Visconde de Itaboraí e do contorno da Baía de Guanabara. A partir de então, Porto das Caixas passou a ser um mero entroncamento, função que permaneceu até o fim dos trilhos para Cachoeiras em 1973 (o trecho da serra até Portela foi erradicado em 1964). A estação sem qualquer função e já no osso foi demolida em 1980.
Fotos antigas
A estação na década de 50. Reparem que existia uma segunda via e plataforma na época
Foto da forista Nina.
A estação em 1962. A direita podemos ver o desvio da Linha do Cantagalo
Fotograma do filme Porto das Caixas, de Paulo César Saraceni.
Bem, vamos as fotos:
Localização via Google Earth
Fotos
1. A casa do agente e a caixa d'água ao lado
2.
3. Próximo ao antigo entroncamento com a Linha do Cantagalo, a CEDAE está construíndo algum tipo de construção
4.
5.
6. A caixa d'água das vaporosas
7.
8. Detalhe
9. Alguém sabe do que se trata essa construção
10. A irônica placa ao lado da igreja
11. Possíveis ruínas da plataforma da Linha do Cantagalo
12.
13. Ponte ferroviária original de Porto das Caixas
14. A ponte nova fica ao lado
15. Atualmente, ela foi adaptada para a passagem de uma tubulação da CEDAE
16.
Após ficarmos um bom tempo na busca pelo túnel, voltamos para o local da antiga estação e seguimos em direção a estação de Visconde de Itaboraí, que fica localizada não muito distante. Antes de chegarmos a mesma, passamos pelo início da ligação Itaboraí-Magé:
17. Nesse ponto, a antiga Linha do Litoral se bifurca: a direita, o início do contorno da Baía de Guanabara
Inauguração: 1860
Desativação: 1980
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1860-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1980)
Plataformas: 2
Uso atual: Demolida
Olá para todos!
No sábado passado, dia 11 de dezembro de 2010, realizamos um grande encontro entre os membros do TGVBR e os da comunidade do orkut "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS". Estavam presentes: brunno, Brunoraraujo, Cleiton Pieruccini, DadoDJ, Guilherme Pinho, Julio C.Silva, NANDORJ, Nighto, Pablo ITT e eu. Partimos de ônibus da estação Central do Brasil em torno de 6h30 em direção a Manilha, no município de Itaboraí, onde encontramos o brunno e de lá pegamos outro ônibus até a localidade de Porto das Caixas, ponto de partida da nossa longa caminhada. O caminho até o nosso destino foi bastante complicado, já que após deixarmos a rodovia Magé-Manilha, o que encontramos foi uma estrada de terra bastante acidentada, muita poeira e um motorista louco que corria e cantava enquanto sacolejávamos muito. Antes de chegarmos, avistamos a Parada Amaral e a estação Visconde de Itaboraí e depois de passarmos pela ponte nova de Porto das Caixas – recém reformada - saltamos e caminhamos até o local da antiga estação. Lá encontramos uma caixa d’água de concreto para as vaporosas, a casa do agente, as ruínas da antiga plataforma e do outro lado, ruínas do que eu acredito ser a plataforma para os trens que seguiam para a Linha do Cantagalo. A estação em si, uma das mais antigas do Brasil, foi, infelizmente, demolida em 1980 por questões “operacionais” (os mais entendidos poderão explicar melhor). Após explorarmos bastante o local, fomos em busca do primeiro túnel ferroviário do Brasil, construído em 1860. Com informações colhidas com os moradores locais, descobrimos que a boca do mesmo fica localizada embaixo da rua principal de Porto das Caixas. O acesso se dá através de um terreno baldio, que acaba em uma trincheira construída pela ferrovia. Nós tentamos descer, mas o caminho era muito acidentado e nada estável, sem contar que o mato alto dominava tudo, por isso decidimos voltar e tentar a sorte pelo outro lado, por dentro do terreno da igreja. Chegando lá encontramos uma placa bem irônica que convidava a todos a visitar o túnel, mas como? O DadoDJ pulou o muro para tentar fotografá-lo, mas as condições por esse lado também eram péssimas, então não sei se ele teve algum sucesso. Contando mais uma vez com a ajuda dos moradores locais, descobrimos que a outra boca do túnel foi aterrada para se nivelar uma rua e que o mesmo sofre o risco de desabar, já que muitas casas foram construídas sobre ele, inclusive algumas delas já estão interditadas, cheias de rachaduras. Antes das fotos, um resumo histórico do local e algumas fotos antigas.
Histórico
Porto das Caixas foi uma das províncias mais importante do Rio de Janeiro na época do Império e devido à privilegiada localização, perto do rio Aldeia (uma das vertentes do Rio Macacu), foram criados um porto fluvial e armazéns destinados a recolher os produtos das regiões vizinhas. Isso fez com que crescesse depressa o número de habitantes e o comércio, tornando o local um centro comercial, político, cultural e religioso da região. O nome “Porto das Caixas” originou a partir do envio dessas mercadorias em “caixas”, embarcadas no porto. Porém, no século XIX, os antigos caminhos terrestres de acesso a localidade e adjacências começaram a ser criticados pelas suas más condições, com pontes destruídas, estradas alagadas e etc, causando prejuízos às tropas de mulas que faziam esse transporte. Da mesma forma que os rios, com diversos trechos obstruídos a navegação, causavam danos aos artigos e atraso nas entregas. Assim, iniciou-se um plano de se construir uma ferrovia que ligaria Porto das Caixas ao interior do Estado, principalmente a região de Nova Friburgo e Cantagalo. Os trabalhos então se iniciaram em 8 de novembro de 1859 e o primeiro trecho, entre Porto das Caixas e Cachoeiras de Macacu, foi inaugurado em 23 de abril de 1860. Portanto, Porto das Caixas funcionava como Guia de Pacobaíba: os passageiros e mercadorias vinham do Rio de Janeiro em chatas, entravam pelo rio e faziam baldeação para a ferrovia lá. Porto das Caixas continuou como estação inicial até 1866, quando a linha foi extendida até Itambí, antiga Vila Nova. Foi quando ela sofreu o seu primeiro baque, pois nesse local foi construído um porto com melhores condições. Em 1874, mais um baque com o prolongamento da linha até Niterói e em 1927 outro, com a inauguração da estação Visconde de Itaboraí e do contorno da Baía de Guanabara. A partir de então, Porto das Caixas passou a ser um mero entroncamento, função que permaneceu até o fim dos trilhos para Cachoeiras em 1973 (o trecho da serra até Portela foi erradicado em 1964). A estação sem qualquer função e já no osso foi demolida em 1980.
Fotos antigas
A estação na década de 50. Reparem que existia uma segunda via e plataforma na época
Foto da forista Nina.
A estação em 1962. A direita podemos ver o desvio da Linha do Cantagalo
Fotograma do filme Porto das Caixas, de Paulo César Saraceni.
Bem, vamos as fotos:
Localização via Google Earth
Fotos
1. A casa do agente e a caixa d'água ao lado
2.
3. Próximo ao antigo entroncamento com a Linha do Cantagalo, a CEDAE está construíndo algum tipo de construção
4.
5.
6. A caixa d'água das vaporosas
7.
8. Detalhe
9. Alguém sabe do que se trata essa construção
10. A irônica placa ao lado da igreja
11. Possíveis ruínas da plataforma da Linha do Cantagalo
12.
13. Ponte ferroviária original de Porto das Caixas
14. A ponte nova fica ao lado
15. Atualmente, ela foi adaptada para a passagem de uma tubulação da CEDAE
16.
Após ficarmos um bom tempo na busca pelo túnel, voltamos para o local da antiga estação e seguimos em direção a estação de Visconde de Itaboraí, que fica localizada não muito distante. Antes de chegarmos a mesma, passamos pelo início da ligação Itaboraí-Magé:
17. Nesse ponto, a antiga Linha do Litoral se bifurca: a direita, o início do contorno da Baía de Guanabara
Editado pela última vez por Vinicius em 14 Fev 2011, 19:35, em um total de 2 vezes.
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Re: Porto das Caixas
Abaixo vou postar algumas das fotos que fiz no local. Mas antes, um mapinha para localizar os pontos importantes de Porto das Caixas:
Do lado esquerdo da imagem, pode-se ver a linha ferroviária (tracejada) que vem de Visconde de Itaboraí. Em Porto das Caixas, a linha se bifurcava, indo para a serra (EF Cantagalo) e indo para o Norte-Fluminense (EF Leopoldina). A estação de Porto das Caixas surgiu na EF Cantagalo, sendo incorporada à EF Leopoldina na época da construção e expansão do ramal que vinha de Saracuruna, passando por Magé e chegando a Visconde de Itaboraí. Na imagem, a linha que "sobe" é a extinta EF Cantagalo e a linha que desce é a EF Leopoldina.
Em 1859/1860 quando a EF Cantagalo foi construída, o seu leito aproveitou um pequeno vale entre morros, após Porto das Caixas.
Na foto acima, a linha seguia no sentido Porto das Caixas. O túnel fica no sentido oposto da foto.
Em determinado trecho, foi construído um túnel ferroviário, que foi o primeiro do Brasil. Em abril de 2010, na comemoração dos 150 anos de construção da ferrovia, foi celebrada uma missa no Santuário de Jesus Crucificado de Porto das Caixas, uma das principais atrações do vilarejo.
Após a missa, membros da AFPF e outros aficcionados por ferrovias foram até o túnel e fizeram esta foto:
.
Reparem que já nesta época o túnel estava em situação precária, assoreado, parcialmente soterrado e mal conservado.
Esperávamos poder ver o túnel, mas para nossa surpresa e decepção, ele está praticamente inacessível e arruinado. O acesso, que era feito entre uma escola e um posto de saúde do outro lado do vale, está tomado de lixo, mato e ainda por cima, cercado até a descida do barranco, de modo que só dá pra alcançar o túnel se alguém cair no vale. Demos a volta e entramos no terreno da Igreja. Eis que vemos uma irõnica placa:
Mas como, se o terreno da Igreja é murado ??? Pois bem, resolvi acatar a mensagem e PULEI O MURO, caindo no barranco atrás dele. Atrás desse muro, a visão era das piores: o túnel abandonado e tomado de mato (só dava pra ver parte da sua fachada), trilhos antigos servindo de escora para o muro e como degraus para subir e descer o muro, aranhas, formigas e uma densa mata.
Eu tinha ouvido do Luís Octávio (AFPF) que o acesso estava sendo providenciado para visitação pública, mas o que vi foi o túnel pior do que nunca ! Vou cobrar uma explicação ! E pra piorar, construíram casas em cima do terreno que o túnel atravessa ... resultado: parte do túnel cedeu, interditando os imóveis, um inclusive com dois pavimentos ! ! !
Do lado esquerdo da imagem, pode-se ver a linha ferroviária (tracejada) que vem de Visconde de Itaboraí. Em Porto das Caixas, a linha se bifurcava, indo para a serra (EF Cantagalo) e indo para o Norte-Fluminense (EF Leopoldina). A estação de Porto das Caixas surgiu na EF Cantagalo, sendo incorporada à EF Leopoldina na época da construção e expansão do ramal que vinha de Saracuruna, passando por Magé e chegando a Visconde de Itaboraí. Na imagem, a linha que "sobe" é a extinta EF Cantagalo e a linha que desce é a EF Leopoldina.
Em 1859/1860 quando a EF Cantagalo foi construída, o seu leito aproveitou um pequeno vale entre morros, após Porto das Caixas.
Na foto acima, a linha seguia no sentido Porto das Caixas. O túnel fica no sentido oposto da foto.
Em determinado trecho, foi construído um túnel ferroviário, que foi o primeiro do Brasil. Em abril de 2010, na comemoração dos 150 anos de construção da ferrovia, foi celebrada uma missa no Santuário de Jesus Crucificado de Porto das Caixas, uma das principais atrações do vilarejo.
Após a missa, membros da AFPF e outros aficcionados por ferrovias foram até o túnel e fizeram esta foto:
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Reparem que já nesta época o túnel estava em situação precária, assoreado, parcialmente soterrado e mal conservado.
Esperávamos poder ver o túnel, mas para nossa surpresa e decepção, ele está praticamente inacessível e arruinado. O acesso, que era feito entre uma escola e um posto de saúde do outro lado do vale, está tomado de lixo, mato e ainda por cima, cercado até a descida do barranco, de modo que só dá pra alcançar o túnel se alguém cair no vale. Demos a volta e entramos no terreno da Igreja. Eis que vemos uma irõnica placa:
Mas como, se o terreno da Igreja é murado ??? Pois bem, resolvi acatar a mensagem e PULEI O MURO, caindo no barranco atrás dele. Atrás desse muro, a visão era das piores: o túnel abandonado e tomado de mato (só dava pra ver parte da sua fachada), trilhos antigos servindo de escora para o muro e como degraus para subir e descer o muro, aranhas, formigas e uma densa mata.
Eu tinha ouvido do Luís Octávio (AFPF) que o acesso estava sendo providenciado para visitação pública, mas o que vi foi o túnel pior do que nunca ! Vou cobrar uma explicação ! E pra piorar, construíram casas em cima do terreno que o túnel atravessa ... resultado: parte do túnel cedeu, interditando os imóveis, um inclusive com dois pavimentos ! ! !
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Re: Porto das Caixas
Voltando à Porto das Caixas, fiz esta foto da bela paisagem do Rio da Aldeia, afluente do Rio Macacu, na saída para Visconde de Itaboraí:
Este rio foi um importante meio de transporte antes da ferrovia, existindo neste local um porto, que deu nome ao local.
Seguindo pela linha, vimos a caixa d'água da estação:
Abaixo, a caixa d'água e a casa do agente da estação:
Curiosamente (e tragicamente), as instalações da estação Porto das Caixas resistiram, inclusive a plataforma, coberta de mato:
Mas a estação não ! Segundo consta, a estação foi destruída por erro de projeto, já que os cargueiros passavam muito próximos a ela. Mas se isso for verdade, porque não se desviou a linha, ao invés de destruirem a estação ???
Aqui ficava a estação Porto das Caixas:
E neste local ficava as escadas improvisadas para embarque e desembarque de passageiros quando os trens da CENTRAL Logística circulavam no trecho.
Comparem com a foto de Carlos Latuff, feita em 2002:
Bifurcação de linhas: para a esquerda a linha da EF Leopoldina, e pra direita (onde o fotógrafo estava quando tirou a foto) o leito da extinta EF Cantagalo:
Este rio foi um importante meio de transporte antes da ferrovia, existindo neste local um porto, que deu nome ao local.
Seguindo pela linha, vimos a caixa d'água da estação:
Abaixo, a caixa d'água e a casa do agente da estação:
Curiosamente (e tragicamente), as instalações da estação Porto das Caixas resistiram, inclusive a plataforma, coberta de mato:
Mas a estação não ! Segundo consta, a estação foi destruída por erro de projeto, já que os cargueiros passavam muito próximos a ela. Mas se isso for verdade, porque não se desviou a linha, ao invés de destruirem a estação ???
Aqui ficava a estação Porto das Caixas:
E neste local ficava as escadas improvisadas para embarque e desembarque de passageiros quando os trens da CENTRAL Logística circulavam no trecho.
Comparem com a foto de Carlos Latuff, feita em 2002:
Bifurcação de linhas: para a esquerda a linha da EF Leopoldina, e pra direita (onde o fotógrafo estava quando tirou a foto) o leito da extinta EF Cantagalo:
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Re: Porto das Caixas
Dado, só uma duvida: Ainda passa algum trem (mesmo que seja cargueiro) nesse ponto, ou o trecho está desativado?
***Dom Moreira 1178***
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Re: Porto das Caixas
No momento não há tráfego de trens no trecho ... até 2007 a CENTRAL logística operava trens de passageiros entre Niterói e Visconde de Itaboraí (em uma época havia trens circulando também até Rio Bonito, passando por Porto das Caixas, Venda das Pedras etc etc). E esse trecho é uma concessão da FCA também, mas há vários meses não circula trens cargueiros ... entretanto, a linha deve ser reativada devido ao Complexo Petrolífero que está sendo construído em Itaboraí.
Re: Porto das Caixas
Parabéns pela documentação! app app
Única coisa triste, foi ver a situação do túnel.
Vivemos num país sem memória...
Única coisa triste, foi ver a situação do túnel.
Vivemos num país sem memória...
Rodrigo Lopes
Re: Porto das Caixas
Correia431M escreveu:Dado, só uma duvida: Ainda passa algum trem (mesmo que seja cargueiro) nesse ponto, ou o trecho está desativado?
So para fazer um complemento as palavras do Dado, o trecho de Porto das Caixas a Visconde do Itaborai e da FCA realmente, a mesma concessionaria ja esta reativando o trecho, esta fazendo por etapas, sera usado para trazer cimento, pedras, marmores, e todo tipo de material de construçao oriundo do Espirito Santo, onde em Vitoria sua capital e o fim desse ramal do litoral. em Visconde do Itaborai a linha se bifurcava sequindo para o Rio via Mage e Duque de Caxias, o trecho carqueiro de Saracuruna ate Visconde também sera reparado e a ligaçao Ambai-Sao Bento e por fim o trecho Caxias-Rio, de Visconde a linha se dirigia também para Niteroi e Sao Gonçalo, essa concessao era da estatal Central Logistica, que encerrou sua operaçao no inicio de 2007, cujo o trecho Jansen de Melo ate Guaxindiba sera a primeira fase da linha 3 do metro, a segunda fase corresponde o trecho Guaxindiba ate Venda das Pedras quase no centro de Itaborai, passando por Manilha, Visconde do Itaborai e por Porto das Caixas. Essa segunda fase vai demorar , pois o prejeto inicial ia ate Visconde, mas hoje ja contempla Porto das Caixas e Venda das Pedras devido as obras da Comperj e também o transbordo dos derivados produzidos por esta.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: Porto das Caixas
Correia431M escreveu:Dado, só uma duvida: Ainda passa algum trem (mesmo que seja cargueiro) nesse ponto, ou o trecho está desativado?
So para fazer um complemento as palavras do Dado, o trecho de Porto das Caixas a Visconde do Itaborai e da FCA realmente, a mesma concessionaria ja esta reativando o trecho, esta fazendo por etapas, sera usado para trazer cimento, pedras, marmores, e todo tipo de material de construçao oriundo do Espirito Santo, onde em Vitoria sua capital e o fim desse ramal do litoral. em Visconde do Itaborai a linha se bifurcava sequindo para o Rio via Mage e Duque de Caxias, o trecho carqueiro de Saracuruna ate Visconde também sera reparado e a ligaçao Ambai-Sao Bento e por fim o trecho Caxias-Rio, de Visconde a linha se dirigia também para Niteroi e Sao Gonçalo, essa concessao era da estatal Central Logistica, que encerrou sua operaçao no inicio de 2007, cujo o trecho Jansen de Melo ate Guaxindiba sera a primeira fase da linha 3 do metro, a segunda fase corresponde o trecho Guaxindiba ate Venda das Pedras quase no centro de Itaborai, passando por Manilha, Visconde do Itaborai e por Porto das Caixas. Essa segunda fase vai demorar , pois o prejeto inicial ia ate Visconde, mas hoje ja contempla Porto das Caixas e Venda das Pedras devido as obras da Comperj e também o transbordo dos derivados produzidos por esta.
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Re: Porto das Caixas
E essa reparação do trecho, pode incluir alargamento da bitola, ou vai ficar a original mesmo (que pela foto, suspeito que seja bitola métrica)?
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Re: Porto das Caixas
O trecho Vitoria-Campos-Rio Bonito-Porto das Caixas-Visconde do itaborai-Mage-Saracuruna-Gramacho-Porto do Rio e a ligaçao Sao Bento-Ambai sera mantida em bitola metrica. O trecho Marui-Visconde-Porto das Caixas- Venda das Pedras e que sera o metro linha tres em duas etapas.
E provavel uma eletrificaço com bitola larga, mas para serviço de passageiros no trecho Saracuruna-Mage-Visconde do Itaborai em uma linha segregada. Em virtude da COMPERJ.
E provavel uma eletrificaço com bitola larga, mas para serviço de passageiros no trecho Saracuruna-Mage-Visconde do Itaborai em uma linha segregada. Em virtude da COMPERJ.
Correia431M escreveu: E essa reparação do trecho, pode incluir alargamento da bitola, ou vai ficar a original mesmo (que pela foto, suspeito que seja bitola métrica)?
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Re: Porto das Caixas
Mais fotos de Porto das Caixas:
Chegando em Porto das Caixas:
Caixa d'água:
Local da estação:
O que restou das instalações:
1° túnel ferroviário brasileiro;
a boca estava coberta de mato:
Rumamos para Visconde de Itaboraí;
passamos pela ponte sobre o Rio da Aldeia:
Rio da Aldeia:
Chegando em Porto das Caixas:
Caixa d'água:
Local da estação:
O que restou das instalações:
1° túnel ferroviário brasileiro;
a boca estava coberta de mato:
Rumamos para Visconde de Itaboraí;
passamos pela ponte sobre o Rio da Aldeia:
Rio da Aldeia:
Re: Porto das Caixas
Primeiro post atualizado com as minhas fotos.
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